dc.creator.ID |
SOUZA, C. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6688860460543356 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, C. C. E. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca. |
|
dc.contributor.referee2 |
ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de. |
|
dc.description.resumo |
O trabalho em questão apresenta as potencialidades da estratégia de ensino denominada estudo
do meio como ferramenta primordial e necessária para o ensino de geografia. O intuito
principal é compreender a importância do estudo do meio como metodologia didática
mediadora para ensino de geografia e a sua contribuição para a construção do olhar geográfico
dos estudantes que compõem o Ensino Médio da Escola Estadual Professor Crispim Coelho,
localizada na cidade de Cajazeiras-PB. Refletimos sobre as principais estratégias que podem
ser usadas no ensino e na geografia, enfatizando o estudo do meio. Conhecemos também as
diferentes classificações de atividades de campo e suas formas de utilização. Explicitamos
teoricamente a importância do estudo do meio e sua contribuição para a melhoria da prática
docente, além de abordar suas principais etapas e potencialidades. Analisamos ainda os
principais empecilhos e impedimentos que comprometem a concretização dessa prática e os
problemas encontrados pelos professores para a adoção de estratégias didáticas estimuladoras
nesse ambiente de ensino. A concretização da respectiva pesquisa só foi possível graças a
realização de um criterioso levantamento bibliográfico que se deu a partir da leitura e análise
de obras essenciais para o tratamento do tema sobreposto. A investigação in loco da área de
estudo e dos sujeitos que aceitaram participar do processo de pesquisa também foi um dos
momentos cruciais para que ocorresse o alcance dos resultados e o êxito do estudo.
Reconhecemos e propomos o uso do estudo do meio como um dos instrumentos de ensino
potencializadores da prática docente, mostrando que sua utilização é real e pertinente para a
construção do conhecimento do educando. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
O estudo do meio como instrumento didático- pedagógico no ensino de geografia. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12-12 |
|
dc.description.abstract |
The work in question presents the potentialities of the teaching strategy called study of the
environment as a primordial and necessary tool for the teaching of geography. The main
purpose is to understand the importance of the study of the environment as mediating didactic
methodology for teaching geography and its contribution to the construction of the geographical
view of the students who make up the Secondary School of the State School Professor Crispim
Coelho, located in the city of Cajazeiras-PB . We reflect on the main strategies that can be used
in teaching and geography, emphasizing the study of the environment. We also know the
different classifications of field activities and their uses. We theoretically explain the
importance of the study of the environment and its contribution to the improvement of teaching
practice, in addition to addressing its main stages and potentialities. We also analyze the main
obstacles and impediments that compromise the concretization of this practice and the problems
encountered by the teachers for the adoption of didactic strategies in this teaching environment.
The accomplishment of the respective research was only possible thanks to the accomplishment
of a careful bibliographical survey that was based on the reading and analysis of essential works
for the treatment of the overlapping theme. The on-site investigation of the study area and the
subjects who accepted to participate in the research process was also one of the crucial moments
for the achievement of the results and the success of the study to occur. We acknowledge and
propose the use of the study of the environment as one of the teaching instruments that enhances
teaching practice, showing that its use is real and relevant for the construction of the student's
knowledge. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10198 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-16T10:56:46Z |
|
dc.date.available |
2019-12-16 |
|
dc.date.available |
2019-12-16T10:56:46Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia - estratégia de ensino. |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia - prática de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Estudo do meio |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Geography- teaching strategy. |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
Middle study |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Cícero Gomes de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The study of the environment as a didactic-pedagogical instrument in the teaching of geography. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Cícero Gomes de. O estudo do meio como instrumento didático- pedagógico no ensino de geografia. 2018. 79f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |