dc.contributor.advisor1 |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, C. C. E. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves. |
|
dc.contributor.referee2 |
SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca. |
|
dc.description.resumo |
Esta pesquisa tem como objetivo analisar a importância das novas tecnologias para o processo
de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia na turma do 2º Ano “A" na Escola Estadual
de Ensino Médio Prefeito Joaquim Lacerda Leite município de São José de Piranhas-PB, o
mesmo investigou os desafios encontrados pela professora de Geografia com a implantação
das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem; identificou se os novos recursos
tecnológicos estão sendo utilizados em sala de aula; e verificou a satisfação do professor e
alunos com o uso das novas tecnologias. Assim, para a realização desta pesquisa utilizei o
método quáli-quantitativo, onde investiguei através de questionários e observações como
estão sendo utilizadas as novas tecnologias no ensino de Geografia na turma do 2º Ano “A”.
Além desse método, realizei uma pesquisa descritiva, utilizando-se de pesquisas
bibliográficas, tendo como suporte teórico referências bibliográficas como: Almeida, (2007);
Brasil (1994); Castrogiovanni (2007); Freire (1996); Moran (2000); Pontuschka (2009);
Santos (2012) entre outros. Analisando os resultados da pesquisa, observou-se que a
professora de Geografia está sempre disposta a realizar uma aula diferente, utilizando-se dos
recursos tecnológicos para expor documentários e filmes para melhorar o entendimento do
conteúdo exposto, no intuito de melhorar o processo de ensino/aprendizagem. E os alunos
demonstraram satisfação com a metodologia utilizada pela professora, mesmo que muitos
ainda sim tiram dificuldade em lidar com as novas tecnologias, a grande maioria afirma que a
utilização de recursos tecnológicos melhora o entendimento dos conteúdos. Contudo, sabemos
que o uso das novas tecnologias em sala de aula ainda é um desafio para muitas escolas, pois
nem todas as escolas possuem equipamentos destinados ao uso de tecnologias em sala de
aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de geografia e as novas tecnologias. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
The purpose of this research is to analyze the importance of new technologies to the teaching
and learning process on geography classes in the class 2
nd
“A” (high school) that belongs to
the Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Joaquim Lacerda Leite, city of São José de
Piranhas it will also investigate the challenges that the geography teacher faced as a result of
the implementation of new technologies on teaching-learning process, identify whether new
technological resources are being or not used in the classroom; and verify the teacher and
students’ satisfaction around the use of new technologies. Thus, for this research used the
qualitative and quantitative method, which investigated through questionnaires and
observations as they are being used new technologies in the teaching of geography in class of
2nd Year "a". in this method, performed a descriptive study , using literature searches, with
the theoretical support references as Almeida (2007), Brazil (1994); Castrogiovanni (2007);
Freire (1996); Moran (2000); Pontuschka (2009); Santos (2012) among others. Analyzing the
results of the research, it was observed that the geography teacher is always willing to
perform a different class, using the technological resources to expose documentaries and films
to improve the understanding of the above content, in order to improve the teaching process
/learning. And the students were satisfied with the methodology used by the teacher, even
though many still sintiram difficulty dealing with new technologies, the majority states that
the use of technological resources improves the understanding of the content. However, we
know that the use of new technologies in the classroom is still a challenge for many schools,
because not all schools have equipment for the use of technology in the classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10201 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-16T11:21:50Z |
|
dc.date.available |
2019-12-16 |
|
dc.date.available |
2019-12-16T11:21:50Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia - ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia - novas tecnologias |
pt_BR |
dc.subject |
Aula de geografia - recursos tecnológicos |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Technology - Geography Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - New Technologies |
pt_BR |
dc.subject |
Geography class - technological resources |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching practices |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Jackeline Oliveira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teaching of geography and new technologies. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Jackeline Oliveira da. O ensino de geografia e as novas tecnologias. 2016. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |