Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, C. C. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 pt_BR
dc.contributor.referee1 LUSTOSA, Jacqueline Pires Gonçalves.
dc.contributor.referee2 SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca.
dc.description.resumo Esta pesquisa tem como objetivo analisar a importância das novas tecnologias para o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia na turma do 2º Ano “A" na Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Joaquim Lacerda Leite município de São José de Piranhas-PB, o mesmo investigou os desafios encontrados pela professora de Geografia com a implantação das novas tecnologias no processo de ensino-aprendizagem; identificou se os novos recursos tecnológicos estão sendo utilizados em sala de aula; e verificou a satisfação do professor e alunos com o uso das novas tecnologias. Assim, para a realização desta pesquisa utilizei o método quáli-quantitativo, onde investiguei através de questionários e observações como estão sendo utilizadas as novas tecnologias no ensino de Geografia na turma do 2º Ano “A”. Além desse método, realizei uma pesquisa descritiva, utilizando-se de pesquisas bibliográficas, tendo como suporte teórico referências bibliográficas como: Almeida, (2007); Brasil (1994); Castrogiovanni (2007); Freire (1996); Moran (2000); Pontuschka (2009); Santos (2012) entre outros. Analisando os resultados da pesquisa, observou-se que a professora de Geografia está sempre disposta a realizar uma aula diferente, utilizando-se dos recursos tecnológicos para expor documentários e filmes para melhorar o entendimento do conteúdo exposto, no intuito de melhorar o processo de ensino/aprendizagem. E os alunos demonstraram satisfação com a metodologia utilizada pela professora, mesmo que muitos ainda sim tiram dificuldade em lidar com as novas tecnologias, a grande maioria afirma que a utilização de recursos tecnológicos melhora o entendimento dos conteúdos. Contudo, sabemos que o uso das novas tecnologias em sala de aula ainda é um desafio para muitas escolas, pois nem todas as escolas possuem equipamentos destinados ao uso de tecnologias em sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title O ensino de geografia e as novas tecnologias. pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract The purpose of this research is to analyze the importance of new technologies to the teaching and learning process on geography classes in the class 2 nd “A” (high school) that belongs to the Escola Estadual de Ensino Médio Prefeito Joaquim Lacerda Leite, city of São José de Piranhas it will also investigate the challenges that the geography teacher faced as a result of the implementation of new technologies on teaching-learning process, identify whether new technological resources are being or not used in the classroom; and verify the teacher and students’ satisfaction around the use of new technologies. Thus, for this research used the qualitative and quantitative method, which investigated through questionnaires and observations as they are being used new technologies in the teaching of geography in class of 2nd Year "a". in this method, performed a descriptive study , using literature searches, with the theoretical support references as Almeida (2007), Brazil (1994); Castrogiovanni (2007); Freire (1996); Moran (2000); Pontuschka (2009); Santos (2012) among others. Analyzing the results of the research, it was observed that the geography teacher is always willing to perform a different class, using the technological resources to expose documentaries and films to improve the understanding of the above content, in order to improve the teaching process /learning. And the students were satisfied with the methodology used by the teacher, even though many still sintiram difficulty dealing with new technologies, the majority states that the use of technological resources improves the understanding of the content. However, we know that the use of new technologies in the classroom is still a challenge for many schools, because not all schools have equipment for the use of technology in the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10201
dc.date.accessioned 2019-12-16T11:21:50Z
dc.date.available 2019-12-16
dc.date.available 2019-12-16T11:21:50Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Tecnologia - ensino de geografia pt_BR
dc.subject Geografia - novas tecnologias pt_BR
dc.subject Aula de geografia - recursos tecnológicos pt_BR
dc.subject Práticas de ensino pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.subject Technology - Geography Teaching pt_BR
dc.subject Geography - New Technologies pt_BR
dc.subject Geography class - technological resources pt_BR
dc.subject Teaching practices pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Jackeline Oliveira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The teaching of geography and new technologies. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Jackeline Oliveira da. O ensino de geografia e as novas tecnologias. 2016. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta