dc.creator.ID |
SILVA, G. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1739000367042332 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SILVA, Josué Pereira da. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SILVA, J. P. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3157220705775685 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. |
|
dc.contributor.referee2 |
BRAGA , Elinaldo Menezes. |
|
dc.description.resumo |
Este estudo objetiva propor a utilização da literatura de cordel como instrumento
didático-metodológico no ensino de Geografia. O cordel é uma literatura da poesia
popular narrativa, rimada, impressa em livretos que difundem informações sobre
diversos temas. Temas de cunho social e ambiental podem ser utilizados para a
discussão e compreensão das categorias da Geografia, contribuindo para o processo de
ensino e aprendizagem nesta disciplina. No decorrer da pesquisa, evidenciamos a
possibilidade do estabelecimento de canais para a construção de novos saberes, através
da interface entre o conhecimento escolar e o saber popular das narrativas. O objeto de
estudo deste trabalho contempla quatro cordéis que tratam da temática ambiental
analisando a sua importância na dimensão educativa, com outras produções científicas.
Os temas apresentados nos cordéis foram contextualizados com os conteúdos escolares,
referentes às questões ambientais. Correlacionando os textos dos cordéis aos conteúdos
escolares foi possível apresentar e indicar propostas didáticas ao ensino de Geografia. A
partir dos folhetos analisados, podemos evidenciar a dimensão interdisciplinar da poesia
popular, sua potencialidade e viabilidade de uso em sala de aula, ao complementar e
enriquecer as discussões dos conteúdos dos livros didáticos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Um olhar sobre a dimensão educativa do cordel na geografia escolar: rimas que encantam, versos que ensinam. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2015-04-15 |
|
dc.description.abstract |
This work aims to propose the use of Cordel literature as a didactic-methodological tool
for teaching geography. Cordel is a popular narrative and rimed poetry, about diverse
themes, printed in booklets. Themes about social and environmental issues might be
used for the discussion and understanding of the Geography categories, contributing to
the classes of this discipline. During this study, we evidenced the possibility to create
links between the school and popular knowledge in the construction of new knowledge.
The object of this study was four Cordel booklets which address environmental issues,
analyzed together with other scientific productions. Correlating the Cordel booklets
with the environment school subjects, we pointed out didactic proposals for using this
material. Our analysis highlight the potential and viability use of the popular poetry
from Cordel booklets to complement and enrich the scholar textbooks and as a tool for
interdisciplinary classrooms. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10216 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-16T15:37:05Z |
|
dc.date.available |
2019-12-16T15:37:05Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia e literatura de cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Meio ambiente e literatura de cordel |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel Geography & Literature |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel literature and environment |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Gizelia Ferreira da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
A look at the educational dimension of the cord in school geography: rhymes that enchant, verses that teach. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Gizelia Ferreira da. Um olhar sobre a dimensão educativa do cordel na geografia escolar: rimas que encantam, versos que ensinam. 2015. 105f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. |
pt_BR |