DSpace/Manakin Repository

Um olhar sobre a dimensão educativa do cordel na geografia escolar: rimas que encantam, versos que ensinam.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, G. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/1739000367042332 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SILVA, Josué Pereira da.
dc.contributor.advisor1ID SILVA, J. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3157220705775685 pt_BR
dc.contributor.referee1 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.referee2 BRAGA , Elinaldo Menezes.
dc.description.resumo Este estudo objetiva propor a utilização da literatura de cordel como instrumento didático-metodológico no ensino de Geografia. O cordel é uma literatura da poesia popular narrativa, rimada, impressa em livretos que difundem informações sobre diversos temas. Temas de cunho social e ambiental podem ser utilizados para a discussão e compreensão das categorias da Geografia, contribuindo para o processo de ensino e aprendizagem nesta disciplina. No decorrer da pesquisa, evidenciamos a possibilidade do estabelecimento de canais para a construção de novos saberes, através da interface entre o conhecimento escolar e o saber popular das narrativas. O objeto de estudo deste trabalho contempla quatro cordéis que tratam da temática ambiental analisando a sua importância na dimensão educativa, com outras produções científicas. Os temas apresentados nos cordéis foram contextualizados com os conteúdos escolares, referentes às questões ambientais. Correlacionando os textos dos cordéis aos conteúdos escolares foi possível apresentar e indicar propostas didáticas ao ensino de Geografia. A partir dos folhetos analisados, podemos evidenciar a dimensão interdisciplinar da poesia popular, sua potencialidade e viabilidade de uso em sala de aula, ao complementar e enriquecer as discussões dos conteúdos dos livros didáticos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Um olhar sobre a dimensão educativa do cordel na geografia escolar: rimas que encantam, versos que ensinam. pt_BR
dc.date.issued 2015-04-15
dc.description.abstract This work aims to propose the use of Cordel literature as a didactic-methodological tool for teaching geography. Cordel is a popular narrative and rimed poetry, about diverse themes, printed in booklets. Themes about social and environmental issues might be used for the discussion and understanding of the Geography categories, contributing to the classes of this discipline. During this study, we evidenced the possibility to create links between the school and popular knowledge in the construction of new knowledge. The object of this study was four Cordel booklets which address environmental issues, analyzed together with other scientific productions. Correlating the Cordel booklets with the environment school subjects, we pointed out didactic proposals for using this material. Our analysis highlight the potential and viability use of the popular poetry from Cordel booklets to complement and enrich the scholar textbooks and as a tool for interdisciplinary classrooms. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10216
dc.date.accessioned 2019-12-16T15:37:05Z
dc.date.available 2019-12-16T15:37:05Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia e literatura de cordel pt_BR
dc.subject Ensino de geografia pt_BR
dc.subject Meio ambiente e literatura de cordel pt_BR
dc.subject Cordel Geography & Literature pt_BR
dc.subject Geography Teaching pt_BR
dc.subject Cordel literature and environment pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Gizelia Ferreira da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A look at the educational dimension of the cord in school geography: rhymes that enchant, verses that teach. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Gizelia Ferreira da. Um olhar sobre a dimensão educativa do cordel na geografia escolar: rimas que encantam, versos que ensinam. 2015. 105f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta