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Concepções acerca do cuidado de acadêmicos e professores de enfermagem da UFCG.

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dc.creator.ID AZEVEDO, L. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9295137031296887 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FEITOSA, Izayana Pereira.
dc.contributor.advisor1ID FEITOSA, I. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5365348809105212 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA, Gigliola Bernardo de.
dc.contributor.referee2 AGRA, Glenda.
dc.description.resumo A palavra cuidar origina-se do latim cogitare-cogitar, imaginar, pensar, refletir e é definido como “zelo pelo bem-estar ou saúde”, “aplicar a atenção a”, “tratar”, “interessar-se por”. Acredita-se que o conhecimento acerca do cuidado é de fundamental importância no que concerne a essência da profissão de Enfermagem, levando o profissional a tornar-se capaz de analisar a realidade de cada pessoa, isto é, conhecendo o ser em sua totalidade. Este trabalho teve como objetivo conhecer as concepções acerca do cuidar dos acadêmicos do décimo período e de professores do curso de Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande – Campus Cuité. Trata-se de um estudo descritivo sob a perspectiva da abordagem qualitativa que contou com a participação de 30 estudantes e 8 docentes que responderam a um questionário semi-estruturado que versava sobre a temática do cuidado. Os dados foram analisados por meio da técnica da análise de conteúdo proposta por Bardin. Os resultados desta pesquisa demonstraram que acadêmicos e professores compartilham uma concepção holística do cuidar. O cuidar é abordado em Todos/Maioria das disciplinas através de aula expositiva, material didático, estudos de casos, sensibilização, artigos, revistas que os docentes levam para abordar o cuidar nas suas disciplinas, logo, o curso de graduação possibilita total importância ao cuidar. Contudo, os participantes apontaram uma série de limitações que o curso de graduação enfrenta, e, que de uma forma geral, dificultam diretamente na realização do cuidado. Percebe-se também que os alunos adotam uma postura de profissionalismo afetivo diante da doença e do doente. Os resultados foram analisados e discutidos à luz dos aportes teóricos e de estudos empíricos pertinentes. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem pt_BR
dc.title Concepções acerca do cuidado de acadêmicos e professores de enfermagem da UFCG. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract The word care originates from Latin cogitare-cogitate, imagine, think, reflect and it is defined as "zeal for the welfare or health", "apply the attention", "handle", "care for". It is believed that the knowledge about the care is very important in terms of the essence of the nursing profession, leading the professional becoming able to analyze the reality of each individual, that is, knowing the being in its entirety. This work aimed to meet the conceptions about caring from the tenth period Nursing academics and their professors at Universidade Federal de Campina Grande1 – Campus Cuité. This is a descriptive study with a qualitative perspective and 30 students and 8 professors took part of it answering to a semi-structured questionnaire which was on the subject of care. Data were analyzed through the technique of content analysis proposed by Bardin. The results of this research have shown that scholars and professors share a holistic conception of caring. The care is approached in All/ The most part of the subjects through lecture, course material, case studies, awareness, articles, magazines that professors lead to address caregiving in their disciplines. So, the undergraduate program gives total importance to care. However, the participants pointed to a number of limitations that the undergraduate program faces, and, in general, it makes it difficult to hinder directly on completion of care. It is also noticed that the students adopt a posture of professionalism in the face of affective illness and sick. The results were analyzed and discussed in the light of the theoretical and empirical studies. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10221
dc.date.accessioned 2019-12-16T17:59:03Z
dc.date.available 2019-12-16
dc.date.available 2019-12-16T17:59:03Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Cuidado de Enfermagem pt_BR
dc.subject Estudantes pt_BR
dc.subject Professores pt_BR
dc.subject Care pt_BR
dc.subject Students pt_BR
dc.subject Teachers pt_BR
dc.subject Cuidado de enfermera
dc.subject Estudiantes
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator AZEVEDO, Luana Rodrigues de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Conceptions about the care of academics and nursing teachers of UFCG. pt_BR
dc.title.alternative Concepciones sobre el cuidado de los académicos y profesores de enfermería de la UFCG.
dc.identifier.citation AZEVEDO, Luana Rodrigues de. Concepções acerca do cuidado de acadêmicos e professores de enfermagem da UFCG. 2013. 61 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. pt_BR
dc.description.resumen La palabra cuidar proviene del latín cogitare-cogitar, imaginar, pensar, reflexionar y se define como “afán por el bienestar o la salud”, “prestar atención a”, “tratar”, “interesar”. Se cree que el conocimiento sobre el cuidado es de fundamental importancia respecto a la esencia de la profesión de Enfermería, llevando al profesional a ser capaz de analizar la realidad de cada persona, es decir, conocer el ser en su totalidad. El objetivo de este trabajo fue conocer las concepciones sobre el cuidado de los académicos del décimo período y profesores del curso de Enfermería de la Universidad Federal de Campina Grande - Campus Cuité. Se trata de un estudio descriptivo desde la perspectiva de un enfoque cualitativo, con la participación de 30 estudiantes y 8 profesores que respondieron un cuestionario semiestructurado que abordó el tema del cuidado. Los datos se analizaron mediante la técnica de análisis de contenido propuesta por Bardin. Los resultados de esta investigación mostraron que académicos y docentes comparten una concepción holística del cuidado. El cuidado se aborda en Todas / La mayoría de las disciplinas a través de conferencias magistrales, material didáctico, casos de estudio, sensibilización, artículos, revistas que los docentes llevan para abordar el cuidado en sus disciplinas, por lo que el curso de pregrado permite que el cuidado tenga plena importancia. Sin embargo, los participantes señalaron una serie de limitaciones que enfrenta la carrera de grado y que, en general, dificultan directamente la prestación de cuidados. También se advierte que los estudiantes adoptan una postura de profesionalismo afectivo hacia la enfermedad y el paciente. Los resultados fueron analizados y discutidos a la luz de aportes teóricos y estudios empíricos relevantes.


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