dc.creator.ID |
SOUSA, F. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1635915776583534 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, C. C. E. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SIEBRA, Firmiana Santos Fonseca. |
|
dc.contributor.referee2 |
FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho contempla o tema metodologia de ensino de geografia e as contribuições
metodológicas de Delgado de Carvalho. Tendo como base sua obra Methodologia do Ensino
Geographico do ano de 1925. Trata-se de uma reflexão acerca da importância de se discutir o
ensino de geografia e suas metodologias pautando-se nas propostas de Delgado de Carvalho
que são tão influentes e presentes no cotidiano nas escolas do Brasil, que, ganhou força a
partir da introdução da geografia moderna nas primeiras décadas do século XX. A escolha do
tema surgiu da necessidade de se pensar a importância da metodologia de ensino, destacar o
quanto Carvalho fora importante nessas questões e refletir sobre outras discussões que
aportem os assuntos relacionados ao processo de ensino-aprendizagem, formação docente e
espaços físicos escolares. Percebemos que o gostar e o aprender geografia não se limita
apenas aos tipos de metodologias, mas, nas formas como são aplicadas, estas questões estão
muitas vezes ligadas mais à formação docente, à estrutura da escola e a outros demais fatores
que podem influir no processo de aprendizagem dos alunos. A introdução da geografia
moderna no início do século XX significou importante período de transformações e
renovações para a geografia escolar no Brasil, principalmente no que se refere à
modernização do currículo de geografia, e como também, das metodologias de ensino. O
caminho metodológico que caracteriza esta pesquisa parte de um levantamento bibliográfico
em livros, artigos e principalmente na obra de Carvalho: Methodologia do Ensino
Geographico-1925, que permitiu analisar, discutir, destacar e refletir a relevância da
metodologia de ensino, que a partir de Delgado a geografia ganhou com uma série de métodos
notáveis para o ensino desta disciplina. Contudo, nem sempre é preciso inovar ou apresentar
metodologias inéditas em sala de aula para o êxito da aprendizagem em qualquer que seja a
matéria escolar. O sucesso reside no conjunto de boa formação docente e bons recursos
didáticos, que somados a metodologia aplicada e/ou adotada teremos uma aprendizagem mais
efetiva. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
A metodologia de ensino de geografia: um estudo sobre as contribuições metodológicas de Delgado de Carvalho. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-12-12 |
|
dc.description.abstract |
This work contemplates the theme methodology of geography teaching and the
methodological contributions of Delgado de Carvalho. Based on his work Methodologia do
Ensino Geographico of the year 1925. It is a reflection about the importance of discussing the
teaching of geography and its methodologies based on the proposals of Delgado de Carvalho
that are so influential and present in the daily life in Brazilian schools, which gained strength
from the introduction of modern geography in the first decades of the twentieth century. The
choice of topic arose from the need to think about the importance of teaching methodology,
highlight how much Carvalho was important in these issues and reflect on other discussions
that contribute to the issues related to the teaching-learning process, teacher training and
school physical spaces. We note that the enjoyment and learning of geography is not only
limited to the types of methodologies but, in the ways they are applied, these issues are often
linked more to teacher training, school structure and other factors that may influence the
process of student learning. The introduction of modern geography in the early twentieth
century meant an important period of transformation and renewal for school geography in
Brazil, especially in what concerns the modernization of the geography curriculum, as well as
of teaching methodologies. The methodological path that characterizes this research starts
from a bibliographical survey in books, articles and mainly in the work of Carvalho:
Methodologia do Ensino Geographico-1925, that allowed to analyze, to discuss, to highlight
and to reflect the relevance of the methodology of teaching, that from Delgado the geography
won with a number of remarkable methods for teaching this discipline. However, it is not
always necessary to innovate or present new methodologies in the classroom for the success
of learning in whatever school matter. The success lies in the set of good teacher training and
good didactic resources, which added to the methodology applied and / or adopted will have a
more effective learning. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10224 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-17T09:42:38Z |
|
dc.date.available |
2019-12-16 |
|
dc.date.available |
2019-12-17T09:42:38Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia - metodologia de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Delgado de Carvalho, metodologia de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - teaching methodology |
pt_BR |
dc.subject |
Delgado de Carvalho, teaching methodology |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
Souza, Fabrício Ribeiro de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teaching methodology of geography: a study on the methodological contributions of Delgado de Carvalho. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Fabrício Ribeiro de. A metodologia de ensino de geografia: um estudo sobre as contribuições metodológicas de Delgado de Carvalho. 2018. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |