DSpace/Manakin Repository

O estudo da cidade de Nazarezinho-PB a partir de fotografias: experiências de ensino-aprendizagem em Geografia no 6º ano do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, A. V. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8760246963334498 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALMEIDA, David Luiz Rodrigues de.
dc.contributor.advisor1ID ALMEIDA, David L. R. de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2226887148243403 pt_BR
dc.contributor.referee1 FERREIRA, Joseane Abílio de.
dc.contributor.referee2 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.description.resumo O presente trabalho monográfico teve como objetivo principal, analisar a potencialidade da imagem fotográfica para o estudo da cidade de Nazarezinho-PB, com alunos do 6º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria do Carmo Pedroza Mendes. Os procedimentos metodológicos resgataram estudos e discussões sobre o ensino de Geografia, paisagem e cidade, trabalho de campo. A metodologia do trabalho destaca o trabalho de campo em Geografia. Logo, houve observações das aulas de Geografia no 6º ano e realização de uma oficina pedagógica. O objetivo da oficina era conhecer e analisar através de imagens fotográficas a paisagem da cidade de Nazarezinho-PB. Os resultados foram satisfatórios, pois os alunos conheceram e analisaram as transformações das paisagens da cidade ao longo do tempo. Em virtude disso, chegamos à conclusão de que as imagens fotográficas como recurso didático auxiliam no processo de ensino-aprendizagem de Geografia e permitem um maior interesse nas aulas por parte dos alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title O estudo da cidade de Nazarezinho-PB a partir de fotografias: experiências de ensino-aprendizagem em Geografia no 6º ano do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2018-08-06
dc.description.abstract The main objective of the present monographic work was to analyze the potential of the photographic image for the study of the city of Nazarezinho - PB, with students of the 6th year of the Municipal School of Primary Education Maria do CarmoPedroza Mendes. The methodological procedures rescued studies and discussions on the teaching of Geography, landscape and city, field work. The methodology of the work highlights the fieldwork in Geography. Right after, there were observations of the Geography classes in the 6th year and the realization of a pedagogical workshop. The objective of the workshop was to know and analyze through photographic images the landscape of the city of Nazarezinho - PB. The results were satisfactory, because the students knew and analyzed the transformations of the city's landscapes over time. By virtue of this, we conclude that the photographic images as a didactic resource assist in the teaching-learning process of Geography and permit a greater interest in the classes by the students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10227
dc.date.accessioned 2019-12-17T10:12:49Z
dc.date.available 2019-12-17
dc.date.available 2019-12-17T10:12:49Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia - ensino pt_BR
dc.subject Paisagem pt_BR
dc.subject Fotografias pt_BR
dc.subject Nazarezinho-PB pt_BR
dc.subject Geography - teaching pt_BR
dc.subject Landscape pt_BR
dc.subject Photographs pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Amanda Vieira de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The study of the city of Nazarezinho-PB from photographs: teaching-learning experiences in geography in the 6th grade fundamental. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Amanda Vieira de. O estudo da cidade de Nazarezinho-PB a partir de fotografias: experiências de ensino-aprendizagem em Geografia no 6º ano do ensino fundamental. 2018. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta