dc.contributor.advisor1 |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ALVES, C. C. E. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ANSELMO, Maria da Glória. |
|
dc.contributor.referee2 |
VASCONCELOS, Santiago Andrade. |
|
dc.description.resumo |
A presente monografia tem como objetivo analisar as possibilidades de utilização das
informações presentes no jornal impresso, como referência metodológica para a construção do
conhecimento geográfico na sala de aula. A mesma discuti a importância dos recursos
midiáticos, sua influência na sala de aula e suas possibilidades, buscando entender o processo
de incorporação e utilização no ensino de Geografia, pois desde a construção da notícia até a
chegada da mesma ao receptor, ela sofre influências de várias mediações, onde cada mediador
utiliza suas próprias visões de mundo, logo é a mediação do professor, responsável pela
construção do conhecimento a partir de um interdiscurso com a linguagem presente na mídia
que irá contribuir para construção do conhecimento. A análise aqui empreendida se deu
através da aplicação de questionários, bem como relatos da experiência do “jornal mural”
desenvolvidos com os alunos do 8º ano “C” da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa
Maria Gorete, localizada em São José de Piranhas-PB, e os resultados obtidos por meio dessa
prática pedagógica. Dialogando com os resultados podemos perceber que sendo o processo de
ensino aprendizagem algo dinâmico que está em constantes mudanças faz-se necessário a ele
incorporar novos recursos, a inserção do jornal impresso nas aulas de geografia possibilita
aproximar os alunos da realidade na qual fazem parte e auxilia-los no entendimento da
produção do espaço em suas diferentes escalas, promovendo a construção de conhecimentos
geográficos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
A mídia impressa (“O Jornal Mural”) no ensino de geografia: um estudo de caso no 8º ano do ensino fundamental II da E.E.E.F. Santa Maria Gorete . |
pt_BR |
dc.date.issued |
2016 |
|
dc.description.abstract |
This monograph aims to analyze the possibilities of using the information in the printed
newspaper as a methodological reference for the construction of geographical knowledge in
the classroom. The same discussed the importance of media resources, its influence in the
classroom and its possibilities, trying to understand the process of incorporation and use in the
teaching of geography, because since the construction of the news until the arrival of the same
to the receiver, it is influenced by several mediations, each agent uses its own views of the
world, however it is the mediation of the teacher responsible for the construction of
knowledge from a interdiscourse with this language in the media. This analysis undertaken
was done through the use of questionnaires and reports the experience of the "wall
newspaper" developed with the students of 8th grade "C" of the State Elementary School
Santa Maria Gorete, located in São José de Piranhas-PB and the results obtained through this
educational practice. Dialoguing with the results we can see that being the process of teaching
learning something dynamic that is constantly changing it is necessary to him incorporate new
features, the insertion of the printed newspaper in geography classes enables there is an
approach students of reality in which they are part and assists them in understanding the
production of space on different scales, promoting the construction of geographical
knowledge. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10231 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-17T10:31:46Z |
|
dc.date.available |
2019-12-17 |
|
dc.date.available |
2019-12-17T10:31:46Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Geografia - recursos midiáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Jornal impresso |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia do ensino - uso do jornal impresso |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia - ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
Mídia |
pt_BR |
dc.subject |
Geography Teaching - media resources |
pt_BR |
dc.subject |
Newspaper |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Methodology - Use of the Printed Newspaper |
pt_BR |
dc.subject |
Geography - Elementary School |
pt_BR |
dc.subject |
Media |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Ângela Maria de Lima da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The print media (“The Jornal Mural”) in the teaching of geography: a case study in the 8th grade of E.E.E.F. Santa Maria Gorete. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Ângela Maria de Lima da. A mídia impressa (“O Jornal Mural”) no ensino de geografia: um estudo de caso no 8º ano do ensino fundamental II da E.E.E.F. Santa Maria Gorete. 2016. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. |
pt_BR |