DSpace/Manakin Repository

A mídia impressa (“O Jornal Mural”) no ensino de geografia: um estudo de caso no 8º ano do ensino fundamental II da E.E.E.F. Santa Maria Gorete .

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, C. C. E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4727172806308807 pt_BR
dc.contributor.referee1 ANSELMO, Maria da Glória.
dc.contributor.referee2 VASCONCELOS, Santiago Andrade.
dc.description.resumo A presente monografia tem como objetivo analisar as possibilidades de utilização das informações presentes no jornal impresso, como referência metodológica para a construção do conhecimento geográfico na sala de aula. A mesma discuti a importância dos recursos midiáticos, sua influência na sala de aula e suas possibilidades, buscando entender o processo de incorporação e utilização no ensino de Geografia, pois desde a construção da notícia até a chegada da mesma ao receptor, ela sofre influências de várias mediações, onde cada mediador utiliza suas próprias visões de mundo, logo é a mediação do professor, responsável pela construção do conhecimento a partir de um interdiscurso com a linguagem presente na mídia que irá contribuir para construção do conhecimento. A análise aqui empreendida se deu através da aplicação de questionários, bem como relatos da experiência do “jornal mural” desenvolvidos com os alunos do 8º ano “C” da Escola Estadual de Ensino Fundamental Santa Maria Gorete, localizada em São José de Piranhas-PB, e os resultados obtidos por meio dessa prática pedagógica. Dialogando com os resultados podemos perceber que sendo o processo de ensino aprendizagem algo dinâmico que está em constantes mudanças faz-se necessário a ele incorporar novos recursos, a inserção do jornal impresso nas aulas de geografia possibilita aproximar os alunos da realidade na qual fazem parte e auxilia-los no entendimento da produção do espaço em suas diferentes escalas, promovendo a construção de conhecimentos geográficos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title A mídia impressa (“O Jornal Mural”) no ensino de geografia: um estudo de caso no 8º ano do ensino fundamental II da E.E.E.F. Santa Maria Gorete . pt_BR
dc.date.issued 2016
dc.description.abstract This monograph aims to analyze the possibilities of using the information in the printed newspaper as a methodological reference for the construction of geographical knowledge in the classroom. The same discussed the importance of media resources, its influence in the classroom and its possibilities, trying to understand the process of incorporation and use in the teaching of geography, because since the construction of the news until the arrival of the same to the receiver, it is influenced by several mediations, each agent uses its own views of the world, however it is the mediation of the teacher responsible for the construction of knowledge from a interdiscourse with this language in the media. This analysis undertaken was done through the use of questionnaires and reports the experience of the "wall newspaper" developed with the students of 8th grade "C" of the State Elementary School Santa Maria Gorete, located in São José de Piranhas-PB and the results obtained through this educational practice. Dialoguing with the results we can see that being the process of teaching learning something dynamic that is constantly changing it is necessary to him incorporate new features, the insertion of the printed newspaper in geography classes enables there is an approach students of reality in which they are part and assists them in understanding the production of space on different scales, promoting the construction of geographical knowledge. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10231
dc.date.accessioned 2019-12-17T10:31:46Z
dc.date.available 2019-12-17
dc.date.available 2019-12-17T10:31:46Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Ensino de Geografia - recursos midiáticos pt_BR
dc.subject Jornal impresso pt_BR
dc.subject Metodologia do ensino - uso do jornal impresso pt_BR
dc.subject Geografia - ensino fundamental pt_BR
dc.subject Mídia pt_BR
dc.subject Geography Teaching - media resources pt_BR
dc.subject Newspaper pt_BR
dc.subject Teaching Methodology - Use of the Printed Newspaper pt_BR
dc.subject Geography - Elementary School pt_BR
dc.subject Media pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Ângela Maria de Lima da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The print media (“The Jornal Mural”) in the teaching of geography: a case study in the 8th grade of E.E.E.F. Santa Maria Gorete. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Ângela Maria de Lima da. A mídia impressa (“O Jornal Mural”) no ensino de geografia: um estudo de caso no 8º ano do ensino fundamental II da E.E.E.F. Santa Maria Gorete. 2016. 81f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta