dc.creator.ID |
SILVA, D. K. T. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8873601594603925 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DI LORENZO, I. D. N. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8568846210132439 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo. |
|
dc.contributor.referee2 |
PESSOA, Rodrigo Bezerra. |
|
dc.description.resumo |
Vivemos em uma sociedade mediada pelas tecnologias da informação onde muitos estão
conectados, principalmente via internet. Sendo a internet capaz de congregar tudo e todos, seu
uso é de importância diante do atual cenário da educação nacional, cenário este que busca
melhorias nas formas de ensinar e aprender. Este trabalho surgiu das experiências vivenciadas
nos estágios supervisionados em escolas públicas da cidade de Cajazeiras-PB, que nos
inspiraram a nutrir um olhar mais atencioso para com a atual dinâmica escolar. Durante a
vivência de cada etapa do Estágio Curricular Supervisionado em Geografia no período de
fevereiro de 2016 a setembro de 2017, foi possível perceber que as escolas acolhedoras
dispunham de laboratórios de informática, mas que durante o decorrer das atividades, não
apresentavam sinais de usos por parte da comunidade escolar. Considerando a internet como
facilitadora do processo de ensinagem, esse trabalho tem por objetivo investigar a existência e
as formas de uso de laboratórios de informática na rede pública municipal de ensino da cidade
de Cajazeiras-PB e, a partir destas o consequente uso da internet como ferramenta colaborativa
no processo de ensinagem, nas aulas de Geografia. Selecionadas conforme o nível de ensino
que trabalham, mapeamos as nove escolas da cidade que trabalham com os anos finais do
fundamental, e em seguida, aplicamos dois modelos de questionários, um com os nove
professores de Geografia e o outro com os nove gestores das respectivas escolas. Com os dados
coletados, tratados e analisados e com o suporte teórico de vários autores, percebemos que nas
escolas participantes da pesquisa o uso da internet como recurso metodológico é defasado,
precisando assim, de um maior incentivo por parte da administração pública municipal. Sendo
assim, a formação continuada acerca das TIC, a presença de técnicos nos laboratórios e recursos
físicos em boas condições, são itens indispensáveis para que haja o uso da internet como recurso
metodológico nas aulas de Geografia. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
O uso da internet como recurso metodológico para o ensino de geografia nas escolas municipais da cidade de Cajazeiras-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-03-15 |
|
dc.description.abstract |
We live in an information-mediated society where many are connected, mostly via the internet.
As the internet is able to bring together all and all, its use is important in the current scenario of
national education, a scenario that seeks improvements in ways of teaching and learning. This
work emerged from the experiences of supervised internships in public schools in the city of
Cajazeiras-PB, which inspired us to nurture a more attentive look at the current school
dynamics. During the experience of each stage of the Supervised Geography Internship in the
period from February 2016 to September 2017, it was possible to perceive that the welcoming
schools had computer labs, but during the course of their activities they did not show signs of
use by part of the school community. Considering the internet as a facilitator of the teaching
process, this work aims to investigate the existence and the ways of using computer labs in the
municipal public education network of the city of Cajazeiras-PB and, from these, the
consequent use of the internet as collaborative tool in the teaching process, in Geography
classes. Selected according to the level of education they work, we map out the nine schools in
the city that work with the final years of the fundamental, and then apply two models of
questionnaires, one with the nine teachers of geography and the other with the nine managers
of the respective schools. With the data collected, treated and analyzed and with the theoretical
support of several authors, we noticed that in the schools participating in the research, the use
of the internet as a methodological resource is out of date, thus requiring a greater incentive
from the municipal public administration. Thus, continuing training on TIC, the presence of
technicians in laboratories and physical resources in good conditions, are indispensable items
for the use of the internet as a methodological resource in Geography classes. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10236 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-17T11:07:32Z |
|
dc.date.available |
2019-12-17 |
|
dc.date.available |
2019-12-17T11:07:32Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Ensinagem |
pt_BR |
dc.subject |
Métodos e ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Internet |
pt_BR |
dc.subject |
Laboratórios de informática |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia |
pt_BR |
dc.subject |
Geography- teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Methods and teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Computer labs |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, David Kennedy Tavares da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of the internet as a methodological resource for teaching geography in the municipal schools of Cajazeiras-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, David Kennedy Tavares da. O uso da internet como recurso metodológico para o ensino de geografia nas escolas municipais da cidade de Cajazeiras. 2018. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |