DSpace/Manakin Repository

O uso da internet como recurso metodológico para o ensino de geografia nas escolas municipais da cidade de Cajazeiras-PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SILVA, D. K. T. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8873601594603925 pt_BR
dc.contributor.advisor1 DI LORENZO, Ivanalda Dantas Nóbrega.
dc.contributor.advisor1ID DI LORENZO, I. D. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8568846210132439 pt_BR
dc.contributor.referee1 ALVES, Cícera Cecília Esmeraldo.
dc.contributor.referee2 PESSOA, Rodrigo Bezerra.
dc.description.resumo Vivemos em uma sociedade mediada pelas tecnologias da informação onde muitos estão conectados, principalmente via internet. Sendo a internet capaz de congregar tudo e todos, seu uso é de importância diante do atual cenário da educação nacional, cenário este que busca melhorias nas formas de ensinar e aprender. Este trabalho surgiu das experiências vivenciadas nos estágios supervisionados em escolas públicas da cidade de Cajazeiras-PB, que nos inspiraram a nutrir um olhar mais atencioso para com a atual dinâmica escolar. Durante a vivência de cada etapa do Estágio Curricular Supervisionado em Geografia no período de fevereiro de 2016 a setembro de 2017, foi possível perceber que as escolas acolhedoras dispunham de laboratórios de informática, mas que durante o decorrer das atividades, não apresentavam sinais de usos por parte da comunidade escolar. Considerando a internet como facilitadora do processo de ensinagem, esse trabalho tem por objetivo investigar a existência e as formas de uso de laboratórios de informática na rede pública municipal de ensino da cidade de Cajazeiras-PB e, a partir destas o consequente uso da internet como ferramenta colaborativa no processo de ensinagem, nas aulas de Geografia. Selecionadas conforme o nível de ensino que trabalham, mapeamos as nove escolas da cidade que trabalham com os anos finais do fundamental, e em seguida, aplicamos dois modelos de questionários, um com os nove professores de Geografia e o outro com os nove gestores das respectivas escolas. Com os dados coletados, tratados e analisados e com o suporte teórico de vários autores, percebemos que nas escolas participantes da pesquisa o uso da internet como recurso metodológico é defasado, precisando assim, de um maior incentivo por parte da administração pública municipal. Sendo assim, a formação continuada acerca das TIC, a presença de técnicos nos laboratórios e recursos físicos em boas condições, são itens indispensáveis para que haja o uso da internet como recurso metodológico nas aulas de Geografia. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title O uso da internet como recurso metodológico para o ensino de geografia nas escolas municipais da cidade de Cajazeiras-PB. pt_BR
dc.date.issued 2018-03-15
dc.description.abstract We live in an information-mediated society where many are connected, mostly via the internet. As the internet is able to bring together all and all, its use is important in the current scenario of national education, a scenario that seeks improvements in ways of teaching and learning. This work emerged from the experiences of supervised internships in public schools in the city of Cajazeiras-PB, which inspired us to nurture a more attentive look at the current school dynamics. During the experience of each stage of the Supervised Geography Internship in the period from February 2016 to September 2017, it was possible to perceive that the welcoming schools had computer labs, but during the course of their activities they did not show signs of use by part of the school community. Considering the internet as a facilitator of the teaching process, this work aims to investigate the existence and the ways of using computer labs in the municipal public education network of the city of Cajazeiras-PB and, from these, the consequent use of the internet as collaborative tool in the teaching process, in Geography classes. Selected according to the level of education they work, we map out the nine schools in the city that work with the final years of the fundamental, and then apply two models of questionnaires, one with the nine teachers of geography and the other with the nine managers of the respective schools. With the data collected, treated and analyzed and with the theoretical support of several authors, we noticed that in the schools participating in the research, the use of the internet as a methodological resource is out of date, thus requiring a greater incentive from the municipal public administration. Thus, continuing training on TIC, the presence of technicians in laboratories and physical resources in good conditions, are indispensable items for the use of the internet as a methodological resource in Geography classes. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10236
dc.date.accessioned 2019-12-17T11:07:32Z
dc.date.available 2019-12-17
dc.date.available 2019-12-17T11:07:32Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia - ensino pt_BR
dc.subject Ensinagem pt_BR
dc.subject Métodos e ensino pt_BR
dc.subject Internet pt_BR
dc.subject Laboratórios de informática pt_BR
dc.subject Tecnologia pt_BR
dc.subject Geography- teaching pt_BR
dc.subject Teaching pt_BR
dc.subject Methods and teaching pt_BR
dc.subject Computer labs pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, David Kennedy Tavares da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The use of the internet as a methodological resource for teaching geography in the municipal schools of Cajazeiras-PB. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, David Kennedy Tavares da. O uso da internet como recurso metodológico para o ensino de geografia nas escolas municipais da cidade de Cajazeiras. 2018. 72f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta