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Modelagem e simulação de reatores de hidrotratamento de diesel.

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dc.creator.ID PEREIRA NETO, A. T. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5201054610951483 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ALVES, José Jailson Nicácio.
dc.contributor.advisor1ID ALVES, J. J. N. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1930225459216232 pt_BR
dc.contributor.advisor2 ARAÚJO, Antonio Carlos Brandão de.
dc.contributor.advisor2ID ARAÚJO, A. C. B. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/7308979392690336 pt_BR
dc.contributor.referee1 MEIER, Henry França.
dc.contributor.referee2 MATIGNONI, Waldir Pedro.
dc.contributor.referee3 FARIAS NETO, Severino Rodrigues de.
dc.contributor.referee4 VASCONCELOS, Luis Gonzaga Sales.
dc.description.resumo O objetivo deste trabalho foi desenvolver modelos matemáticos para a previsão do comportamento de reatores de hidrotratamento (HDT) de diesel. Este estudo busca modelar a transferência de massa entre as fases gás-liquido e liquido-solido bem como toda a cinética reacional envolvida, buscando um modelo numérico representativo do reator de HDT. Um total de 4 modelos foram formulados. o primeiro usou dados de planta piloto para a validação e serviu para a analise geral da metodologia usada. No segundo modelo foi melhorado a representação da cinética reacional, mantendo os demais parâmetros; No terceiro modelo foi novamente alterada a cinética reacional buscando melhor integração com o software PROII™ e. finalmente o quarto modelo foi desenvolvido em fluidodinâmica computacional (CFD) com cinética reacional simplificada. Todos apresentaram resultados satisfatórios e a validação foi alcançada a partir de dados experimentais e dados de planta de processo. Pode-se confirmar a validade dos modelos por meio da boa aderência entre os dados experimentais e os perfis calculados. Os dados usados na validação foram o teor de enxofre residual, temperatura, pressão e concentração de H2S. E finalmente o resultado do trabalho tem duas aplicações distintas: a primeira visa a aplicação em controle e otimização do reator e da planta de HDT pela criação da operação unitária de HDT dentro do PROII™; enquanto busca melhoria de projeto de reatores através do modelo desenvolvido em CFD. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Química.
dc.title Modelagem e simulação de reatores de hidrotratamento de diesel. pt_BR
dc.date.issued 2013-09
dc.description.abstract The aim of this study was to develop mathematical models for predicting the behavior of hydrotreating reactors (HDT) of diesel. Their study aims to model the mass transfer between phases gas-liquid and liquid-solid as well as all the reaction kinetics involved, seeking a numerical model representing the HDT reactor. A total of four models were created, the first pilot plant data used for validation and he served for the general analysis of the methodology used. In the second model was improved reaction kinetics, keeping the other parameters, the third model was again changed to kinetic reaction seeking better integration with software PROII™ and finally the fourth model was developed for computational fluid dynamics (CFD) with simplified reaction kinetics. A l l showed satisfactory results and validation was achieved from experimental data and data from process plant. We could confirm the validation of the models through the good adhesion between the experimental data and calculated profiles. The data were used to validate the residual sulfur content, temperature, pressure and concentration of H2S. And finally the result of the work may have two distinct applications, the first application aims at controlling and optimization reactor and plant HDT through the creation of unit operation within the PROII™, while the second seeks improvement of reactor design through the model developed in CFD. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10257
dc.date.accessioned 2019-12-17T14:55:44Z
dc.date.available 2019-12-17
dc.date.available 2019-12-17T14:55:44Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Modelagem.
dc.subject Reatores de Hidrotratamento (HDT) de Diesel.
dc.subject Modelos Matemáticos.
dc.subject Modelo Numérico.
dc.subject Cinética Reacional.
dc.subject HDT.
dc.subject Controle e Otimização - Reator.
dc.subject Modeling.
dc.subject Diesel Hydrotreating Reactors (HDT).
dc.subject Mathematical Models.
dc.subject Numerical Model.
dc.subject Reaction Kinetics.
dc.subject Control and Optimization - Reactor.
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator PEREIRA NETO, Antonio Tavernard.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Modeling and simulation of diesel hydrotreating reactors. pt_BR
dc.identifier.citation PEREIRA NETO, Antonio Tavernard. Modelagem e simulação de reatores de hidrotratamento de diesel. 2013. 180f. (Tese de Doutorado em Engenharia Química), Programa de Pós-graduação em Engenharia Química, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10257 pt_BR


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