dc.creator.ID |
SOUSA, E. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9535761939412749 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTIAGO, Stella Marcia de Morais. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTIAGO, Stella M. de M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1977726452183817 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.referee2 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho tem como pretensão debater e analisar os recursos tecnológico-midiáticos na
prática docente. Discutimos aqui, como os mesmos podem ou não contribuir/auxiliar o
professor na execução de sua prática docente em sala de aula, bem como, na aprendizagem do
discente. Buscamos compreender e verificar se os docentes fazem uso de recursos
tecnológico-midiáticos enquanto ferramenta educacional; se o fazem, como se dá essa prática;
e qual o alcance da utilização destes no desenvolvimento do alunado. Para isso, foi preciso
primeiramente saber o que seria tecnologia e mídia, como se desenvolvem na sociedade e,
mais especificamente, no processo educativo em sala de aula. O interesse pela temática surgiu
devido o amor pelo mundo tecnológico, por ser um tema vasto para pesquisas e que poderá
auxiliar os futuros profissionais da educação. Para a coleta de dados desta pesquisa foram
utilizados a observação participativa e o questionário. Com a análise dos dados pode-se
dividir este trabalho em quatro capítulos, o primeiro que introduz este escrito, o segundo
capítulo sendo um diálogo com os autores que tratam do tema, e os demais a análise dos
dados obtidos. Os resultados foram satisfatórios, revelando que os professores entrevistados
sabem da necessidade e utilidade das mídias como ferramentas auxiliares na metodologia e no
ensino. No entanto, na prática do dia a dia, professores e professoras mostraram-se leigos
quanto à efetiva utilização das mídias como ferramentas pedagógicas em sala de aula. Este
trabalho é de grande valia para todos que o procuram e querem modificar sua prática de
ensino, adequando-se às exigências do novo cenário educacional, buscando uma formação
adequada para que possam utilizar os recursos tecnológicos como ricas ferramentas no
processo de ensino e aprendizagem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A utilização de recursos tecnológicos-midiáticos na prática docente: ferramentas auxiliares do processo de ensino e aprendizagem. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
This work aims to discuss and analyze the technological media-resources in teaching practice.
Discussed here, as they may or not help/assist the teacher in carrying out their teaching
practice in the classroom and in student learning. We seek to understand and verify that
teachers make use of technological resources-media as an educational tool, and if they do,
how is this practice, and what is the scope of using these in the development of the students.
For such, it was necessary first to know what would technology and media be, how they
developed in society and, more specifically, in the educational process in the classroom. The
interest in the subject arose from a love of technological world, being a broad topic to
research and could help future education professionals. For data collection of this study, it
was used participative observation and questionnaire. From data analysis it is possible to
divide this work into four chapters, the first introducing this writing, the second chapter is a
dialogue with the authors that deal with the subject, and the others, the analysis of the data
obtained. The results were satisfactory showing that the teachers interviewed know about the
necessity and usefulness of media as aids in methodology and teaching. However, in the daily
practice, teachers showed up knowledgeless of the effective use of media as teaching tools in
the classroom. This work is of great value to all who seek and want to modify their teaching
practice, adapting to the demands of the new educational landscape, seeking appropriate
training to enable them to use the rich technological resources as tools of teaching and
learning. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10258 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-17T14:58:21Z |
|
dc.date.available |
2019-12-17 |
|
dc.date.available |
2019-12-17T14:58:21Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologia na prática de ensino |
pt_BR |
dc.subject |
Recursos Tecnológicos midiáticos |
pt_BR |
dc.subject |
Prática docente – tecnologia |
pt_BR |
dc.subject |
Technology in teaching practice |
pt_BR |
dc.subject |
Media Technology Resources |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Practice - Technology |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Edjane da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The use of technological-media resources in teaching practice: auxiliary tools of the teaching and learning process. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Edjane da Silva. A utilização de recursos tecnológicos-midiáticos na prática docente: ferramentas auxiliares do processo de ensino e aprendizagem. 2013. 51f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
pt_BR |