dc.creator.ID |
SILVA, C. L. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0135765527831944 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
BATISTA, Maria Thaís de Oliveira. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
BATISTA, M. T. O. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6670856676696185 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FEITOSA , Belijane Marques. |
|
dc.contributor.referee2 |
FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho teve enquanto objeto de estudo o Ensino de História Africana e Afro-
brasileira nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, almejando responder a seguinte questão
problematizadora: de que forma o ensino da história da África e afro-brasileira está sendo
trabalhada em sala de aula? E de que modo tal questão reflete no olhar que temos sobre o
negro no Brasil? Para responder este problema temos o objetivo geral de analisar o ensino de
história da África nos anos iniciais do ensino fundamental como instrumento de formação e
valorização do negro e os objetivos específicos de refletir sobre as contribuições culturais do
povo africano para o povo brasileiro; compreender a importância do estudo da cultura africana
nos anos iniciais do ensino fundamental; identificar o processo histórico e legal culminante ao
ensino de história africana e afro-brasileira e reconhecer a relevância da formação docente
mediante ao estudo da História da África para um trabalho de qualidade. Trata-se de uma
pesquisa de campo realizada com cinco professoras de uma escola pública estadual da cidade
de Cajazeiras-PB, no qual foi aplicada uma entrevista semiestruturada como instrumento de
coleta de dados. É importante que o professor insira em suas metodologias práticas referentes
ao ensino da história, que contribua para a formação de um cidadão consciente, crítico, e que
respeite e valorize as diferenças e diversidades culturais. Havendo necessidade de novas
abordagens, reflexões e ações que possam desconstruir estereótipos existentes ainda nas
escolas, transpassando os muros e refletindo no meio social. Diante da experiência em campo,
a fim de responder aos questionamentos da pesquisa pôde-se perceber que a problemática
investigada ainda caminha a passos lentos e, que esse ensino embora seja embasado por uma
Lei obrigatória, não contempla todo o multiculturalismo da diversidade existente na
sociedade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
O ensino de história africana e afro-brasileira nos anos iniciais do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2018-07-24 |
|
dc.description.abstract |
The present work had as object of study the Teaching of African and Afro-Brazilian History
in the Early Years of Elementary School, aiming to answer the following problematizing
question: how the teaching of African and Afro-Brazilian history is being worked in the
classroom? And how does this question reflect in the look we have about black people in
Brazil? To answer this problem we have the general objective of analyzing the teaching of
African history in the early years of elementary education as instrument for the formation and
valorization of the black people and the specific objectives of reflecting on the cultural
contributions of the African people to the Brazilian people; understand the importance of
studying of the African culture in the early years of elementary school; to identify the
historical and legal process culminating in the teaching of African and Afro-Brazilian history
and to recognize the relevance of teacher formation through the study of the History of Africa
for a quality work. This is a field research performed with five teachers from a state public
school in the city of Cajazeiras-PB, in which a semi-structured interview was applied as an
instrument of data collection. It is important that the teacher inserts in his practical
methodologies referring to the teaching of history, which contributes to the formation of a
conscientious citizen, critical, who respects and values cultural differences and diversities.
There is a need for new approaches, reflections and actions that can deconstruct existing
stereotypes still in schools, crossing the walls and reflecting in the social environment. Given
the experience in the field, in order to answer the questions of the research it was possible to
perceive that the problematic investigated is still slow steps and, that although this teaching is
based on a compulsory Law, it does not contemplate all the multiculturalism of the diversity
existing in society. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10259 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-17T15:07:11Z |
|
dc.date.available |
2019-12-17 |
|
dc.date.available |
2019-12-17T15:07:11Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
História - ensino |
pt_BR |
dc.subject |
História africana |
pt_BR |
dc.subject |
História afro - Brasileira |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental |
pt_BR |
dc.subject |
History - Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
African history |
pt_BR |
dc.subject |
Afro - Brazilian History |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary School |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Cristina Lima da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The teaching of African and Afro-Brazilian history in the early years of teaching fundamental. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Cristina Lima da. O ensino de história africana e afro-brasileira nos anos iniciais do ensino fundamental. 2018. 50f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018. |
pt_BR |