dc.creator.ID |
GALDINO, W. M. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/0506891672372712 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOARES, Luisa de Marillac Ramos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOARES, L. M. R. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3152646710019289 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CUNHA, Ane Cristine Hermínio. |
|
dc.contributor.referee2 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.description.resumo |
Apresentam-se aqui os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola da rede estadual
de ensino da cidade de Cajazeiras- PB tendo como objetivos analisar se e como o contexto da
sala de aula contribui para que os alunos manifestem agressividade no ambiente escolar nos
anos iniciais da educação básica; verificar quais aspectos da organização escolar influenciam
na insatisfação do alunado e em que esta insatisfação contribui para tais manifestações
ocorrerem nesta escola, além desses objetivos também analisamos o que é ser professor para
o professorado da instituição pesquisada. Como referencial teórico básico, optamos por
fundamentar este trabalho com o pensamento de Aquino (1996, 2002) que traz uma série de
subsídios importantes para a compreensão das relações no espaço escolar. Buscamos também
a articulação com o pensamento de Carvalho (2009) sobre os sentidos atribuídos pelos alunos
ao espaço escolar, além de outros autores estudados, as contribuições de Sousa (2006) que
analisa a problemática da agressividade em contexto escolar. Os métodos e técnicas utilizadas
foram: observação do cotidiano da escola; intervenção (momento do estágio); questionário
semi-estruturado e Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) aplicada aos alunos e
professores. Os resultados apontam que existe um possível desencontro no sentido atribuído
ao ato educativo entre o público pesquisado. Para as professoras o sentido conferido ao ser
professor está pautado numa dimensão em que a categoria afetiva, especificamente, o amor
prevalece às categorias: ético, valorativo e ao cognitivo. Para o alunado escola é um lugar de
afetos, mas principalmente é um lugar de estudo. O que nos leva a inferir que esse
desencontro possibilite a manifestações de agressividade no cotidiano escolar por parte dos
alunos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Análise do contexto escolar: características importantes na compreensão das manifestações de agressividade. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.description.abstract |
It is present here the results of a survey conducted at a regular school of education in the city
of Cajazeiras – PB, having as purposes to examine whether and how the context of the
classroom helps students to express aggression in the school environment in the early years of
basic education; which aspects of school organization influence the dissatisfaction of the
students and that this dissatisfaction contributes to such manifestations occur in this school,
besides these goals also look at what is to be a teacher for the professorate institution
researched. As a theoretical base, we chose to support this work with the quotations of
AQUINAS (1996, 2002), which brings a lot of important information for the understanding of
the relationships within the school. We seek also the connection with the quotations of
CARVALHO (2009) on the meanings attributed by the students to the school area, and others
have studied the contributions of SOUSA (2006) that analyzes the problem of aggression in
schools. The methods and techniques used were: observation of everyday school; intervention
(training period); semi-structured questionnaire and Test of Free Word Association (TFWA)
applied to students and teachers. The results show that there is a possible mismatch in the
sense attributed to the educational act among the people researched. For teachers the meaning
given for being a teacher is guided in a dimension where the affective category, specifically,
love prevails under categories: ethical, evaluative and cognitive. For pupils, school is a place
of affection, but mostly it is a place of study. This leads us to infer that this mismatch enables
the manifestations of aggression in school life from pupils. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10262 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-17T16:17:13Z |
|
dc.date.available |
2019-12-17 |
|
dc.date.available |
2019-12-17T16:17:13Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Organização Escolar - percepção de alunos e professores |
pt_BR |
dc.subject |
Psicologia Educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Espaço escolar - manifestações de agressividade |
pt_BR |
dc.subject |
Educação básica |
pt_BR |
dc.subject |
Agressividade na escola |
pt_BR |
dc.subject |
Insatisfação escolar |
pt_BR |
dc.subject |
School organization-perception of students and teachers |
pt_BR |
dc.subject |
Educational psychology |
pt_BR |
dc.subject |
School space - manifestations of aggressiveness |
pt_BR |
dc.subject |
Basic education |
pt_BR |
dc.subject |
Aggressiveness at school |
pt_BR |
dc.subject |
School dissatisfaction |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
GALDINO, Wennia Mota. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
School context analysis: characteristics important in understanding the manifestations of aggressiveness. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
GALDINO, Wennia Mota. Análise do contexto escolar:características importantes na compreensão das manifestações de agressividade. 2012. 82f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
pt_BR |