DSpace/Manakin Repository

Análise do contexto escolar: características importantes na compreensão das manifestações de agressividade.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID GALDINO, W. M. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0506891672372712 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
dc.contributor.advisor1ID SOARES, L. M. R. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3152646710019289 pt_BR
dc.contributor.referee1 CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
dc.contributor.referee2 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.description.resumo Apresentam-se aqui os resultados de uma pesquisa realizada em uma escola da rede estadual de ensino da cidade de Cajazeiras- PB tendo como objetivos analisar se e como o contexto da sala de aula contribui para que os alunos manifestem agressividade no ambiente escolar nos anos iniciais da educação básica; verificar quais aspectos da organização escolar influenciam na insatisfação do alunado e em que esta insatisfação contribui para tais manifestações ocorrerem nesta escola, além desses objetivos também analisamos o que é ser professor para o professorado da instituição pesquisada. Como referencial teórico básico, optamos por fundamentar este trabalho com o pensamento de Aquino (1996, 2002) que traz uma série de subsídios importantes para a compreensão das relações no espaço escolar. Buscamos também a articulação com o pensamento de Carvalho (2009) sobre os sentidos atribuídos pelos alunos ao espaço escolar, além de outros autores estudados, as contribuições de Sousa (2006) que analisa a problemática da agressividade em contexto escolar. Os métodos e técnicas utilizadas foram: observação do cotidiano da escola; intervenção (momento do estágio); questionário semi-estruturado e Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) aplicada aos alunos e professores. Os resultados apontam que existe um possível desencontro no sentido atribuído ao ato educativo entre o público pesquisado. Para as professoras o sentido conferido ao ser professor está pautado numa dimensão em que a categoria afetiva, especificamente, o amor prevalece às categorias: ético, valorativo e ao cognitivo. Para o alunado escola é um lugar de afetos, mas principalmente é um lugar de estudo. O que nos leva a inferir que esse desencontro possibilite a manifestações de agressividade no cotidiano escolar por parte dos alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Análise do contexto escolar: características importantes na compreensão das manifestações de agressividade. pt_BR
dc.date.issued 2012
dc.description.abstract It is present here the results of a survey conducted at a regular school of education in the city of Cajazeiras – PB, having as purposes to examine whether and how the context of the classroom helps students to express aggression in the school environment in the early years of basic education; which aspects of school organization influence the dissatisfaction of the students and that this dissatisfaction contributes to such manifestations occur in this school, besides these goals also look at what is to be a teacher for the professorate institution researched. As a theoretical base, we chose to support this work with the quotations of AQUINAS (1996, 2002), which brings a lot of important information for the understanding of the relationships within the school. We seek also the connection with the quotations of CARVALHO (2009) on the meanings attributed by the students to the school area, and others have studied the contributions of SOUSA (2006) that analyzes the problem of aggression in schools. The methods and techniques used were: observation of everyday school; intervention (training period); semi-structured questionnaire and Test of Free Word Association (TFWA) applied to students and teachers. The results show that there is a possible mismatch in the sense attributed to the educational act among the people researched. For teachers the meaning given for being a teacher is guided in a dimension where the affective category, specifically, love prevails under categories: ethical, evaluative and cognitive. For pupils, school is a place of affection, but mostly it is a place of study. This leads us to infer that this mismatch enables the manifestations of aggression in school life from pupils. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10262
dc.date.accessioned 2019-12-17T16:17:13Z
dc.date.available 2019-12-17
dc.date.available 2019-12-17T16:17:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Organização Escolar - percepção de alunos e professores pt_BR
dc.subject Psicologia Educacional pt_BR
dc.subject Espaço escolar - manifestações de agressividade pt_BR
dc.subject Educação básica pt_BR
dc.subject Agressividade na escola pt_BR
dc.subject Insatisfação escolar pt_BR
dc.subject School organization-perception of students and teachers pt_BR
dc.subject Educational psychology pt_BR
dc.subject School space - manifestations of aggressiveness pt_BR
dc.subject Basic education pt_BR
dc.subject Aggressiveness at school pt_BR
dc.subject School dissatisfaction pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator GALDINO, Wennia Mota.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative School context analysis: characteristics important in understanding the manifestations of aggressiveness. pt_BR
dc.identifier.citation GALDINO, Wennia Mota. Análise do contexto escolar:características importantes na compreensão das manifestações de agressividade. 2012. 82f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta