dc.contributor.advisor1 |
SANTIAGO, Stella Marcia de Morais. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTIAGO, Stella M. de M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1977726452183817 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTOS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.description.resumo |
Diante das transformações que decorrem no contexto educacional, a gestão escolar
democrática vem se destacando, pois a cada dia se inova, num crescente processo de
evolução, tendo em vista o desenvolvimento organizacional da escola e de todos que
nela se inserem. A opção pelo estudo deu-se pela inquietação em pesquisar sobre a
Prática da Gestão escolar da Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª Frassinete
Bernardo, na cidade de São João do Rio do Peixe/Paraíba, tendo em vista, a necessidade
de uma reflexão crítica sobre uma das práticas de gestão vigentes neste município e
como os agentes educacionais inseridos em âmbito escolar a percebem e compreendem.
Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo, realizado com os sujeitos que compõe o
processo administrativo e pedagógico da escola, representados pelo gestor, o vice-
gestor, a secretária, a coordenadora pedagógica e três professores de turnos diferentes.
A análise obtida através da coleta de dados deu-se a partir da observação sistemática e a
aplicação de questionários. A verificação constatou-se que os sujeitos têm um
conhecimento básico sobre a gestão democrática e da sua importância no processo de
ensino aprendizagem. Constatou-se também que estes participam do processo
administrativo da escola através das tomadas de decisões. Esta pesquisa tem a finalidade
de mostrar a importância da gestão democrática no processo administrativo da escola e
suas contribuições para uma educação de qualidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A prática da gestão escolar com base nos princípios democráticos: uma experiência no Município de São João do Rio do Peixe - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.description.abstract |
With these transformations taking place in the educational context, the democratic
school management has been highlighted because every day it innovates in a growing
process of evolution, in view of the organizational development of the school and
everyone in it are inserted. The choice of study was due to the unrest in researching
Practice Management School at Escola Estadual de Ensino Fundamental Profª
Frassinete Bernardo, at São João do Rio do Peixe, Paraíba, in view of the need for a
critical reflection about one of management practices prevailing in this city and as
educational agents embedded in the school to realize and understand.This is a
qualitative research study conducted with the subjects that make up the administrative
and pedagogical school, the administrative sector, represented by the manager, vice
manager, secretary, educational coordinator and three teachers.The analysis obtained
through the data collection took place from systematic observation and
questionnaires.The verification it was found that the subjects have a basic understanding
of democratic management and its importance in teaching learning process.It was also
found that those participating in the administrative process through the school choice
decisions.This research aims to show the importance of democratic management in the
administrative process of the school and its contributions to quality education. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10264 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-17T16:37:21Z |
|
dc.date.available |
2019-12-17 |
|
dc.date.available |
2019-12-17T16:37:21Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Administração escolar |
pt_BR |
dc.subject |
Gestão democrática |
pt_BR |
dc.subject |
Participação |
pt_BR |
dc.subject |
School administration |
pt_BR |
dc.subject |
Democratic management |
pt_BR |
dc.subject |
Participation |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Luzia Batista de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The practice of school management based on democratic principles: an experience in the city of. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Luzia Batista de. A prática da gestão escolar com base nos princípios democráticos: uma experiência no município de São João do Rio do Peixe - PB. 2012. 66f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
pt_BR |