dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, Maria Janete de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.description.resumo |
O estudo tem por tema: Dificuldades de aprendizagem da leitura: problemática no
contexto da sala de aula. Como objetivo geral: Conhecer as principais dificuldades
relacionadas à aprendizagem da leitura em sala de aula. E objetivos específicos:
Identificar os principais aspectos que interferem no processo de aprendizagem da
leitura pelos alunos que estão nos Iniciais do Ensino Fundamental; Analisar de que
forma as metodologias pedagógicas utilizadas pelos professores, podem levar os
alunos a desenvolverem o gosto pela leitura; Observar se a leitura é utilizada de
maneira prazerosa no cotidiano escolar; Esta pesquisa buscou entender como se da
o processo da leitura nos anos Iniciais do Ensino Fundamental, para sua concretude
se fez necessário à utilização de um método específico que atendeu as
necessidades postos nos objetivos, ou seja, que operacionalizou de maneira
contemplativa a pesquisa. O estudo de caso proporcionou uma visão mais ampla do
cotidiano escolar, além de trazer conhecimentos e contribuir para a mudança do fato
estudado. Os dados foram coletados na E. E. E. F. Dom Moises Coelho, Centro
Cajazeiras – PB. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos e professores. Sendo 32
alunos da referida escola, divididos entre o 1º, 2º, 3° e 4º ano do Ensino
Fundamental. E ainda quatro educadoras das turmas citadas anteriormente. Para
coleta de dados utilizou-se a observação sistemática. Desta forma, o período de
observação se deu permitindo assim um contato pessoal e estreito com o fenômeno
pesquisado. Foi utilizado também, como instrumento de pesquisa para o
levantamento de dados, o questionário individual e estruturado, sendo este um
conjunto de questões, ordenadamente ditas, que se propõem a levantar
conhecimentos registrados por partes dos sujeitos pesquisados, com o intuito de
avaliar a opinião dos mesmos sobre o tema em estudo. Um somatório de fatores,
conforme foi demonstrado neste trabalho pode ser considerada a causa da
dificuldade de leitura apresentada pelos alunos dos anos Iniciais do Ensino
Fundamental. Deste modo, a solução do problema não é algo que se possa dizer
simples, mas que, no entanto se faz decorrer por complicação. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Dificuldades de aprendizagem da leitura:problemática no contexto da sala de aula. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.description.abstract |
The study has the theme: Difficulties in learning to read: problematic in the context of
the classroom. As a general objective: To identify the main difficulties related to
learning to read in the classroom. The specific objectives: Analyze how the teaching
methodologies used by teachers can lead students to develop a love for reading;
Observe the difficulties experienced by students in the process of learning to read in
school life; analyze the main aspects that affect the learning process in reading of
students who are in the early grades of elementary school; Observe if the reading is
used so pleasant in daily school; This research sought to understand as of the
reading process in the early Initials Elementary School, for its concrete was required
to use a specific method that met the requirements placed on goals, namely that
operationalized contemplatively research. The research of qualitative nature gave us
a broader view of everyday school life, besides bringing knowledge and contribute to
the change of studied fact. Data will be collected on E. E. E. F. Don Moises Coelho,
Cajazeiras Center - PB. The research subjects are students and teachers. Being 32
students of that school, divided between the 1st, 2nd, 3rd and 4th year of elementary
school. And also four teachers of the classes mentioned above. For data collection
we used systematic observation. Thus, the observation period took place in a
controlled and systematic, allowing personal contact and narrow with the studied
phenomenon. It was also used as a research tool for data collection, the individual
questionnaire and structured, which is a set of issues, neatly told, they propose to
raise knowledge recorded in parts of the subjects studied, in order to assess opinion
the same on the topic under study. The sum of factors, as demonstrated in this work
can be considered the cause of reading difficulty presented by the students of the
early years of elementary school. Thus, the solution is not something you can say
simple, but which nevertheless is made by over complication.
. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10265 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-17T17:08:13Z |
|
dc.date.available |
2019-12-17 |
|
dc.date.available |
2019-12-17T17:08:13Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Cidadania |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Citizenship |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LIMA, Edivania Alexandre de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading learning difficulties: problematic in the classroom context. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LIMA, Edivania Alexandre de. Dificuldades de aprendizagem da leitura: problemática no contexto da sala de aula. 2012. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
pt_BR |