DSpace/Manakin Repository

Dificuldades de aprendizagem da leitura:problemática no contexto da sala de aula.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, Maria Janete de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.description.resumo O estudo tem por tema: Dificuldades de aprendizagem da leitura: problemática no contexto da sala de aula. Como objetivo geral: Conhecer as principais dificuldades relacionadas à aprendizagem da leitura em sala de aula. E objetivos específicos: Identificar os principais aspectos que interferem no processo de aprendizagem da leitura pelos alunos que estão nos Iniciais do Ensino Fundamental; Analisar de que forma as metodologias pedagógicas utilizadas pelos professores, podem levar os alunos a desenvolverem o gosto pela leitura; Observar se a leitura é utilizada de maneira prazerosa no cotidiano escolar; Esta pesquisa buscou entender como se da o processo da leitura nos anos Iniciais do Ensino Fundamental, para sua concretude se fez necessário à utilização de um método específico que atendeu as necessidades postos nos objetivos, ou seja, que operacionalizou de maneira contemplativa a pesquisa. O estudo de caso proporcionou uma visão mais ampla do cotidiano escolar, além de trazer conhecimentos e contribuir para a mudança do fato estudado. Os dados foram coletados na E. E. E. F. Dom Moises Coelho, Centro Cajazeiras – PB. Os sujeitos da pesquisa foram os alunos e professores. Sendo 32 alunos da referida escola, divididos entre o 1º, 2º, 3° e 4º ano do Ensino Fundamental. E ainda quatro educadoras das turmas citadas anteriormente. Para coleta de dados utilizou-se a observação sistemática. Desta forma, o período de observação se deu permitindo assim um contato pessoal e estreito com o fenômeno pesquisado. Foi utilizado também, como instrumento de pesquisa para o levantamento de dados, o questionário individual e estruturado, sendo este um conjunto de questões, ordenadamente ditas, que se propõem a levantar conhecimentos registrados por partes dos sujeitos pesquisados, com o intuito de avaliar a opinião dos mesmos sobre o tema em estudo. Um somatório de fatores, conforme foi demonstrado neste trabalho pode ser considerada a causa da dificuldade de leitura apresentada pelos alunos dos anos Iniciais do Ensino Fundamental. Deste modo, a solução do problema não é algo que se possa dizer simples, mas que, no entanto se faz decorrer por complicação. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Dificuldades de aprendizagem da leitura:problemática no contexto da sala de aula. pt_BR
dc.date.issued 2012
dc.description.abstract The study has the theme: Difficulties in learning to read: problematic in the context of the classroom. As a general objective: To identify the main difficulties related to learning to read in the classroom. The specific objectives: Analyze how the teaching methodologies used by teachers can lead students to develop a love for reading; Observe the difficulties experienced by students in the process of learning to read in school life; analyze the main aspects that affect the learning process in reading of students who are in the early grades of elementary school; Observe if the reading is used so pleasant in daily school; This research sought to understand as of the reading process in the early Initials Elementary School, for its concrete was required to use a specific method that met the requirements placed on goals, namely that operationalized contemplatively research. The research of qualitative nature gave us a broader view of everyday school life, besides bringing knowledge and contribute to the change of studied fact. Data will be collected on E. E. E. F. Don Moises Coelho, Cajazeiras Center - PB. The research subjects are students and teachers. Being 32 students of that school, divided between the 1st, 2nd, 3rd and 4th year of elementary school. And also four teachers of the classes mentioned above. For data collection we used systematic observation. Thus, the observation period took place in a controlled and systematic, allowing personal contact and narrow with the studied phenomenon. It was also used as a research tool for data collection, the individual questionnaire and structured, which is a set of issues, neatly told, they propose to raise knowledge recorded in parts of the subjects studied, in order to assess opinion the same on the topic under study. The sum of factors, as demonstrated in this work can be considered the cause of reading difficulty presented by the students of the early years of elementary school. Thus, the solution is not something you can say simple, but which nevertheless is made by over complication. . pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10265
dc.date.accessioned 2019-12-17T17:08:13Z
dc.date.available 2019-12-17
dc.date.available 2019-12-17T17:08:13Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Cidadania pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Citizenship pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LIMA, Edivania Alexandre de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Reading learning difficulties: problematic in the classroom context. pt_BR
dc.identifier.citation LIMA, Edivania Alexandre de. Dificuldades de aprendizagem da leitura: problemática no contexto da sala de aula. 2012. 54f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta