DSpace/Manakin Repository

As práticas avaliativas e suas implicações para o desenvolvimento cognitivo do educando.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, D. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.
dc.contributor.referee2 FEITOSA , Belijane Marques.
dc.description.resumo O trabalho As práticas avaliativas e suas implicações para o desenvolvimento cognitivo do educando tem o propósito de conhecer as práticas avaliativas do educador do 4°Ano e as contribuições que a mesma tem para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem. Com esta linha de pensamento, a pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental Manoel Mendes, localizada na cidade de Nazarezinho - PB e teve como sujeitos participativos, o professor e os seus alunos do 4°Ano. O objetivo central da pesquisa é meditar durante as práticas avaliativas do professor os motivos que levaram os alunos do Ensino Fundamental a não desenvolverem suas aptidões cognitivas. A abordagem metodológica utilizada na pesquisa foi a quanti-qualitativa. Trata-se de uma pesquisa de campo, destacando o estudo de caso e a pesquisa exploratória. Utilizou-se como instrumentos de coleta de dados o questionário e a observação. A coleta de dados foi enriquecida teoricamente com a concepção de alguns autores, como por exemplo: Jussara Hoffmann (2009), Pedro Demo (2005), Maria Tereza Esteban (2010) e entre outros. A partir do estudo sobre a avaliação percebe-se com os resultados obtidos que ela ainda nos dias atuais vem sendo realizada de forma limitada e não atende as dificuldades dos alunos. Enfim, cabe aos professores considerar a avaliação como ferramenta importantíssima para os auxiliar no ensino. A avaliação tem como função formar o aluno para a vida e não levá-lo ao fracasso escolar. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title As práticas avaliativas e suas implicações para o desenvolvimento cognitivo do educando. pt_BR
dc.date.issued 2012
dc.description.abstract The work, evaluation practices and their implications for the learner´s cognitive development have the purpose of knowing the educator's evaluation practices of the 4 th year and the contributions that the same has to strengthen the teaching-learning process. With this line of thinking, the research was developed at the Fundamental Teaching State School Manoel Mendes, located in Nazarezinho City - PB and had as participating subjects, the teacher and his students from the 4th year. The central objective of the research is to meditate during the teacher's evaluation practices, the reasons that took the students of the Fundamental Teaching not to develop their cognitive skills. The methodological approach used in the research was quantitative and qualitative. This is a field research, highlighting the case study and exploratory research. It was used as instruments of data collection questionnaire and observation. The data collection was enriched theoretically with the design of some authors, such as: Jussara Hoffmann (2009), Pedro Demo (2005), Maria Teresa Esteban (2010) among others. Starting from the study about evaluation, it is noticed with the obtained results, that it still is being held in the current days on a limited way and assist the students' difficulties. Anyway, it is up to teachers to consider the evaluation as very important tool to assist them in teaching. The evaluation has as function to train students for life and not take them to school failure. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10266
dc.date.accessioned 2019-12-17T17:22:55Z
dc.date.available 2019-12-17
dc.date.available 2019-12-17T17:22:55Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Professor pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Aluno pt_BR
dc.subject Teacher pt_BR
dc.subject Evaluation pt_BR
dc.subject Student pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator DIAS, Carliane Mendes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Evaluative practices and their implications for the cognitive development of the student. pt_BR
dc.identifier.citation DIAS, Carliane Mendes. As práticas avaliativas e suas implicações para o desenvolvimento cognitivo do educando. 2012. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta