dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTIAGO, Stella Márcia de Morais. |
|
dc.contributor.referee2 |
FEITOSA , Belijane Marques. |
|
dc.description.resumo |
O trabalho As práticas avaliativas e suas implicações para o desenvolvimento cognitivo
do educando tem o propósito de conhecer as práticas avaliativas do educador do 4°Ano e as
contribuições que a mesma tem para fortalecer o processo de ensino-aprendizagem. Com esta
linha de pensamento, a pesquisa foi desenvolvida na Escola Estadual de Ensino Fundamental
Manoel Mendes, localizada na cidade de Nazarezinho - PB e teve como sujeitos
participativos, o professor e os seus alunos do 4°Ano. O objetivo central da pesquisa é
meditar durante as práticas avaliativas do professor os motivos que levaram os alunos do
Ensino Fundamental a não desenvolverem suas aptidões cognitivas. A abordagem
metodológica utilizada na pesquisa foi a quanti-qualitativa. Trata-se de uma pesquisa de
campo, destacando o estudo de caso e a pesquisa exploratória. Utilizou-se como instrumentos
de coleta de dados o questionário e a observação. A coleta de dados foi enriquecida
teoricamente com a concepção de alguns autores, como por exemplo: Jussara Hoffmann
(2009), Pedro Demo (2005), Maria Tereza Esteban (2010) e entre outros. A partir do estudo
sobre a avaliação percebe-se com os resultados obtidos que ela ainda nos dias atuais vem
sendo realizada de forma limitada e não atende as dificuldades dos alunos. Enfim, cabe aos
professores considerar a avaliação como ferramenta importantíssima para os auxiliar no
ensino. A avaliação tem como função formar o aluno para a vida e não levá-lo ao fracasso
escolar. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
As práticas avaliativas e suas implicações para o desenvolvimento cognitivo do educando. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.description.abstract |
The work, evaluation practices and their implications for the learner´s cognitive
development have the purpose of knowing the educator's evaluation practices of the 4
th
year and the contributions that the same has to strengthen the teaching-learning process. With
this line of thinking, the research was developed at the Fundamental Teaching State School
Manoel Mendes, located in Nazarezinho City - PB and had as participating subjects, the
teacher and his students from the 4th year. The central objective of the research is to meditate
during the teacher's evaluation practices, the reasons that took the students of the Fundamental
Teaching not to develop their cognitive skills. The methodological approach used in the
research was quantitative and qualitative. This is a field research, highlighting the case study
and exploratory research. It was used as instruments of data collection questionnaire and
observation. The data collection was enriched theoretically with the design of some authors,
such as: Jussara Hoffmann (2009), Pedro Demo (2005), Maria Teresa Esteban (2010) among
others. Starting from the study about evaluation, it is noticed with the obtained results, that it
still is being held in the current days on a limited way and assist the students' difficulties.
Anyway, it is up to teachers to consider the evaluation as very important tool to assist them in
teaching. The evaluation has as function to train students for life and not take them to school
failure. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10266 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-17T17:22:55Z |
|
dc.date.available |
2019-12-17 |
|
dc.date.available |
2019-12-17T17:22:55Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Professor |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject |
Aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluation |
pt_BR |
dc.subject |
Student |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DIAS, Carliane Mendes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Evaluative practices and their implications for the cognitive development of the student. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DIAS, Carliane Mendes. As práticas avaliativas e suas implicações para o desenvolvimento cognitivo do educando. 2012. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
pt_BR |