dc.creator.ID |
BARROS, Euclides Ferreira. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2223755424588247 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
VIDEIRA, Piedade Lino. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
VIDEIRA, Piedade L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4269580489108934 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Risomar Alves dos. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.description.resumo |
A presente monografia intitulada: A Arte como Facilitadora de Aprendizagem no
Programa Mais Educação, é fruto de uma pesquisa realizada na Escola Estadual Dom
Moisés Coelho, na cidade de Cajazeiras- PB, durante o primeiro semestre do ano de
2012 e fundamentada nos preceitos teóricos da arte como ferramenta importante para o
universo educacional. O estudo foi desenvolvido com os objetivos de analisar como as
atividades artísticas estavam sendo ministradas no Programa Mais Educação na referida
escola, bem como investigar se os monitores que ministram as oficinas de Artes têm
formação e/ou qualificação na área; ainda observar se o Programa Mais Educação,
como atividade extraclasse, possui suporte de materiais pedagógicos para o
desenvolvimento das atividades artísticas na escola e, por fim, analisar se os conteúdos
trabalhados nas oficinas de Artes contribuem ou não para o desenvolvimento do
aprendizado dos estudantes em sala de aula. A abordagem metodológica da investigação
é de natureza qualitativa e baseada nos princípios da pesquisa descritiva e explicativa,
respectivamente. Tais princípios permitiram descrever as características do fenômeno
em estudo, assim como interpretá-lo devidamente. Vale ressaltar que, durante a coleta
dos dados, o pesquisador não interferiu e tampouco modificou a realidade estudada, do
contrário, este trabalho perderia sua validade. Sendo assim, procurei esclarecer quais
fatores podem contribuir de alguma forma, para a ocorrência da problemática de estudo.
A coleta de informações foi realizada por meio de questionário, entrevista e observação.
No que tange aos resultados, a pesquisa revelou que os monitores selecionados como
facilitadores das oficinas de teatro, dança, capoeira e banda de fanfarra são autodidatas.
Constatei, portanto, que o programa não oferece formação aos seus monitores. Estes,
por sua vez, recebem material didático-pedagógico disponibilizado pelo programa para
o desenvolvimento das aulas a serem ministradas. No que diz respeito ao espaço físico,
verifiquei que a escola necessita de novas instalações para o devido desenvolvimento
das oficinas de teatro e dança. Quanto aos professores e estudantes, estes, reconhecem
os inúmeros aprendizados que o ensino de Artes pode proporcionar aos educandos, os
quais, por conseguinte, refletem positivamente sobre o desempenho intelectual, social,
atitudinal e comportamental a eles mesmos atribuídos tanto em sala, quanto em suas
vidas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A arte como facilitadora da aprendizagem no programa mais educação. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.description.abstract |
This work aims to demonstrate information about how arose the teaching of arts in
Brazil, emphasizing the historical moments and topical; observing the Teaching of Art
under the Law 9394/96, to promote the cultural development of students. Being the
apex the foundation of the PROGRAMA MAIS EDUGAÇAO, to implement in
Brazilian public schools a new curriculum with Integral education. To achieve the
objectives a research was done in the EACOLA ESTADUAL DE ENSINO
FUNDAMENTAL DOM MOISES COELHO. Having relevance the art and culture
macrocampo where it develops: theatre, music, dance and capoeira. Observing the
student‟s teaching and learning in the artistic field, as well as identifying the teaching.
The methodology was through a specific questionnaire to each participant, resulting in a
research oral and recorded. With this study, was characterized that the school offers its
students and teachers, the opportunity to act as active and participating subjects in the
specific artistic range, fulfilling thus, an encyclopedia of learning that art offers.
Therefore, can be considering that the Art is, undoubtedly, a broad path for several
forms of learning and so their powerful tools must be thorough in education. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10273 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-18T08:52:16Z |
|
dc.date.available |
2019-12-18 |
|
dc.date.available |
2019-12-18T08:52:16Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Arte/Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Programa Mais Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem Discente |
pt_BR |
dc.subject |
Art / Education |
pt_BR |
dc.subject |
More Education Program |
pt_BR |
dc.subject |
Student Learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
BARROS, Euclides Ferreira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Art as a facilitator of learning in the more education program. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
BARROS, Euclides Ferreira. A arte como facilitadora da aprendizagem no programa mais educação. 2012. 64f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
pt_BR |