dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, Maria Janete de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CUNHA, Ane Cristine Hermínio. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.description.resumo |
O trabalho intitulado: A prática de leitura no ambiente escolar e suas contribuições
para o aprendizado dos educandos nos anos iniciais do ensino fundamental teve
como objetivo analisar como a prática de leitura no ambiente escolar pode contribuir
para o aprendizado dos educandos nos anos iniciais do ensino fundamental,
observando como os professores desenvolvem, metodologicamente, suas práticas
de leitura em ambiente escolar, verificando como as metodologias utilizadas pelos
educadores, orientam os educandos em seus hábitos de leituras e analisando como
a relação professor/aluno interfere no processo de aprendizagem da leitura. Foram
abordados conceitos sobre o que é leitura baseado em autores como: MARTINS
(1994), MOURA (2008) e SOLE (1998), através de um breve histórico sobre sua
evolução na sociedade, pautado em alguns métodos que podem ser utilizados pelos
educadores em suas aulas de leitura. O enfoque metodológico se deu a partir do
estudo de caso e dividiu-se entre a observação sistemática e o questionário aplicado
a alunos e educadores. Analisou-se o significado das indagações realizadas,
comparando-os com a realidade observada no decorrer das aulas, procurando
compreender melhor os aspectos envolvidos no processo da aprendizagem de
leitura. Diante disto concluiu-se que duas das educadoras desenvolvem em suas
aulas atividades que interagem os alunos, procurando envolvê-los com o mundo da
leitura de forma divertida e atraente. Porém duas delas, ainda, trabalham com a
leitura silenciosa e avulsa o que, na minha concepção, não trará contribuição para
os alunos no sentido de despertar o prazer pelas aulas e pela leitura. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A prática de leitura no ambiente escolar e suas contribuições para o aprendizado dos educandos nos anos iniciais do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.description.abstract |
The paper entitled: The practice of reading in the school environment and their
contributions to the learning of students in the early years of elementary school
aimed to examine how the practice of reading in the school environment can
contribute to the learning of students in the early years of elementary school,
observing how teachers develop methodologically their reading practices in the
school environment, such as checking the methodologies used by educators, guiding
the students in their habits of reading and analyzing how the teacher/student
relationship interferes with the process of learning to read. We discussed concepts
about what reading is based on authors as: MARTINS (1994), Moura (2008) and
SOLE (1998), through a brief history of its evolution in society, based on some
methods that can be used by educators in their reading classes. The methodological
approach was made from the case study and divided between systematic
observation and questionnaire administered to students and educators. Was
analyzed the significance of inquiries made by comparing them with the reality
observed during classes, seeking to better understand the issues involved in the
process of learning to read. Before this it was concluded that two of the teachers in
their classrooms develop activities that students interact, trying to engage them with
the world of reading in a fun and appealing. But two of them also work with silent
reading and spare what, in my view, will not contribute to the students in order to
awaken the pleasure and reading for classes. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10275 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-18T09:15:25Z |
|
dc.date.available |
2019-12-18 |
|
dc.date.available |
2019-12-18T09:15:25Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Educadores |
pt_BR |
dc.subject |
Educandos |
pt_BR |
dc.subject |
Reading Practices |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Educators |
pt_BR |
dc.subject |
Learners |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Gisene Cosmo de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The practice of reading in the school environment and its contributions to the learning of students in the early years of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Gisene Cosmo de. A prática de leitura no ambiente escolar e suas contribuições para o aprendizado dos educandos nos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
pt_BR |