dc.creator.ID |
ALENCAR, G. R. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/8955252088673394 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAUJO, E. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6839150263503872 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FERNANDES, Hercília Maria. |
|
dc.contributor.referee2 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem como objetivo analisar o planejamento do ensino dentro da
instituição escolar, como este se desenvolve e também como os docentes o percebem. Busca
compreender como o processo reflexivo pode contribuir para o desenvolvimento do
planejamento e como e se acontece o coletivismo na realização deste e quais as principais
dificuldades enfrentadas pelos docentes na construção do mesmo. Para a coleta de dados desta
pesquisa foram utilizadas a observação participativa e o questionário. Ao analisar os dados
coletados pode-se dividir este trabalho em três capítulos:prática reflexiva: contribuições para
o desenvolvimento do planejamento do ensino, contexto escolar: planejamento uma ação
necessária para a educação na atualidade e compreendendo e discutindo o planejamento
reflexivo pela ótica docente. Os resultados obtidos revelaram que os professores envolvidos
na pesquisa mostram-se dominar os conceitos envolvendo planejamento de ensino e reflexão
no planejamento, no entanto mesmo compreendendo claramente esta relação não a exercem
na prática, pois não planejam coletivamente nem utilizam da reflexão como contribuinte para
o desenvolvimento do planejamento e também que os docentes acabam em inúmeras
situações se tornando alienados e perdendo a liberdade criativa no ato de planejar. Evidencio
que este trabalho é de grande importância para todos que realizam planejamento, mostrando
que este é importante e indispensável ao trabalho docente e que os mesmos estão fazendo mal
uso do mesmo, pois mesmo o compreendendo em sua essência não o desenvolvem tal qual
seu entendimento gerando uma dicotomia entre o discurso e a prática vivenciada, serve como
uma alerta e também como abrir portas para mostrar a realidade da escola que se distancia
muitas vezes do que pensamos e idealizamos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Planejamento do ensino: contribuições para a práxis do professor reflexivo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012-10-23 |
|
dc.description.abstract |
The present work makes a reflection of the theme of the teaching planning, having as
objective to analyze as this educational action is accomplished in the teaching institution in
Pombal City - PB. This analysis implicates to understand the development of the planning as
well as the teachers' perception on the same. The teaching planning is characterized as
indispensable element of the teaching process that makes possible to the teacher a reflection
of his practice. In that way the research, looked for to understand as the reflexive process can
contribute for the development of the planning in the school, and if happens the collectivism
in the accomplishment of this. Identifying which the main difficulties faced by the teachers in
the construction of the same. For the collection of data of this research they were used as
resource methodological readings that approach the theme, the participative observation and
the questionnaire. The obtained results revealed that the teachers involved in the research
demonstrate to dominate the concepts involving teaching planning and reflection, however,
same understanding this relationship clearly to the research reveals important data as the
action in practice, because the deficiency of a collective planning and the absence of the
reflection as contributor for the development of the it are present actions in this local context
of the research. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10276 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-18T09:16:18Z |
|
dc.date.available |
2019-12-18 |
|
dc.date.available |
2019-12-18T09:16:18Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Planejamento |
pt_BR |
dc.subject |
Reflexão |
pt_BR |
dc.subject |
Discurso - Prática |
pt_BR |
dc.subject |
Planning |
pt_BR |
dc.subject |
Reflection |
pt_BR |
dc.subject |
Speech - Practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALENCAR, Geane Rariany Fernandes. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching planning: contributions to reflexive teacher's praxis. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALENCAR, Geane Rariany Fernandes. Planejamento do ensino: contribuições para a práxis do professor reflexivo. 2012. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
pt_BR |