DSpace/Manakin Repository

Planejamento do ensino: contribuições para a práxis do professor reflexivo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ALENCAR, G. R. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8955252088673394 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.advisor1ID ARAUJO, E. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6839150263503872 pt_BR
dc.contributor.referee1 FERNANDES, Hercília Maria.
dc.contributor.referee2 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.description.resumo O presente trabalho tem como objetivo analisar o planejamento do ensino dentro da instituição escolar, como este se desenvolve e também como os docentes o percebem. Busca compreender como o processo reflexivo pode contribuir para o desenvolvimento do planejamento e como e se acontece o coletivismo na realização deste e quais as principais dificuldades enfrentadas pelos docentes na construção do mesmo. Para a coleta de dados desta pesquisa foram utilizadas a observação participativa e o questionário. Ao analisar os dados coletados pode-se dividir este trabalho em três capítulos:prática reflexiva: contribuições para o desenvolvimento do planejamento do ensino, contexto escolar: planejamento uma ação necessária para a educação na atualidade e compreendendo e discutindo o planejamento reflexivo pela ótica docente. Os resultados obtidos revelaram que os professores envolvidos na pesquisa mostram-se dominar os conceitos envolvendo planejamento de ensino e reflexão no planejamento, no entanto mesmo compreendendo claramente esta relação não a exercem na prática, pois não planejam coletivamente nem utilizam da reflexão como contribuinte para o desenvolvimento do planejamento e também que os docentes acabam em inúmeras situações se tornando alienados e perdendo a liberdade criativa no ato de planejar. Evidencio que este trabalho é de grande importância para todos que realizam planejamento, mostrando que este é importante e indispensável ao trabalho docente e que os mesmos estão fazendo mal uso do mesmo, pois mesmo o compreendendo em sua essência não o desenvolvem tal qual seu entendimento gerando uma dicotomia entre o discurso e a prática vivenciada, serve como uma alerta e também como abrir portas para mostrar a realidade da escola que se distancia muitas vezes do que pensamos e idealizamos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Planejamento do ensino: contribuições para a práxis do professor reflexivo. pt_BR
dc.date.issued 2012-10-23
dc.description.abstract The present work makes a reflection of the theme of the teaching planning, having as objective to analyze as this educational action is accomplished in the teaching institution in Pombal City - PB. This analysis implicates to understand the development of the planning as well as the teachers' perception on the same. The teaching planning is characterized as indispensable element of the teaching process that makes possible to the teacher a reflection of his practice. In that way the research, looked for to understand as the reflexive process can contribute for the development of the planning in the school, and if happens the collectivism in the accomplishment of this. Identifying which the main difficulties faced by the teachers in the construction of the same. For the collection of data of this research they were used as resource methodological readings that approach the theme, the participative observation and the questionnaire. The obtained results revealed that the teachers involved in the research demonstrate to dominate the concepts involving teaching planning and reflection, however, same understanding this relationship clearly to the research reveals important data as the action in practice, because the deficiency of a collective planning and the absence of the reflection as contributor for the development of the it are present actions in this local context of the research. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10276
dc.date.accessioned 2019-12-18T09:16:18Z
dc.date.available 2019-12-18
dc.date.available 2019-12-18T09:16:18Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Planejamento pt_BR
dc.subject Reflexão pt_BR
dc.subject Discurso - Prática pt_BR
dc.subject Planning pt_BR
dc.subject Reflection pt_BR
dc.subject Speech - Practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALENCAR, Geane Rariany Fernandes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching planning: contributions to reflexive teacher's praxis. pt_BR
dc.identifier.citation ALENCAR, Geane Rariany Fernandes. Planejamento do ensino: contribuições para a práxis do professor reflexivo. 2012. 59f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta