DSpace/Manakin Repository

A importância da tecnologia da informação e comunicação nas práticas docente e na aprendizagem discente.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SOUSA, Francisco das Chagas de Loiola.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, F. C. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5916201171567416 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.
dc.description.resumo Este trabalho tenciona contribuir com o debate sobre a importância e os benefícios da tecnologia da informação e comunicações nas práticas docentes e na aprendizagem discente. Este texto constitui parte de empreendimento investigativo do trabalho de conclusão de curso. O interesse pela temática se justifica pelo fato das tecnologias da informação e comunicação desencadearem diversos conhecimentos de vários lugares para informar às pessoas que estão dentro e fora das instituições que vivem em sociedade, organizadas pelo homem. Essa interação entre homens e máquinas conectados a internet desencadeiam varias informações, tornado o universo epistemológico ainda mais infinito de saberes e denominando a sociedade atual de sociedade do conhecimento. Pois as exigências do capitalismo vêm propondo aos indivíduos mais conhecimentos científicos e técnicos para manusearem as máquinas diversificadas nos diversos aspectos: sociais, políticos, econômicos e educacionais. Por exemplo, os profissionais da educação sentem dificuldades em articular e requalificar os saberes transmitidos pelas tecnologias com os saberes curriculares. Diante disso, houve a necessidade de saber a opinião dos educadores entrevistados sobre a importância das TICs no processo ensino e aprendizagem. Entretanto o trabalho reflete e discute a respeito da necessidade de uma tecnologia utilizada para facilitar a prática docente, na qual o professor possa ser um mediador que orienta os discentes na utilização das TICs, ensinando-os a produzir e refletir os múltiplos saberes desencadeados pelas TICs. Trata – se de uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa cujo procedimento de coleta de dados foi a análise das entrevistas feitas para professores, técnicos e alunos. Conclui-se com mostra de gráficos fundamentados com teorias e com resultado das análises das pesquisas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A importância da tecnologia da informação e comunicação nas práticas docente e na aprendizagem discente. pt_BR
dc.date.issued 2012
dc.description.abstract This work intends to contribute to the debate about the importance and contribution of information technology and communications in teaching practices and student learning. This text is part of undertaking investigative work of completion. The interest for the theme is justified for the fact of information and communication technologies unchain diverse knowledge from various places to inform people who are in and out of institutions organized by man living in society. This interaction between men and machines connected to the internet unchain several information, becoming the epistemological universe even more infinite of knowledge and calling the human beings grouping of knowledge society. Then the demands of capitalism are proposing to individuals more scientific and technical knowledge for whipping diversified machines in several aspects: social, political, economic and educational. For example, education professionals find difficulties to articulate and upgrade the knowledge transmitted by technologies the curricular knowledge. Before that, it was necessary to know the views of educators interviewed about the importance of ICTs in teaching and learning process. However the work reflects and discusses about the need for a technology used to facilitate the teaching practice in which the teacher can be a facilitator who guides the students in the use of ICTs, teaching them to produce and reflect the multiple unchained knowledge by ICTs. This is an exploratory research of qualitative approach whose data collection procedure was the analysis from interviews done for teachers, coaches and students. It concludes with sample of graphics reasoned with theories and results of analysis of the research. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10278
dc.date.accessioned 2019-12-18T09:29:39Z
dc.date.available 2019-12-18
dc.date.available 2019-12-18T09:29:39Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject TICs pt_BR
dc.subject formação continuada pt_BR
dc.subject prática docente e aprendizagem discente pt_BR
dc.subject continuing education pt_BR
dc.subject teaching practice and student learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SILVA, Tarcio Tomaz da.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of information and communication technology in teaching practices and student learning. pt_BR
dc.identifier.citation SILVA, Tarcio Tomaz da. A importância da tecnologia da informação e comunicação nas práticas docente e na aprendizagem discente. 2012. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta