dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Francisco das Chagas de Loiola. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, F. C. L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5916201171567416 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTIAGO, Stella Márcia de Morais. |
|
dc.description.resumo |
Este trabalho tenciona contribuir com o debate sobre a importância e os benefícios da
tecnologia da informação e comunicações nas práticas docentes e na aprendizagem discente.
Este texto constitui parte de empreendimento investigativo do trabalho de conclusão de curso.
O interesse pela temática se justifica pelo fato das tecnologias da informação e comunicação
desencadearem diversos conhecimentos de vários lugares para informar às pessoas que estão
dentro e fora das instituições que vivem em sociedade, organizadas pelo homem. Essa
interação entre homens e máquinas conectados a internet desencadeiam varias informações,
tornado o universo epistemológico ainda mais infinito de saberes e denominando a sociedade
atual de sociedade do conhecimento. Pois as exigências do capitalismo vêm propondo aos
indivíduos mais conhecimentos científicos e técnicos para manusearem as máquinas
diversificadas nos diversos aspectos: sociais, políticos, econômicos e educacionais. Por
exemplo, os profissionais da educação sentem dificuldades em articular e requalificar os
saberes transmitidos pelas tecnologias com os saberes curriculares. Diante disso, houve a
necessidade de saber a opinião dos educadores entrevistados sobre a importância das TICs no
processo ensino e aprendizagem. Entretanto o trabalho reflete e discute a respeito da
necessidade de uma tecnologia utilizada para facilitar a prática docente, na qual o professor
possa ser um mediador que orienta os discentes na utilização das TICs, ensinando-os a
produzir e refletir os múltiplos saberes desencadeados pelas TICs. Trata – se de uma pesquisa
exploratória de abordagem qualitativa cujo procedimento de coleta de dados foi a análise das
entrevistas feitas para professores, técnicos e alunos. Conclui-se com mostra de gráficos
fundamentados com teorias e com resultado das análises das pesquisas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A importância da tecnologia da informação e comunicação nas práticas docente e na aprendizagem discente. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.description.abstract |
This work intends to contribute to the debate about the importance and contribution of
information technology and communications in teaching practices and student learning. This
text is part of undertaking investigative work of completion. The interest for the theme is
justified for the fact of information and communication technologies unchain diverse
knowledge from various places to inform people who are in and out of institutions organized
by man living in society. This interaction between men and machines connected to the
internet unchain several information, becoming the epistemological universe even more
infinite of knowledge and calling the human beings grouping of knowledge society. Then the
demands of capitalism are proposing to individuals more scientific and technical knowledge
for whipping diversified machines in several aspects: social, political, economic and
educational. For example, education professionals find difficulties to articulate and upgrade
the knowledge transmitted by technologies the curricular knowledge. Before that, it was
necessary to know the views of educators interviewed about the importance of ICTs in
teaching and learning process. However the work reflects and discusses about the need for a
technology used to facilitate the teaching practice in which the teacher can be a facilitator who
guides the students in the use of ICTs, teaching them to produce and reflect the multiple
unchained knowledge by ICTs. This is an exploratory research of qualitative approach whose
data collection procedure was the analysis from interviews done for teachers, coaches and
students. It concludes with sample of graphics reasoned with theories and results of analysis
of the research. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10278 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-18T09:29:39Z |
|
dc.date.available |
2019-12-18 |
|
dc.date.available |
2019-12-18T09:29:39Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
TICs |
pt_BR |
dc.subject |
formação continuada |
pt_BR |
dc.subject |
prática docente e aprendizagem discente |
pt_BR |
dc.subject |
continuing education |
pt_BR |
dc.subject |
teaching practice and student learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Tarcio Tomaz da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of information and communication technology in teaching practices and student learning. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Tarcio Tomaz da. A importância da tecnologia da informação e comunicação nas práticas docente e na aprendizagem discente. 2012. 70f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
pt_BR |