dc.creator.ID |
SANTOS, P. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6512090555131696 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Ednaura Almeida de. |
|
dc.contributor.referee2 |
FEITOSA , Belijane Marques. |
|
dc.description.resumo |
Neste estudo, acerca da Importância da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino
Fundamental, objetivou-se analisar as dificuldades de leitura e escrita no processo de
ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este estudo é baseado
numa pesquisa qualitativa, com tabulação de entrevistas que mostram as dificuldades de
aprendizagem dos educandos na cidade de Sousa-PB. Será visto um breve histórico da
leitura e da escrita e as relações entre professores e educandos destacando a importância da
leitura e da escrita, bem como caracterizando as práticas docentes. Este estudo teve como
princípio uma pesquisa exploratória junto a Escola Municipal de Ensino Fundamental
Sinhá Gadelha, Sousa-PB, seguido por uma entrevista com sujeitos que atuam no Ensino
Fundamental e por educandos que vivenciam na prática as dificuldades de leitura e escrita.
Foi observada a formação, o tempo do magistério dos professores, e como esses atuam em
sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apesar das transformações
ocorridas ao longo dos tempos, poucas mudanças ocorreram, pois muitos educadores ainda
estão agarrados a uma prática formalista e mecânica onde aprender a ler/escrever acaba
sendo para a maioria dos alunos algo enfadonho e obrigatório. Compete ao professor
enquanto mediador da aprendizagem fazer com que através da leitura e da escrita ocorra
novas perspectivas para o educando, a fim de que se torne um bom leitor expandindo seus
horizontes. Sendo assim para que a apropriação da leitura e da escrita tenha sucesso é
necessário que a escola retome o desenvolvimento de habilidades que corroborem com a
superação das dificuldades da leitura e da escrita. O que se pode concluir é que a leitura e a
escrita são pré-requisitos para as outras aprendizagens escolares, portanto, devem ser
priorizadas. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A importância da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
In this study, about the importance of reading and writing in the first years of elementary
school, we analyzed the difficult e sin reading and writing in the teaching and learning. This
study based on qualitative research interviews with tabulation showing the learning
difficulties of students in the city of Sousa-PB. Will see a brief history of reading and writing
and the relationships between teachers and students highlighting the importance of reading
and writing, as well as characterizing teaching practices. This study was an exploratory
principle at the Municipal School of Basic Education, Sinhá Gadelha, Sousa-PB, followed by
an interview with the subjects participating in Elementary Education and for students who
experience difficult is in the practice of reading and writing. Formation was observed, the
teaching time of teachers, and how these work in the class rooming the first years of
elementary school. Despite the changes occurring over time, few changes occurred because
many educators are still clinging to a mechanical and formalistic practice where learning to
read/write ends up being for most students something boring and obligatory. The teacher as
facilitator of learning make it through reading and writing open up new perspectives for the
students o that there a derby come shear writing and for the world to life and expanding your
horizons. So for the appropriation of reading and writing to succeed it is necessary for school
resume skills development corroborating overcoming the difficulties in reading and writing.
What can be concluded is that reading and writing are prerequisites for other school leanings
hold therefore be prioritized. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10279 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-18T09:33:42Z |
|
dc.date.available |
2019-12-18 |
|
dc.date.available |
2019-12-18T09:33:42Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Dificuldade de aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura e escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Professores e escola |
pt_BR |
dc.subject |
Learning disability |
pt_BR |
dc.subject |
Reading and writing |
pt_BR |
dc.subject |
Teachers and school |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SANTOS, Paula de Almeida. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The importance of reading and writing in the early years of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SANTOS, Paula de Almeida. A importância da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
pt_BR |