DSpace/Manakin Repository

A importância da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, P. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6512090555131696 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.advisor1ID SOUSA, D. S. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Ednaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 FEITOSA , Belijane Marques.
dc.description.resumo Neste estudo, acerca da Importância da leitura e da escrita nos anos iniciais do Ensino Fundamental, objetivou-se analisar as dificuldades de leitura e escrita no processo de ensino e aprendizagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Este estudo é baseado numa pesquisa qualitativa, com tabulação de entrevistas que mostram as dificuldades de aprendizagem dos educandos na cidade de Sousa-PB. Será visto um breve histórico da leitura e da escrita e as relações entre professores e educandos destacando a importância da leitura e da escrita, bem como caracterizando as práticas docentes. Este estudo teve como princípio uma pesquisa exploratória junto a Escola Municipal de Ensino Fundamental Sinhá Gadelha, Sousa-PB, seguido por uma entrevista com sujeitos que atuam no Ensino Fundamental e por educandos que vivenciam na prática as dificuldades de leitura e escrita. Foi observada a formação, o tempo do magistério dos professores, e como esses atuam em sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Apesar das transformações ocorridas ao longo dos tempos, poucas mudanças ocorreram, pois muitos educadores ainda estão agarrados a uma prática formalista e mecânica onde aprender a ler/escrever acaba sendo para a maioria dos alunos algo enfadonho e obrigatório. Compete ao professor enquanto mediador da aprendizagem fazer com que através da leitura e da escrita ocorra novas perspectivas para o educando, a fim de que se torne um bom leitor expandindo seus horizontes. Sendo assim para que a apropriação da leitura e da escrita tenha sucesso é necessário que a escola retome o desenvolvimento de habilidades que corroborem com a superação das dificuldades da leitura e da escrita. O que se pode concluir é que a leitura e a escrita são pré-requisitos para as outras aprendizagens escolares, portanto, devem ser priorizadas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A importância da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract In this study, about the importance of reading and writing in the first years of elementary school, we analyzed the difficult e sin reading and writing in the teaching and learning. This study based on qualitative research interviews with tabulation showing the learning difficulties of students in the city of Sousa-PB. Will see a brief history of reading and writing and the relationships between teachers and students highlighting the importance of reading and writing, as well as characterizing teaching practices. This study was an exploratory principle at the Municipal School of Basic Education, Sinhá Gadelha, Sousa-PB, followed by an interview with the subjects participating in Elementary Education and for students who experience difficult is in the practice of reading and writing. Formation was observed, the teaching time of teachers, and how these work in the class rooming the first years of elementary school. Despite the changes occurring over time, few changes occurred because many educators are still clinging to a mechanical and formalistic practice where learning to read/write ends up being for most students something boring and obligatory. The teacher as facilitator of learning make it through reading and writing open up new perspectives for the students o that there a derby come shear writing and for the world to life and expanding your horizons. So for the appropriation of reading and writing to succeed it is necessary for school resume skills development corroborating overcoming the difficulties in reading and writing. What can be concluded is that reading and writing are prerequisites for other school leanings hold therefore be prioritized. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10279
dc.date.accessioned 2019-12-18T09:33:42Z
dc.date.available 2019-12-18
dc.date.available 2019-12-18T09:33:42Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Dificuldade de aprendizagem pt_BR
dc.subject Leitura e escrita pt_BR
dc.subject Professores e escola pt_BR
dc.subject Learning disability pt_BR
dc.subject Reading and writing pt_BR
dc.subject Teachers and school pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Paula de Almeida.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The importance of reading and writing in the early years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Paula de Almeida. A importância da leitura e da escrita nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta