DSpace/Manakin Repository

O currículo participativo e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem escolar.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, F. J. L. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/0734589889255690 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Hercília Maria.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, Hercília M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5652804027020933 pt_BR
dc.contributor.referee1 LOPES, Wiama de Jesus Freitas.
dc.contributor.referee2 FEITOSA, Belijane Marques.
dc.description.resumo O currículo escolar, em muitas escolas brasileiras, apesar dos visíveis avanços, apresenta-se de forma descontextualizada, sem haver a interação entre escola e a comunidade escolar, como também entre os conhecimentos escolares e a cultura do educando. Considera-se que a realidade mencionada dificulta o processo de ensino e aprendizagem, tendo em vista que a partir da cultura e dos conhecimentos adquiridos socialmente o educando poderá desenvolver uma maior capacidade no que diz respeito à produção do conhecimento. O currículo participativo é um instrumento que possibilita a relação entre conhecimentos escolares, sociais e culturais do educando, almejando uma maior proximidade do conhecimento com a realidade do corpo discente, como também da realidade na qual a escola está inserida. Nesse sentido, neste trabalho apresentam-se algumas considerações sobre as contribuições do currículo participativo para a aprendizagem escolar, levando em conta os seguintes aspectos: as funções sociais da escola, os princípios da gestão democrática e da escola reflexiva, a promoção de um ensino de qualidade, as contribuições da cultura para a aprendizagem do educando, o trabalho coletivo e participativo na elaboração da proposta pedagógica e curricular da instituição. Tais discussões constituem a pesquisa bibliográfica desta monografia, cujos estudos norteiam-se por meio da seguinte indagação: “quais as contribuições que o currículo participativo oferece para a aprendizagem do educando?” Para buscar possíveis respostas para o questionamento, as discussões se desenvolvem, ao longo do trabalho, através de um aporte teórico reconhecido no campo do currículo e da gestão escolar. Além das referências bibliográficas, realizou-se um “estudo de caso” na E.E.E.F. Professora Frassinete Bernardo, localizada na cidade de São João do Rio do Peixe-PB, envolvendo três professoras, quatro alunos, uma diretora e cinco pais de alunos. O trabalho apresenta-se dividido em três capítulos, sendo o primeiro, “Reflexões sobre currículo escolar” que trata da conceitualização de currículo escolar e currículo participativo, como também, discute sobre o percurso histórico do currículo no Brasil. O segundo capítulo intitulado “O currículo e suas implicações no espaço escolar” se desenvolve a partir de discussões acerca da cultura, qualidade de ensino e organização escolar. O terceiro capítulo “A realidade escolar: compreendendo o currículo através da investigação” refere-se à análise das fontes fornecidas pelos sujeitos que participaram da investigação. A partir das análises das fontes fornecidas na escola lócus da pesquisa e do estudo bibliográfico, percebe-se que as discussões sobre a organização curricular permeiam a escola pesquisada. No entanto, ao longo das análises, evidencia-se que os resultados ainda se apresentam de maneira incipiente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title O currículo participativo e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem escolar. pt_BR
dc.date.issued 2012-10-29
dc.description.abstract The school curriculum in many schools in Brazil, despite visible progress, presents itself in a decontextualized, with no interaction between the school and the school community, but also between school knowledge and culture of the student. It is considered that the reality mentioned complicates the process of teaching and learning, in order that, from the culture and knowledge acquired socially the student can develop a greater capacity with regard to the production of knowledge. The curriculum is a participatory tool that allows the relationship between school knowledge, social and cultural rights of the student, aiming for a closer acquaintance with the reality of the student body, but also the reality in which the school is located. In this sense, this paper presents some considerations about the contributions of participatory curriculum for school learning, taking into account the following aspects: the social functions of the school, the principles of democratic management and reflective school, promoting a teaching quality, the contribution of culture to the student learning, collective work and participatory in the development of curricular and pedagogical institution. Such discussions are the literature of this monograph, which studies guide themselves through the following question: "what are the contributions that the curriculum provides for participatory learning and educating school organization?" To look for possible answers to the questioning, the discussions develop, throughout the work, through a theoretical recognized in the field of curriculum and school management. Besides the references, there was a "case study" in an ESE Professor Frassinete Bernardo, located in São João do Rio do Peixe-PB, involving three teachers, four students, one director and five parents. The work has been divided into three chapters, the first being, "Reflections on the school curriculum" which deals with the conceptualization of participatory curriculum and curriculum, but also discusses the historical background of the curriculum in Brazil. The second chapter entitled "The curriculum and its implications in the school" develops from discussions about culture, education quality and school organization. The third chapter "The school reality: understanding the curriculum through research" refers to the analysis of the sources provided by subjects who participated in the research. From the analysis of the sources provided in school locus of research and bibliographical study, one notices that the discussions about curriculum permeate the school studied. However, during the analysis, it is evident that the results still show any incipient. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10281
dc.date.accessioned 2019-12-18T10:17:53Z
dc.date.available 2019-12-18
dc.date.available 2019-12-18T10:17:53Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Currículo Participativo pt_BR
dc.subject Escola – funções sociais pt_BR
dc.subject Aprendizagem escolar pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem escolar pt_BR
dc.subject Participatory Curriculum pt_BR
dc.subject School - social functions pt_BR
dc.subject School learning pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem escolar pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Francisco Jonábio Lacerda dos.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The participatory curriculum and its contributions to the teaching and learning process. pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, Francisco Jonábio Lacerda dos. O currículo participativo e suas contribuições para o processo de ensino e aprendizagem escolar. 2012. 65f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta