dc.contributor.advisor1 |
AMARAL, Maria Gerlaine Belchior. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
AMARAL, M. G. B. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9799573547841899 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 |
VIDEIRA, Piedade Lino. |
|
dc.contributor.advisor-co1ID |
VIDEIRA, Piedade L. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/4269580489108934 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTOS, Elzanir dos. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Ednaura Almeida de. |
|
dc.description.resumo |
O estudo tem por tema: Leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. Como objetivo
geral: conhecer fatores que dificultam o hábito da leitura dos alunos nos anos iniciais do
ensino fundamental e como objetivos específicos: conhecer os fatores que dificultam a
leitura, que são externos à sala de aula; identificar os fatores que dificultam à prática da
leitura que são inerentes à metodologia utilizada pela professora e identificar os fatores
que dificultam a prática da leitura que são intrínsecos aos próprios alunos. Esta pesquisa
buscou entender como se dá o processo de leitura nos anos iniciais e quais as
dificuldades vivenciadas pelos professores e alunos. Para realização desse estudo, fez-se
necessário a utilização de um método específico que respondesse às necessidades postas
pelos objetivos. A pesquisa de campo proporcionou adentrar nesse contexto podendo
assim, estudá-lo e, além disso, contribuir para ampliar a visão acerca das questões aqui
levantadas, possibilitou ainda reflexões sobre o assunto, que esperamos vir a favorecer
mudanças no cotidiano escolar. Os dados foram coletados na E.M.E.I.F. Vitória
Bezerra, localizada no Bairro Alto Belo Horizonte, Cajazeiras-PB. Os sujeitos da
pesquisa foram oito alunos (quatro do terceiro ano e quatro do quarto ano), bem como
as duas professoras das referidas turmas. Utilizou-se a entrevista como instrumento de
coleta de dados, que oportunizou o contato direto com os sujeitos da pesquisa. A
investigação realizada permitiu conhecer fatores relacionados à dificuldade da leitura
que são inerentes aos alunos, à escola e a família. Entretanto, a análise não nos remeteu
a soluções precisas, mas é na reflexão desta que podemos buscar as soluções na parte
que cabe a cada um nesse processo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
The study has as theme: Reading in the initial years of elementary school. Its main goal
is: to know factors which hampers the reading habit of the students in the initial years of
elementary school and as specific goals: to know the factors which hamper reading,
which are external to the classroom; to identify the factors which hamper the reading
practice which are inherent to the methodology used by the teacher and to identify the
factors which hamper the reading practice which are intrinsic to the students
themselves. This research sought to understand how is the reading process in the initial
years and which are the difficulties lived by teachers and students. For the
accomplishment of this study, it was necessary the use of a specific method which
respond to the needs posed by the goals. The field research provided the insertion in this
context thus making it possible to study it, besides contributing to amplify the vision
about the issues raised here, it also made possible reflections about the subject, which
we expect to favor changes in the school daily life. The data were collected at
E.M.E.I.F. Vitória Bezerra, located at Alto Belo Horizonte, Cajazeiras, PB. The
research subjects were eight students (four from the third grade and four from the fourth
grade), as well as the two teachers from the aforementioned groups. It was utilized as
data collection instrument the interview, which made possible the direct contact with the
research subjects. The investigation carried out allowed knowing factors related to the
reading difficulty which are inherent to students, to the school and the family. However,
the analysis did not refer us to precise solutions, yet it is in the reflection that we are
able to seek for solutions in our share in this process. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10282 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-18T10:19:19Z |
|
dc.date.available |
2019-12-18 |
|
dc.date.available |
2019-12-18T10:19:19Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura - anos iniciais |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino fundamental - dificuldades de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem de leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Reading - early years |
pt_BR |
dc.subject |
Elementary school - reading difficulties |
pt_BR |
dc.subject |
Reading learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALVES, Aucilene Nascimento. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reading in the early years of education fundamental. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALVES, Aucilene Nascimento. Leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. 2013. 45f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
pt_BR |