dc.creator.ID |
SOUSA, F. A. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6848638951544133 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTIAGO, Stella Marcia de Morais |
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dc.contributor.advisor1ID |
SANTIAGO, Stella M. de M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1977726452183817 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
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dc.contributor.referee2 |
ROLIM, Nozângela Maria. |
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dc.description.resumo |
O presente estudo analisou a prática avaliativa de uma docente do 3º Ano da Escola
Municipal de Ensino Fundamental, localizada em Sousa/PB. Neste trabalho são expostos
vários subsídios e discussões em torno da prática avaliativa escolar e suas contribuições para
uma aprendizagem significativa, tanto para os/as discentes, quanto para o/a docente, tendo
como objetivo principal compreender como a educadora trabalha o processo avaliativo e quais
as implicações desse processo na aprendizagem do seu alunado. Para tanto, descreve-se o
percurso histórico da avaliação para compreender como vem ocorrendo o processo avaliativo
e analisa-se o olhar da docente e dos/as discentes sobre a prática avaliativa educacional dos
dias atuais, apoiando-se em estudos que revelam a necessidade da compreensão e importância
do processo avaliativo educacional, com base nas ideias e teorias de autores da área de
avaliação, como: Hoffmann (2001; 2005); Arredondo e Diago (2009) e Demo (2004).
Portanto, o discurso por uma avaliação mediadora e de qualidade, insistentemente
pronunciado, foi o cenário que serviu de pano de fundo para traçarmos a compreensão da
prática avaliativa docente. O trabalho contemplou o percurso de uma busca que não se
esgotou, mas que ajudou a melhor entender e esclarecer inquietações sobre a prática avaliativa
educacional situada em um espaço/tempo específico, pois a partir dele foi possível mostrar
que a professora tem pouco conhecimento teórico e metodológico sobre as dimensões
avaliativas e que pratica uma avaliação para promover o educando de um ano para outro, na
maioria das vezes, sem dar relevância à aprendizagem dos/as estudantes, praticando, assim,
uma avaliação classificatória, o que foi possível perceber por meio dos dados apresentados na
pesquisa realizada. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Prática avaliativa: um olhar sobre as implicações do processo avaliativo. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.description.abstract |
The present study examined the procedures of evaluation of a 3
rd
Grade Elementary teacher at
Escola Municipal de Ensino Fundamental, located in Sousa/PB. This work exposed several
subsidies and discussions about school assessment practice and their contributions to
meaningful learning, both for students as well as for the teacher, with the main objective to
understand how the educator performs in the evaluation process and what are the implications
of this process learning of the students, it was important to describe the historical background
of the assessment to understand how the evaluation process is occurring, and analyze the gaze
of teachers and students about educational assessment practice of the present day, relying on
studies reveal the need and importance of understanding the educational evaluation process
based on the ideas and theories of authors in the area of assessment as: HOFFMANN (2001-
2005); ARREDONDO (2009), DEMO (2004). Therefore, the speech by a mediator evaluation
and quality, strongly pronounced, was the scene that served as a backdrop to trace the
understanding of teacher evaluation practices. The work included the course of a search that
was not exhausted, but that helped us better understand and clarify concerns about educational
assessment practice located in a space/time specific, because from such one it was possible to
show that the teacher does have a little a theoretical knowledge nor on the methodological
and evaluative dimensions that practice an assessment to approve the student from one grade
to the next one, most often without giving importance to the students‟ learning by practicing,
with an assessment classification, it was possible to see through the data presented in the
survey performed. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10286 |
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dc.date.accessioned |
2019-12-18T10:50:09Z |
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dc.date.available |
2019-12-18 |
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dc.date.available |
2019-12-18T10:50:09Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Prática avaliativa |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem significativa |
pt_BR |
dc.subject |
Educational assessment |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluative practice |
pt_BR |
dc.subject |
Meaningful learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Francineide Alves de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Evaluative practice: a look at the implications of the evaluative process. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Francineide Alves de Sousa. Prática avaliativa: um olhar sobre as implicações do processo avaliativo. 2012. 100f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
pt_BR |