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Programa de erradicação do trabalho infantil: uma análise das práticas socioculturais e educativas desenvolvidas na cidade de Cajazeiras-PB.

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dc.contributor.advisor1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, Nozângela Maria Rolim. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 pt_BR
dc.contributor.referee1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.referee2 SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
dc.description.resumo Este estudo pretende lançar um olhar mais apurado sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) com o objetivo de colher dados concretos e fazer uma análise sobre as práticas socioculturais e educativas desenvolvidas na sua Jornada Ampliada, como também analisar a importância do projeto para os educadores nele inseridos, averiguar a sua formação profissional, e verificar a participação da família nos projetos de geração de trabalho e renda ofertados pelo programa. Apresenta aspectos históricos sobre o surgimento do trabalho infantil no Brasil, e em especial, no estado da Paraíba, referenciando o PETI como programa assistencial à criança e ao adolescente. Situa leis e diretrizes, a exemplo da Constituição Federal de 1988 e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como essenciais à defesa e proteção de ambos. O enfoque metodológico tem concentração na pesquisa exploratória e descritiva, com aplicação de questionários a uma amostra de 10 sujeitos que desenvolvem atividades no PETI da cidade de Cajazeiras – PB. Com base em ideias de estudiosos sobre o assunto aqui pesquisado, mais os dados emitidos pelos profissionais atuantes, amplia-se os conhecimentos sobre o programa, sobre seus objetivos e características, culminando com uma análise concreta das ações socioeducativas desenvolvidas na Jornada Ampliada, com vistas à socialização integral de crianças, adolescentes e suas respectivas famílias. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Programa de erradicação do trabalho infantil: uma análise das práticas socioculturais e educativas desenvolvidas na cidade de Cajazeiras-PB. pt_BR
dc.date.issued 2012
dc.description.abstract This study intends to launch a closer look at the Program for the Eradication of Child Labor (PETI) in order to gather concrete data and do analysis on the socio-cultural and educational practices developed in its Extended Day, but also analyze the importance of the project to educators contained therein, to ascertain their professional training, and verify the family's participation in projects to generate jobs and income offered by the program. It presents historical aspects of the emergence of child labor in Brazil, especially in the state of Paraíba, giving reference to PETI as assistance programs for children and adolescents. It Situates laws and guidelines, such as the 1988 Federal Constitution and the Statute of Children and Adolescents (ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente) as essential to the defense and protection of both. The methodological approach has a focus on the explanatory and descriptive research, with questionnaires to a sample of 10 subjects who develop tasks in PETI in the city of Cajazeiras - PB. Based on ideas of experts on the subject researched here plus data emitted by active professionals, it is possible to expand knowledge of PETI on its goals and features, culminating with a concrete analysis of social and educational activities developed in the Extended Day Program with a view to full socialization of children, adolescents and their families. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10289
dc.date.accessioned 2019-12-18T11:06:58Z
dc.date.available 2019-12-18
dc.date.available 2019-12-18T11:06:58Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Trabalho infantil pt_BR
dc.subject Programa de erradicação do trabalho Infantil pt_BR
dc.subject Práticas socioculturais - trabalho infantil pt_BR
dc.subject Jornada ampliada e criança/adolescente pt_BR
dc.subject Child labor pt_BR
dc.subject Child Labor Eradication Program pt_BR
dc.subject Sociocultural Practices - Child Labor pt_BR
dc.subject Extended journey and child / teenager pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Jociane Lins de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Child labor eradication program: an analysis of socio-cultural and educational practices developed in the city of Cajazeiras-PB. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Jociane Lins de. Programa de erradicação do trabalho infantil: uma análise das práticas socioculturais e educativas desenvolvidas na cidade de Cajazeiras-PB. 2012. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. pt_BR


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