dc.contributor.advisor1 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOARES, Luisa de Marillac Ramos. |
|
dc.description.resumo |
Este estudo pretende lançar um olhar mais apurado sobre o Programa de Erradicação do
Trabalho Infantil (PETI) com o objetivo de colher dados concretos e fazer uma análise sobre
as práticas socioculturais e educativas desenvolvidas na sua Jornada Ampliada, como também
analisar a importância do projeto para os educadores nele inseridos, averiguar a sua formação
profissional, e verificar a participação da família nos projetos de geração de trabalho e renda
ofertados pelo programa. Apresenta aspectos históricos sobre o surgimento do trabalho
infantil no Brasil, e em especial, no estado da Paraíba, referenciando o PETI como programa
assistencial à criança e ao adolescente. Situa leis e diretrizes, a exemplo da Constituição
Federal de 1988 e do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), como essenciais à defesa e
proteção de ambos. O enfoque metodológico tem concentração na pesquisa exploratória e
descritiva, com aplicação de questionários a uma amostra de 10 sujeitos que desenvolvem
atividades no PETI da cidade de Cajazeiras – PB. Com base em ideias de estudiosos sobre o
assunto aqui pesquisado, mais os dados emitidos pelos profissionais atuantes, amplia-se os
conhecimentos sobre o programa, sobre seus objetivos e características, culminando com uma
análise concreta das ações socioeducativas desenvolvidas na Jornada Ampliada, com vistas à
socialização integral de crianças, adolescentes e suas respectivas famílias. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Programa de erradicação do trabalho infantil: uma análise das práticas socioculturais e educativas desenvolvidas na cidade de Cajazeiras-PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.description.abstract |
This study intends to launch a closer look at the Program for the Eradication of Child Labor
(PETI) in order to gather concrete data and do analysis on the socio-cultural and educational
practices developed in its Extended Day, but also analyze the importance of the project to
educators contained therein, to ascertain their professional training, and verify the family's
participation in projects to generate jobs and income offered by the program. It presents
historical aspects of the emergence of child labor in Brazil, especially in the state of Paraíba,
giving reference to PETI as assistance programs for children and adolescents. It Situates laws
and guidelines, such as the 1988 Federal Constitution and the Statute of Children and
Adolescents (ECA – Estatuto da Criança e do Adolescente) as essential to the defense and
protection of both. The methodological approach has a focus on the explanatory and
descriptive research, with questionnaires to a sample of 10 subjects who develop tasks in
PETI in the city of Cajazeiras - PB. Based on ideas of experts on the subject researched here
plus data emitted by active professionals, it is possible to expand knowledge of PETI on its
goals and features, culminating with a concrete analysis of social and educational activities
developed in the Extended Day Program with a view to full socialization of children,
adolescents and their families. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10289 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-18T11:06:58Z |
|
dc.date.available |
2019-12-18 |
|
dc.date.available |
2019-12-18T11:06:58Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Trabalho infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Programa de erradicação do trabalho Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Práticas socioculturais - trabalho infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Jornada ampliada e criança/adolescente |
pt_BR |
dc.subject |
Child labor |
pt_BR |
dc.subject |
Child Labor Eradication Program |
pt_BR |
dc.subject |
Sociocultural Practices - Child Labor |
pt_BR |
dc.subject |
Extended journey and child / teenager |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUZA, Jociane Lins de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Child labor eradication program: an analysis of socio-cultural and educational practices developed in the city of Cajazeiras-PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Jociane Lins de. Programa de erradicação do trabalho infantil: uma análise das práticas socioculturais e educativas desenvolvidas na cidade de Cajazeiras-PB. 2012. 62f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
pt_BR |