dc.creator.ID |
LOPES, A. B. P. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6592449776239081 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERNANDES, Hercília Maria. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FERNANDES, Hercília M. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5652804027020933 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.description.resumo |
A monografia analisa a prática da leitura,no contexto da sala de aula,na formação do
leitor a partir da literatura infantil. Propõe discussões sobre o papel da literatura
infantil como mediadora do desenvolvimento da linguagem oral e escrita nos anos
iniciais, destacando a sua importância como meio de estimular a criança a despertar
a sua percepção de mundo através do ato de ler presente no seu contexto escolar.
Nesse sentido, a perspectiva teórica do trabalho monográfico parte dasdiscussões
propostas por autoresque debatem o objeto de estudo “a literatura infantil no
processo de letramento da criança”, oferecendo reflexões sobre as contribuições
desta linguagem àformação do leitor no ambiente escolar. Assim, o objetivo do
trabalho é oferecer contribuições para o entendimento da importância da leitura,
desde os anos iniciais, utilizando a literatura infantil como meio de estimular os
alunos a fazer desta prática algo significativo e não cansativo.Para alcançar este
objetivo, a pesquisa se efetivou por meio de um “estudo de caso” em que foram
utilizados procedimentos e instrumentos de coleta de dados, dentre eles a
observação em lócuse a aplicação de questionários aos sujeitos educativos da Sala
do 4º Ano, da Escola Estadual de Ensino Infantil e Fundamental Professor José
Bento, onde se focalizaa prática do professor para uma melhor apreensão do objeto
no contexto da sala de aula. Desse modo, a monografia apresenta-se estruturada
em três capítulos. No primeiro, contextualiza-se a história da literatura infantil,
propondo associações com a concepção de infância e a institucionalização da
literatura infantil na escola. No segundo, discute-se a prática da leitura como forma
de possibilitar a construção de sentidos, a partir do desenvolvimento de habilidades
que ampliam a visão de mundo dos leitores, bem como se apresenta o lócus e se
contextualiza o universo empírico investigado. No terceiro, propõe-se a análise dos
dadosobtidos com o estudo de caso, estabelecendo aproximações entre as
teorizações dos autores consultados às respostas dos sujeitos disponíveis nos
questionários pertinentes aos alunos e à professora. Nas considerações finais,
explicita-se a importância da temática investigada para a formação do leitor,
propondo uma síntese dos conhecimentos construídos durante a busca por
respostas às indagações que rodeiam o fazer pedagógico e o ensino e
aprendizagem dos alunos em relação à literatura infantil como meio de possibilitar a
ampliação do letramento dos educandos. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
As contribuições da literatura infantil na formação do leitor. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012-11-24 |
|
dc.description.abstract |
The monograph examines the practice of reading in the context of the classroom, in
the formation of the reader from children's literature. Proposes discussions about the
role of children's literature as a mediator of the development of oral and written
language in the early years, highlighting its importance as a means of encouraging
the child to awaken your perception of the world through the act of reading this in
your school context. In this sense, the theoretical perspective of the monograph part
of the discussions proposed by authors who discuss the object of study "children's
literature in the literacy process of children ', offering reflections on the contributions
of this language to the formation of the reader in the school environment. Thus, the
objective of this study is to provide contributions to the understanding of the
importance of reading, since the early years, using children's literature as a means of
encouraging students to do something meaningful this practice and not tiring. To
accomplish this, the research was accomplished through a "case study" in which
procedures were used and instruments for data collection, including the observation
locus and questionnaires to subjects educational Room of the 4th Year of State
School of Education Early Childhood and Elementary Teacher José Bento, which
focuses on teacher practice for a fuller understanding of the object in the context of
the classroom. Thus, the present monograph is structured into three chapters. In the
first part contextualizes the history of children's literature, suggesting associations
with the concept of childhood and institutionalization of children's literature in school.
In the second, we discuss the practice of reading as a way of enabling the
construction of meaning, from the development of skills that broaden the world view
of readers as well as the locus presents and contextualizes the empirical universe
investigated. In the third, it is proposed to analyze the data obtained from the case
study, establishing similarities between the theories of the authors studied the
responses of the subjects available in the relevant questionnaires to students and the
teacher. In the final, explains the importance of the subject investigated for the
formation of the reader, proposing a synthesis of knowledge built during the search
for answers to questions surrounding the pedagogical and teaching and student
learning in relation to children's literature as a means of enable the expansion of
literacy of the students. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10292 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-18T11:33:23Z |
|
dc.date.available |
2019-12-18 |
|
dc.date.available |
2019-12-18T11:33:23Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica - leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Children's literature |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practice - reading |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
LOPES, Aucilene Barroso Parnaíba. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The contributions of children's literature in the formation of the reader. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
LOPES, Aucilene Barroso Parnaiba. As contribuições da literatura infantil na formação do leitor. 2012. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
pt_BR |