DSpace/Manakin Repository

As contribuições da literatura infantil na formação do leitor.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LOPES, A. B. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6592449776239081 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERNANDES, Hercília Maria.
dc.contributor.advisor1ID FERNANDES, Hercília M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5652804027020933 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.description.resumo A monografia analisa a prática da leitura,no contexto da sala de aula,na formação do leitor a partir da literatura infantil. Propõe discussões sobre o papel da literatura infantil como mediadora do desenvolvimento da linguagem oral e escrita nos anos iniciais, destacando a sua importância como meio de estimular a criança a despertar a sua percepção de mundo através do ato de ler presente no seu contexto escolar. Nesse sentido, a perspectiva teórica do trabalho monográfico parte dasdiscussões propostas por autoresque debatem o objeto de estudo “a literatura infantil no processo de letramento da criança”, oferecendo reflexões sobre as contribuições desta linguagem àformação do leitor no ambiente escolar. Assim, o objetivo do trabalho é oferecer contribuições para o entendimento da importância da leitura, desde os anos iniciais, utilizando a literatura infantil como meio de estimular os alunos a fazer desta prática algo significativo e não cansativo.Para alcançar este objetivo, a pesquisa se efetivou por meio de um “estudo de caso” em que foram utilizados procedimentos e instrumentos de coleta de dados, dentre eles a observação em lócuse a aplicação de questionários aos sujeitos educativos da Sala do 4º Ano, da Escola Estadual de Ensino Infantil e Fundamental Professor José Bento, onde se focalizaa prática do professor para uma melhor apreensão do objeto no contexto da sala de aula. Desse modo, a monografia apresenta-se estruturada em três capítulos. No primeiro, contextualiza-se a história da literatura infantil, propondo associações com a concepção de infância e a institucionalização da literatura infantil na escola. No segundo, discute-se a prática da leitura como forma de possibilitar a construção de sentidos, a partir do desenvolvimento de habilidades que ampliam a visão de mundo dos leitores, bem como se apresenta o lócus e se contextualiza o universo empírico investigado. No terceiro, propõe-se a análise dos dadosobtidos com o estudo de caso, estabelecendo aproximações entre as teorizações dos autores consultados às respostas dos sujeitos disponíveis nos questionários pertinentes aos alunos e à professora. Nas considerações finais, explicita-se a importância da temática investigada para a formação do leitor, propondo uma síntese dos conhecimentos construídos durante a busca por respostas às indagações que rodeiam o fazer pedagógico e o ensino e aprendizagem dos alunos em relação à literatura infantil como meio de possibilitar a ampliação do letramento dos educandos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title As contribuições da literatura infantil na formação do leitor. pt_BR
dc.date.issued 2012-11-24
dc.description.abstract The monograph examines the practice of reading in the context of the classroom, in the formation of the reader from children's literature. Proposes discussions about the role of children's literature as a mediator of the development of oral and written language in the early years, highlighting its importance as a means of encouraging the child to awaken your perception of the world through the act of reading this in your school context. In this sense, the theoretical perspective of the monograph part of the discussions proposed by authors who discuss the object of study "children's literature in the literacy process of children ', offering reflections on the contributions of this language to the formation of the reader in the school environment. Thus, the objective of this study is to provide contributions to the understanding of the importance of reading, since the early years, using children's literature as a means of encouraging students to do something meaningful this practice and not tiring. To accomplish this, the research was accomplished through a "case study" in which procedures were used and instruments for data collection, including the observation locus and questionnaires to subjects educational Room of the 4th Year of State School of Education Early Childhood and Elementary Teacher José Bento, which focuses on teacher practice for a fuller understanding of the object in the context of the classroom. Thus, the present monograph is structured into three chapters. In the first part contextualizes the history of children's literature, suggesting associations with the concept of childhood and institutionalization of children's literature in school. In the second, we discuss the practice of reading as a way of enabling the construction of meaning, from the development of skills that broaden the world view of readers as well as the locus presents and contextualizes the empirical universe investigated. In the third, it is proposed to analyze the data obtained from the case study, establishing similarities between the theories of the authors studied the responses of the subjects available in the relevant questionnaires to students and the teacher. In the final, explains the importance of the subject investigated for the formation of the reader, proposing a synthesis of knowledge built during the search for answers to questions surrounding the pedagogical and teaching and student learning in relation to children's literature as a means of enable the expansion of literacy of the students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10292
dc.date.accessioned 2019-12-18T11:33:23Z
dc.date.available 2019-12-18
dc.date.available 2019-12-18T11:33:23Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Literatura Infantil pt_BR
dc.subject Prática pedagógica - leitura pt_BR
dc.subject Children's literature pt_BR
dc.subject Pedagogical practice - reading pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LOPES, Aucilene Barroso Parnaíba.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The contributions of children's literature in the formation of the reader. pt_BR
dc.identifier.citation LOPES, Aucilene Barroso Parnaiba. As contribuições da literatura infantil na formação do leitor. 2012. 60f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta