dc.creator.ID |
SILVA, F. H. O. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1888202695431405 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Risomar Alves dos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, R. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7885903292497959 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CUNHA, Ane Cristine Hermínio. |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTIAGO, Stella Márcia de Morais. |
|
dc.description.resumo |
O presente estudo pretendeu examinar o desempenho da prática pedagógica de professoras na
atual realidade educacional, tomando como base os procedimentos didáticos utilizados para a
mediação de conhecimentos que garantam o processo educativo. Por meio dos teóricos: Jaime
Cordeiro (2007); Paulo Freire (1996), Fontoura (2010), Gadotti (1998), (2000), Vasconcelos
(2012), entre outros, confrontou-se a prática pedagógica que almejamos com a ação educativa
da realidade pesquisada. Foram pesquisados três professoras do 5º ano do ensino fundamental
e seus respectivos alunos/as de uma escola da rede estadual de ensino, como forma de
elucidar questionamentos referentes à contribuição pedagógica destas professoras para a
aprendizagem dos alunos/as. Os procedimentos metodológicos utilizados para a realização da
pesquisa foram: a observação participante, o questionário e o formulário. Nos resultados ficou
claro a falta de conhecimentos das professoras em relação ao que se entende por metodologias
diversificadas de ensino, além das dificuldades de articularem tais procedimentos nas aulas,
de modo que venham a motivar seus alunos a aprenderem de forma prazerosa e participativa.
A falta de dinamicidade nas aulas prejudica a aprendizagem dos alunos/as, que se sentem
angustiados em estarem sempre repetindo as mesmas funções em sala de aula. Percebeu-se
ainda que é a partir do desempenho de uma prática pedagógica transformadora de professoras
que os alunos usufruem da riqueza de um processo contínuo de aprendizagem para formação
de cidadãos íntegros e críticos, com consciência de seu papel ético e moral na realidade em
que vivem. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A prática pedagógica de professoras: realidades e perspectivas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012-10-23 |
|
dc.description.abstract |
The present study intended to examine the acting of the teachers' pedagogic practice in the
current education reality, taking as base the didactic procedures used for the mediation of
knowledge that guarantee the educational process. Through the theoreticians: Jaime Cordeiro
(2007); Paulo Freire (1996), Fontoura (2010), Gadotti (1998), (2000), Vasconcelos (2012),
among others, the pedagogic practice was confronted that we longed for with the educational
action of the researched reality. Three teachers of the 5th year of the fundamental teaching
and their respective students of a state school net teaching, as form of elucidating questions
regarding these teachers' pedagogic contribution for the students' learning. The
methodological procedures used for the accomplishment of the research were: the participant
observation, the questionnaire and the form. In the results it was clear the lack of the teachers'
knowledge in relation to what we understand for diversified methodologies of teaching,
besides the difficulties of them articulate such procedures in the classes, so that they come to
motivate their students to learn in a pleased and participative form. The lack of dynamism in
the classroom affect students' learning, that they feel afflicted in always repeating the same
functions in classroom. It was still noticed, that it is starting from the acting of a
transformative pedagogical practice of teachers that the students enjoy the wealth of a
continuous process of learning for complete and critical citizens' formation, with conscience
of their ethical and moral role in the reality in that they live. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10299 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-18T11:54:59Z |
|
dc.date.available |
2019-12-18 |
|
dc.date.available |
2019-12-18T11:54:59Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Prática pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
Processos/estratégias de ensino - aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical practice |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching-learning processes / strategies |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Fernanda Hiarlla de Oliveira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The pedagogical practice of teachers: realities and perspectives. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Fernanda Hiarlla de Oliveira. A prática pedagógica de professoras: realidades e perspectivas. 2012. 58f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
pt_BR |