dc.creator.ID |
SOUSA, R. F. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7330950118410253 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
SANTOS, Risomar Alves dos. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SANTOS, R. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/7885903292497959 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CUNHA, Ane Cristine Hermínio. |
|
dc.contributor.referee2 |
SANTIAGO, Stella Márcia de Morais. |
|
dc.description.resumo |
A relação professor-aluno é entendida como aspecto integrador e necessário para o
desenvolvimento educacional dos (as) educandos (as) e, por isso, suscita estudos para sua
compreensão. Nesta perspectiva, o presente estudo objetivou analisar a importância da relação
professor-aluno para o processo de ensino-aprendizagem, numa turma do 4º ano do Ensino
Fundamental I de uma Escola Municipal, localizada na cidade de Sousa/PB. A fundamentação
teórica que norteou o referido trabalho apoiou-se em vários autores que discutem os
elementos que estão intrínsecos nessa interação entre professor e aluno, tais como: Antunes
(2010), Brasil (s.d), Freire (2005), Martins (2010), Müller (2002), Padua (2010), Rossini
(2010), Simka [et. al.] (2010), Vasconcelos (2012), Werneck (2004), entre outros. Nos
procedimentos metodológicos adotados incluíram-se: a observação participante, o
questionário e o formulário. A análise dos dados coletados foi dividida em dois capítulos: o
primeiro referiu-se ao ponto de vista da professora em relação ao tema, e o segundo a visão
dos alunos (as) com relação à professora, à sala de aula, aos colegas e à escola. Os resultados,
por sua vez, revelaram que os participantes atribuem importância significativa à relação
professor-aluno, ressaltando que nessa interação é imprescindível a proximidade, o respeito, a
confiança, a cumplicidade e o significado dos sentimentos e emoções que se expressam
quando estão vivenciando os diversos momentos dentro da sala de aula e da escola. Conclui-
se com essa pesquisa quão necessária se faz ressaltar que, mesmo diante das transformações
da sociedade atual, a educação exerce grande influência e pode contribuir significativamente
para a humanidade. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Relação professor-aluno: aspecto relevante para o processo de ensino-aprendizagem escolar. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.description.abstract |
The relationship between teacher and students is understood as an integretor and necessary
aspect to the educational development of learners. It also motivates studies to its
understanding. This study aims to analyse the relevance of teacher/ students' relationship on
the teaching learning process in a group of students from the 4th grade of elementary school
at Sousa/PB. This work has as theoretical support the discussion made by some experts such
as: Antunes (2010), Brazil (s.d), Freire (2005), Martins (2010), Müller (2002), Padua (2010),
Rossini (2010), Simka [et. Al] (2010), Vasconcelos (2012), Werneck (2004). The procedures
used was the observation questionnare and forms. The results collected on this study is
divided into two chapters: the first one deals with the teacher's point of view regarding to the
theme; the second deals with the student's perception concerning to the teacher, the classroom
and school as a whole. The results have revealed that the subjects highlight the relationship
between teacher and students. This research, therefore, stresses that education has a great
influence and its also can significantly contribute to humanity. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10305 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-18T13:34:57Z |
|
dc.date.available |
2019-12-18 |
|
dc.date.available |
2019-12-18T13:34:57Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Relação professor-aluno |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino - aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher-student relationship |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching - learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ALMEIDA, Ricélia Fernandes de Sousa. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teacher-student relationship: relevant aspect for the teaching-learning process. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ALMEIDA, Ricélia Fernandes de Sousa. Relação professor-aluno: aspecto relevante para o processo de ensino-aprendizagem escolar. 2012. 65f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
pt_BR |