DSpace/Manakin Repository

Relação professor-aluno: aspecto relevante para o processo de ensino-aprendizagem escolar.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, R. F. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/7330950118410253 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SANTOS, Risomar Alves dos.
dc.contributor.advisor1ID SANTOS, R. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/7885903292497959 pt_BR
dc.contributor.referee1 CUNHA, Ane Cristine Hermínio.
dc.contributor.referee2 SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.
dc.description.resumo A relação professor-aluno é entendida como aspecto integrador e necessário para o desenvolvimento educacional dos (as) educandos (as) e, por isso, suscita estudos para sua compreensão. Nesta perspectiva, o presente estudo objetivou analisar a importância da relação professor-aluno para o processo de ensino-aprendizagem, numa turma do 4º ano do Ensino Fundamental I de uma Escola Municipal, localizada na cidade de Sousa/PB. A fundamentação teórica que norteou o referido trabalho apoiou-se em vários autores que discutem os elementos que estão intrínsecos nessa interação entre professor e aluno, tais como: Antunes (2010), Brasil (s.d), Freire (2005), Martins (2010), Müller (2002), Padua (2010), Rossini (2010), Simka [et. al.] (2010), Vasconcelos (2012), Werneck (2004), entre outros. Nos procedimentos metodológicos adotados incluíram-se: a observação participante, o questionário e o formulário. A análise dos dados coletados foi dividida em dois capítulos: o primeiro referiu-se ao ponto de vista da professora em relação ao tema, e o segundo a visão dos alunos (as) com relação à professora, à sala de aula, aos colegas e à escola. Os resultados, por sua vez, revelaram que os participantes atribuem importância significativa à relação professor-aluno, ressaltando que nessa interação é imprescindível a proximidade, o respeito, a confiança, a cumplicidade e o significado dos sentimentos e emoções que se expressam quando estão vivenciando os diversos momentos dentro da sala de aula e da escola. Conclui- se com essa pesquisa quão necessária se faz ressaltar que, mesmo diante das transformações da sociedade atual, a educação exerce grande influência e pode contribuir significativamente para a humanidade. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Relação professor-aluno: aspecto relevante para o processo de ensino-aprendizagem escolar. pt_BR
dc.date.issued 2012
dc.description.abstract The relationship between teacher and students is understood as an integretor and necessary aspect to the educational development of learners. It also motivates studies to its understanding. This study aims to analyse the relevance of teacher/ students' relationship on the teaching learning process in a group of students from the 4th grade of elementary school at Sousa/PB. This work has as theoretical support the discussion made by some experts such as: Antunes (2010), Brazil (s.d), Freire (2005), Martins (2010), Müller (2002), Padua (2010), Rossini (2010), Simka [et. Al] (2010), Vasconcelos (2012), Werneck (2004). The procedures used was the observation questionnare and forms. The results collected on this study is divided into two chapters: the first one deals with the teacher's point of view regarding to the theme; the second deals with the student's perception concerning to the teacher, the classroom and school as a whole. The results have revealed that the subjects highlight the relationship between teacher and students. This research, therefore, stresses that education has a great influence and its also can significantly contribute to humanity. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10305
dc.date.accessioned 2019-12-18T13:34:57Z
dc.date.available 2019-12-18
dc.date.available 2019-12-18T13:34:57Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Relação professor-aluno pt_BR
dc.subject Ensino - aprendizagem pt_BR
dc.subject Teacher-student relationship pt_BR
dc.subject Teaching - learning pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ALMEIDA, Ricélia Fernandes de Sousa.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teacher-student relationship: relevant aspect for the teaching-learning process. pt_BR
dc.identifier.citation ALMEIDA, Ricélia Fernandes de Sousa. Relação professor-aluno: aspecto relevante para o processo de ensino-aprendizagem escolar. 2012. 65f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta