dc.contributor.advisor1 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SOUSA, D. S. S. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9308347413386263 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SANTIAGO, Stella Márcia de Morais. |
|
dc.contributor.referee2 |
FEITOSA, Belijane Marques. |
|
dc.description.resumo |
O estudo aqui aborda a necessidade de um acompanhamento mais presente dos membros
familiares no âmbito educacional. Ressalta as preocupações que essas duas instituições têm
com o desenvolvimento cognitivo, intelectual e emocional da criança, logo com a
aprendizagem que busca formar o cidadão crítico. A pesquisa foi desenvolvida na Escola
Estadual Zéo Fernandes na cidade de Luís Gomes-RN, com o objetivo de analisar como a
relação estabelecida entre escola/família pode contribuir para uma aprendizagem de qualidade
para as crianças. Nesse sentido, é necessário verificar como é que está ocorrendo à relação
família e escola e quais são as influências desse acompanhamento no processo de
aprendizagem, principalmente na fase da alfabetização que é à base da educação, pois é nesse
período que o indivíduo adquire as habilidades e competências necessárias para toda a sua
vida escolar. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que teve como procedimento a realização
de questionários e formulários com os membros da instituição escolar e familiar. A análise foi
realizada com base nas ideais de Heloisa Szymanski, Vitor Paro e outros autores que refletem
sobre esse tema de cooperação entre escola/família. Os resultados revelam que esse apoio no
âmbito escola tem contribuições satisfatórias que estimulam e motivam a criança fazendo com
que elas tenham um bom rendimento nas aulas. Assim, a interação entre pais/mães e
educadores é de fundamental importância para o processo de ensino-aprendizagem e é dever
da escola buscar esse relacionamento tão influente nesse processo. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
As contribuições da participação dos familiares no âmbito escolar durante o processo de alfabetização das crianças. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.description.abstract |
The study here addresses the need for a more family members present in the educational field.
Highlights the concerns that these two institutions have the cognitive, intellectual and
emotional child, soon learning that seeks to form the critical citizen. The research was
conducted at the school Escola Estadual Zeo Fernandes” in the city of Luis Gomes-RN, in
order to analyze how the relationship established between school / family can contribute to
quality learning for children. Therefore, it is necessary to ascertain how the relationship is
going family and school and what are the influences of such monitoring in the learning
process, especially at the stage of Literacy which is the basis of education, because it is during
this period that the individual acquire the skills and competencies needed for their entire
school life. This is a qualitative research procedure was to carry out the questionnaires and
forms with members of the school and family. The analysis was based on the ideas of Heloisa
Szymanski, Vitor Paro and other authors who reflect on the theme of cooperation between
school / family. The results show that this support in the school has satisfactory contributions
that stimulate and motivate the child that they have a good income classes. Thus, the
interaction between parents / mothers and educators is critical to the process of teaching and
learning and the school's duty to pursue this relationship so influential in this process. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10307 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-18T13:51:29Z |
|
dc.date.available |
2019-12-18 |
|
dc.date.available |
2019-12-18T13:51:29Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Escola |
pt_BR |
dc.subject |
Apoio familiar |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Criança |
pt_BR |
dc.subject |
School |
pt_BR |
dc.subject |
Family support |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Kid |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SILVA, Cláudia Pinheiro da. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The contributions of family participation in the school during the children's literacy process. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SILVA, Cláudia Pinheiro da. As contribuições da participação dos familiares no âmbito escolar durante o processo de alfabetização das crianças. 2012. 63f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
pt_BR |