DSpace/Manakin Repository

Avaliação ou verificação: a prática dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA, A. G. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3216587626875767 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Maria Janete de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, Maria Janete de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPOS , Maria de Lourdes.
dc.contributor.referee2 SOUSA, Débia Suênia da Silva.
dc.description.resumo O trabalho intitulado: Avaliação ou verificação: A prática dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental tem como objetivo analisar os métodos de avaliação adotados pelos professores identificando se essa avaliação é formativa e/ou aferida, assim também como identificar os instrumentos avaliativos observando os procedimentos, identificar a visão dos alunos sobre as práticas avaliativas verificando a aprendizagem que os mesmos identificam mediante as avaliações e por fim caracterizar a visão do professor para com prática avaliativa. A pesquisa proporcionou a construção de três capítulos, alinhados entre tópicos e subtópicos. Desta forma, no primeiro capítulo se encontra um esboço do significado da avaliação em seus diversos olhares, relação esta realizada por meio da visão de vários estudiosos desta área do conhecimento, destacando o que é avaliação e suas vertentes advindas do contexto social e escolar, assim também como a posição do Currículo e PCN. Após a contextualização realizada neste, o segundo capitulo trás como foco a metodologia e os aspectos metodológicos empregados a pesquisa, assim também como os objetos e os sujeitos que fizeram parte desta. Mediante toda essa abordagem o terceiro capítulo expõe, de forma explicita a análise realizada por meio dos dados alcançados, mediante observação e questionários aplicados aos docentes e discentes. Desta forma, as informações adquiridas com a pesquisa permitiram identificar consideravelmente o modelo de avaliação educacional adotada na Escola, possibilitando uma reflexão extremamente favorável para que a prática pedagógica reafirme o compromisso de engajar os educandos no processo de avaliação em seus diversos olhares, de tal maneira que a avaliação participativa/construtiva desmistifique a avaliação como prática punitiva, e classificatória. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Avaliação ou verificação: a prática dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental. pt_BR
dc.date.issued 2012
dc.description.abstract The paper entitled: Assessment and verification: The practice of teachers in the early years of primary school aims to analyze the evaluation methods adopted by teachers identifying whether this evaluation is formative and / or measured, so as to identify the evaluative instruments observing procedures identify students' views about assessment practices checking the learning that they identify through the reviews and finally characterize the vision of the teacher to assessment practice. The research provided the construction of three chapters, aligned between topics and subtopics. Thus, the first chapter is an outline of the meaning of evaluation in their various looks, this relationship held by many scholars view knowledge in this area, highlighting what is reviewed and its variations resulting from the social context and school, so as well as the position of Curriculum and NCP. After contextualization performed this, the second chapter focuses on the methodology behind the methodological aspects and research employees, so how objects and subjects that were part of this. Through this approach the entire third chapter explains, in explicit form through the analysis of data obtained through observation and questionnaires to teachers and students. Thus, the information gained from the research has pinpointed considerably valuation model adopted in educational school, providing a reflection extremely favorable for the pedagogical practice reaffirm the commitment to engage students in the assessment process in its different looks, so the participatory assessment / evaluation as constructive Demystify punitive practice and qualifying. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10309
dc.date.accessioned 2019-12-18T14:20:02Z
dc.date.available 2019-12-18
dc.date.available 2019-12-18T14:20:02Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Avaliação pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Prática pt_BR
dc.subject Evaluation pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Practice pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Andrezza Gonzaga de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Assessment or verification: the practice of teachers in the early years of elementary school. pt_BR
dc.identifier.citation SOUZA, Andrezza Gonzaga de. Avaliação ou verificação: a prática dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. 64f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta