dc.creator.ID |
SOUZA, A. G. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3216587626875767 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
LIMA, Maria Janete de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
LIMA, Maria Janete de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5915176278735581 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CAMPOS , Maria de Lourdes. |
|
dc.contributor.referee2 |
SOUSA, Débia Suênia da Silva. |
|
dc.description.resumo |
O trabalho intitulado: Avaliação ou verificação: A prática dos professores nos anos
iniciais do ensino fundamental tem como objetivo analisar os métodos de avaliação
adotados pelos professores identificando se essa avaliação é formativa e/ou aferida,
assim também como identificar os instrumentos avaliativos observando os
procedimentos, identificar a visão dos alunos sobre as práticas avaliativas
verificando a aprendizagem que os mesmos identificam mediante as avaliações e
por fim caracterizar a visão do professor para com prática avaliativa. A pesquisa
proporcionou a construção de três capítulos, alinhados entre tópicos e subtópicos.
Desta forma, no primeiro capítulo se encontra um esboço do significado da avaliação
em seus diversos olhares, relação esta realizada por meio da visão de vários
estudiosos desta área do conhecimento, destacando o que é avaliação e suas
vertentes advindas do contexto social e escolar, assim também como a posição do
Currículo e PCN. Após a contextualização realizada neste, o segundo capitulo trás
como foco a metodologia e os aspectos metodológicos empregados a pesquisa,
assim também como os objetos e os sujeitos que fizeram parte desta. Mediante toda
essa abordagem o terceiro capítulo expõe, de forma explicita a análise realizada por
meio dos dados alcançados, mediante observação e questionários aplicados aos
docentes e discentes. Desta forma, as informações adquiridas com a pesquisa
permitiram identificar consideravelmente o modelo de avaliação educacional adotada
na Escola, possibilitando uma reflexão extremamente favorável para que a prática
pedagógica reafirme o compromisso de engajar os educandos no processo de
avaliação em seus diversos olhares, de tal maneira que a avaliação
participativa/construtiva desmistifique a avaliação como prática punitiva, e
classificatória. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Avaliação ou verificação: a prática dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.description.abstract |
The paper entitled: Assessment and verification: The practice of teachers in the early
years of primary school aims to analyze the evaluation methods adopted by teachers
identifying whether this evaluation is formative and / or measured, so as to identify
the evaluative instruments observing procedures identify students' views about
assessment practices checking the learning that they identify through the reviews
and finally characterize the vision of the teacher to assessment practice. The
research provided the construction of three chapters, aligned between topics and
subtopics. Thus, the first chapter is an outline of the meaning of evaluation in their
various looks, this relationship held by many scholars view knowledge in this area,
highlighting what is reviewed and its variations resulting from the social context and
school, so as well as the position of Curriculum and NCP. After contextualization
performed this, the second chapter focuses on the methodology behind the
methodological aspects and research employees, so how objects and subjects that
were part of this. Through this approach the entire third chapter explains, in explicit
form through the analysis of data obtained through observation and questionnaires to
teachers and students. Thus, the information gained from the research has
pinpointed considerably valuation model adopted in educational school, providing a
reflection extremely favorable for the pedagogical practice reaffirm the commitment to
engage students in the assessment process in its different looks, so the participatory
assessment / evaluation as constructive Demystify punitive practice and qualifying. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10309 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-18T14:20:02Z |
|
dc.date.available |
2019-12-18 |
|
dc.date.available |
2019-12-18T14:20:02Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Avaliação |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Prática |
pt_BR |
dc.subject |
Evaluation |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Practice |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Andrezza Gonzaga de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Assessment or verification: the practice of teachers in the early years of elementary school. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUZA, Andrezza Gonzaga de. Avaliação ou verificação: a prática dos professores nos anos iniciais do ensino fundamental. 2012. 64f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
pt_BR |