dc.contributor.advisor1 |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
DANTAS, Nozângela Maria Rolim. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.referee2 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.description.resumo |
A metodologia da educação inclusiva se fundamenta na busca de meios capazes
de inserir no contexto educacional aqueles indivíduos que, por algum motivo,
estão excluídos do ambiente escolar. A inclusão escolar para as pessoas com
deficiência ainda é um grande desafio para o presente sistema educacional
brasileiro e havendo uma real inclusão, haverá consequentemente a garantia dos
direitos desses indivíduos; é uma conquista que vai facilitar a vida de todas as
pessoas tornando-os cidadãos de direitos e deveres iguais. Neste sentido, esta
pesquisa qualitativa de condição descritiva, com enfoque bibliográfico,
completada por respostas de um questionário aplicado aos docentes de uma
escola pública no município de Carrapateira/PB, que atende a alunos com
deficiência, busca analisar as dificuldades vivenciadas em sala de aula e o nível
de formação oferecida ao profissional para lidar com esse público estudantil no
âmbito escolar. O trabalho monográfico mostra que a educação inclusiva, no
pensamento dos professores entrevistados, é de grande importância, mas terá
muito que mudar para superar as dificuldades que ainda persistem no processo
de inclusão, com procedimentos mais significativos, apoio administrativo e
pedagógico, que ainda são muito limitados. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
A Atuação docente frente à educação inclusiva no município de Carrapateira/PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013-05-02 |
|
dc.description.abstract |
The methodology of inclusive education is based on finding ways able to enter the
educational context those individuals who, for some reason, are excluded from the
school environment. School inclusion for people with disabilities is still a big
challenge for the present Brazilian educational system and there is a real
inclusion, will therefore guaranteeing the rights of these individuals, it is an
achievement that will make life easier for all people becoming citizens of equal
rights and duties. Therefore, this condition descriptive qualitative research,
focusing bibliography, supplemented by responses to a questionnaire given to the
teachers at a public school in the town of Carrapateira/PB, which serves students
with disabilities, explores the difficulties experienced in the classroom and the level
of the professional training offered to deal with this public student in the school.
The monograph shows that inclusive education, in the thinking of teachers
interviewed, is of great importance, but will have to change much to overcome
difficulties that persist in the inclusion process, with the most significant
procedures, administrative support and teaching, which are still very limited. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10311 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-18T14:58:17Z |
|
dc.date.available |
2019-12-18 |
|
dc.date.available |
2019-12-18T14:58:17Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Inclusiva |
pt_BR |
dc.subject |
Atuação docente - Carrapateira-Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Inclusive education |
pt_BR |
dc.subject |
Teaching Practice - Carrapateira-Paraíba |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Maria de Fátima Pereira. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Teaching Practice in the face of inclusive education in the municipality of Carrapateira/PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Maria de Fátima Pereira. A Atuação docente frente à educação inclusiva no município de Carrapateira/PB. 2013. 67f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
pt_BR |