DSpace/Manakin Repository

A Atuação docente frente à educação inclusiva no município de Carrapateira/PB.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 DANTAS, Nozângela Maria Rolim.
dc.contributor.advisor1ID DANTAS, Nozângela Maria Rolim. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3332721010337685 pt_BR
dc.contributor.referee1 PEREIRA, Zildene Francisca.
dc.contributor.referee2 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.description.resumo A metodologia da educação inclusiva se fundamenta na busca de meios capazes de inserir no contexto educacional aqueles indivíduos que, por algum motivo, estão excluídos do ambiente escolar. A inclusão escolar para as pessoas com deficiência ainda é um grande desafio para o presente sistema educacional brasileiro e havendo uma real inclusão, haverá consequentemente a garantia dos direitos desses indivíduos; é uma conquista que vai facilitar a vida de todas as pessoas tornando-os cidadãos de direitos e deveres iguais. Neste sentido, esta pesquisa qualitativa de condição descritiva, com enfoque bibliográfico, completada por respostas de um questionário aplicado aos docentes de uma escola pública no município de Carrapateira/PB, que atende a alunos com deficiência, busca analisar as dificuldades vivenciadas em sala de aula e o nível de formação oferecida ao profissional para lidar com esse público estudantil no âmbito escolar. O trabalho monográfico mostra que a educação inclusiva, no pensamento dos professores entrevistados, é de grande importância, mas terá muito que mudar para superar as dificuldades que ainda persistem no processo de inclusão, com procedimentos mais significativos, apoio administrativo e pedagógico, que ainda são muito limitados. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title A Atuação docente frente à educação inclusiva no município de Carrapateira/PB. pt_BR
dc.date.issued 2013-05-02
dc.description.abstract The methodology of inclusive education is based on finding ways able to enter the educational context those individuals who, for some reason, are excluded from the school environment. School inclusion for people with disabilities is still a big challenge for the present Brazilian educational system and there is a real inclusion, will therefore guaranteeing the rights of these individuals, it is an achievement that will make life easier for all people becoming citizens of equal rights and duties. Therefore, this condition descriptive qualitative research, focusing bibliography, supplemented by responses to a questionnaire given to the teachers at a public school in the town of Carrapateira/PB, which serves students with disabilities, explores the difficulties experienced in the classroom and the level of the professional training offered to deal with this public student in the school. The monograph shows that inclusive education, in the thinking of teachers interviewed, is of great importance, but will have to change much to overcome difficulties that persist in the inclusion process, with the most significant procedures, administrative support and teaching, which are still very limited. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10311
dc.date.accessioned 2019-12-18T14:58:17Z
dc.date.available 2019-12-18
dc.date.available 2019-12-18T14:58:17Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação Inclusiva pt_BR
dc.subject Atuação docente - Carrapateira-Paraíba pt_BR
dc.subject Inclusive education pt_BR
dc.subject Teaching Practice - Carrapateira-Paraíba pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Maria de Fátima Pereira.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Teaching Practice in the face of inclusive education in the municipality of Carrapateira/PB. pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Maria de Fátima Pereira. A Atuação docente frente à educação inclusiva no município de Carrapateira/PB. 2013. 67f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta