DSpace/Manakin Repository

As contribuições da ludicidade para o desenvolvimento da leitura e escrita das crianças nos anos iniciais.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ROLIM, J. R. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2024619997201525 pt_BR
dc.contributor.advisor1 ARAÚJO, Edinaura Almeida de.
dc.contributor.advisor1ID ARAUJO, E. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6839150263503872 pt_BR
dc.contributor.referee1 NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
dc.contributor.referee2 FERNANDES, Hercília Maria.
dc.description.resumo O referente trabalho analisa o uso da metodologia lúdica e as suas contribuições no contexto da sala de aula para o desenvolvimento da criança. Este propõe discussões sobre o papel do lúdico como ferramenta facilitadora e estimulante do desenvolvimento dos educandos na busca de aprimorar e construir habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais. Dessa forma, o aporte teórico deste trabalho baseia-se no pensamento de autores que faz jus a temática e que deram suporte à pesquisa desenvolvida. Assim, o objetivo do trabalho é perceber a importância da ludicidade nas atividades desenvolvidas pelos professores na sala de aula dos anos iniciais. Na busca de obter-se esse objetivo o tipo de pesquisa desenvolvida neste trabalho trata-se de um “estudo de caso”, tendo como instrumentos de coleta de dados o questionário destinados aos sujeitos educadores participativos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Alzira Ferreira Lima Mota. A estrutura monográfica se configura em três capítulos. O primeiro apresenta a importância e o conceito da ludicidade de acordo com vários autores. O segundo, aborda sobre o papel que a brincadeira tem, os tipos de recursos lúdicos que podem serem trabalhados na sala de aula e o que cada um promove na aprendizagem das crianças. No terceiro, propõe-se a análise dos dados contendo as falas dos participantes entrevistados, fazendo relação com os autores. Nas conclusões evidências a tamanha riqueza que o professor pode adquirir quando este, tem uma relação entre conceitos que cada educador possui juntamente com as novas formas de trabalhar os conteúdos na sala de aula. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title As contribuições da ludicidade para o desenvolvimento da leitura e escrita das crianças nos anos iniciais. pt_BR
dc.date.issued 2012
dc.description.abstract The paper analyzes regarding the use of the methodology playful and their contributions in the context of the classroom for the child's development. This proposes discussions on the role of play as a tool facilitating and stimulating the development of students seeking to improve and build cognitive skills, motor skills, social and emotional. Thus, the theoretical contribution of this work is based on the thinking of authors who lives up the issue and supported the research developed. The objective of the work is to realize the importance of playfulness in the activities developed by teachers in the classroom early years. In seeking to achieve this objective is the kind of research developed in this work it is a "case study" as instruments of data collection questionnaire intended to subject teachers participatory Municipal School of Education Early Childhood and Elementary Alzira Ferreira Mota Lima. The structure is configured in three monographic chapters. The first shows the importance and the concept of playfulness according to various authors. The second focuses on the role that the joke is, the types of recreational resources that can be worked on in class and what each promotes children's learning. In the third, we propose the analysis of data containing the speeches of the participants interviewed, making with the authors. In the conclusions to evidence such wealth that the teacher can acquire when it has a relation between concepts that every educator has along with new forms of work content in the classroom. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10312
dc.date.accessioned 2019-12-18T15:34:20Z
dc.date.available 2019-12-18
dc.date.available 2019-12-18T15:34:20Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Psicologia Educacional pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Lúdico pt_BR
dc.subject Leitura pt_BR
dc.subject Educational Psychology pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Ludic pt_BR
dc.subject Reading pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ROLIM, Joelma Ramalho.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative The contributions of playfulness to the development of children's reading and writing in the early years. pt_BR
dc.identifier.citation ROLIM, Joelma Ramalho. As contribuições da ludicidade para o desenvolvimento da leitura e escrita das crianças nos anos iniciais. 2012. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta