dc.creator.ID |
ROLIM, J. R. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2024619997201525 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
ARAÚJO, Edinaura Almeida de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
ARAUJO, E. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6839150263503872 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. |
|
dc.contributor.referee2 |
FERNANDES, Hercília Maria. |
|
dc.description.resumo |
O referente trabalho analisa o uso da metodologia lúdica e as suas contribuições no
contexto da sala de aula para o desenvolvimento da criança. Este propõe
discussões sobre o papel do lúdico como ferramenta facilitadora e estimulante do
desenvolvimento dos educandos na busca de aprimorar e construir habilidades
cognitivas, motoras, sociais e emocionais. Dessa forma, o aporte teórico deste
trabalho baseia-se no pensamento de autores que faz jus a temática e que deram
suporte à pesquisa desenvolvida. Assim, o objetivo do trabalho é perceber a
importância da ludicidade nas atividades desenvolvidas pelos professores na sala de
aula dos anos iniciais. Na busca de obter-se esse objetivo o tipo de pesquisa
desenvolvida neste trabalho trata-se de um “estudo de caso”, tendo como
instrumentos de coleta de dados o questionário destinados aos sujeitos educadores
participativos da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental Alzira Ferreira
Lima Mota. A estrutura monográfica se configura em três capítulos. O primeiro
apresenta a importância e o conceito da ludicidade de acordo com vários autores. O
segundo, aborda sobre o papel que a brincadeira tem, os tipos de recursos lúdicos
que podem serem trabalhados na sala de aula e o que cada um promove na
aprendizagem das crianças. No terceiro, propõe-se a análise dos dados contendo
as falas dos participantes entrevistados, fazendo relação com os autores. Nas
conclusões evidências a tamanha riqueza que o professor pode adquirir quando
este, tem uma relação entre conceitos que cada educador possui juntamente com as
novas formas de trabalhar os conteúdos na sala de aula. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
As contribuições da ludicidade para o desenvolvimento da leitura e escrita das crianças nos anos iniciais. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.description.abstract |
The paper analyzes regarding the use of the methodology playful and their
contributions in the context of the classroom for the child's development. This
proposes discussions on the role of play as a tool facilitating and stimulating the
development of students seeking to improve and build cognitive skills, motor skills,
social and emotional. Thus, the theoretical contribution of this work is based on the
thinking of authors who lives up the issue and supported the research developed.
The objective of the work is to realize the importance of playfulness in the activities
developed by teachers in the classroom early years. In seeking to achieve this
objective is the kind of research developed in this work it is a "case study" as
instruments of data collection questionnaire intended to subject teachers participatory
Municipal School of Education Early Childhood and Elementary Alzira Ferreira Mota
Lima. The structure is configured in three monographic chapters. The first shows the
importance and the concept of playfulness according to various authors. The second
focuses on the role that the joke is, the types of recreational resources that can be
worked on in class and what each promotes children's learning. In the third, we
propose the analysis of data containing the speeches of the participants interviewed,
making with the authors. In the conclusions to evidence such wealth that the teacher
can acquire when it has a relation between concepts that every educator has along
with new forms of work content in the classroom. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10312 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-18T15:34:20Z |
|
dc.date.available |
2019-12-18 |
|
dc.date.available |
2019-12-18T15:34:20Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Psicologia Educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Lúdico |
pt_BR |
dc.subject |
Leitura |
pt_BR |
dc.subject |
Educational Psychology |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.subject |
Ludic |
pt_BR |
dc.subject |
Reading |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
ROLIM, Joelma Ramalho. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
The contributions of playfulness to the development of children's reading and writing in the early years. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
ROLIM, Joelma Ramalho. As contribuições da ludicidade para o desenvolvimento da leitura e escrita das crianças nos anos iniciais. 2012. 53f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
pt_BR |