DSpace/Manakin Repository

Estimulação tátil aplicada ao ensino/aprendizagem da fala.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID BARROS, A. T. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/2513326208588748 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FREIRE, Raimundo Carlos Silvério.
dc.contributor.advisor1 DEEP, Gurdip Singh.
dc.contributor.advisor1ID FREIRE, R. C. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID DEEP, G. S.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4016576596215504 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6322106621770962
dc.contributor.referee1 MUHLEN, Sérgio Santos.
dc.contributor.referee2 CLIQUET JUNIOR, Alberto.
dc.contributor.referee3 SILVA, José Felício da.
dc.contributor.referee4 AGUIAR NETO, Benedito Guimarães.
dc.description.resumo A informação acústica pode ser transmitida aos surdos por amplificadores acústicos, implantes cocleares, ou através de sistemas de substituição sensorial. A escolha depende das características de perda auditiva e das necessidades do portador da deficiência. Os sistemas táteis de substituição sensorial vem sendo desenvolvidos desde o inicio do seculo XX, e podem basear-se em estimulação vibrotátil, mas não existem relatos na literatura técnica de sistemas táteis desenvolvidos especificamente para emprego no auxilio ao ensino/aprendizagem da fala. Neste trabalho e apresentada uma investigação sobre a codificação de parâmetros de voz em estimuladores vibrotáteis, no contexto especifico do ensino da produção da fala. Foram propostas e analisadas varias formas de codificação (transformações), para as quais foram desenvolvidos o respectivo modelo matemático. Com base no modelo matemático apresentado foram feitas diversas simulações, para subsidiar uma analise comparativa entre as transformações propostas. Ao final, as transformações propostas foram analisadas através dos resultados de experimentos de percepção de estímulos vibrotáteis. Também foi analisada a escolha de parâmetros de voz adequada para modulação direta de estimuladores monocanais, no contexto do português. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA QUÍMICA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Elétrica
dc.title Estimulação tátil aplicada ao ensino/aprendizagem da fala. pt_BR
dc.date.issued 2004-02-19
dc.description.abstract Acoustic information can be transmitted to the deaf, using acoustic amplifies, cochlear implants and sensory substitution systems. The choice depends on characteristics and degree of hearing impairment. Tactile stimulation devices can be used as sensory substitute and have been developed since the beginning of the 20T H century, in this thesis the emphasis is on the investigation of the transformation of voice parameters into frequency of the pulsed tactile stimulus, in the context of the speech hearing on the part of the deaf for the Portuguese language. Different transformation schemes have been formulated and analyzed by simulation studies. The proposed transformations were also analyzed by vibrotactile perception sensitivity experiments. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10313
dc.date.accessioned 2019-12-18T15:54:55Z
dc.date.available 2019-12-18
dc.date.available 2019-12-18T15:54:55Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Estimulação Tátil
dc.subject Ensino-aprendizagem da Fala - Surdos
dc.subject Engenharia de Reabilitação
dc.subject Ensino da Fala
dc.subject Sistemas Táteis de Substituição Sensorial
dc.subject Estimulação Vibrotátil
dc.subject Tactile Stimulation
dc.subject Speech Teaching-learning - Deaf People
dc.subject Rehabilitation Engineering
dc.subject Speech Teaching
dc.subject Tactile Sensory Replacement Systems
dc.subject Vibrotactile Stimulation
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator BARROS, Aléssio Trindade de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Tactile stimulation applied to speech teaching / learning Aléssio. pt_BR
dc.identifier.citation BARROS, Aléssio Trindade de. Estimulação tátil aplicada ao ensino/aprendizagem da fala Aléssio Trindade de Barros. 2004. 172f. (Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica), Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática , Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba Brasil, 2004. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta