dc.contributor.advisor1ID |
ARAUJO, E. A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6839150263503872 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOARES, Luíza de Marillac Ramos. |
|
dc.contributor.referee2 |
ROLIM, Nozângela Maria. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho intitulado Professor reflexivo: Um olhar inovador na prática cotidiana dos
professores das séries iniciais do ensino fundamental, propõe uma análise relacionada a
atuação dos educadores do ensino fundamenta. Para tanto essa pesquisa foi desenvolvida na
Escola Estadual de Ensino Infantil, Fundamental e Médio Doutor Silva Mariz, localizada na
cidade de Marizópolis –PB. Tendo como objetivo compreender a reflexão e como esse
processo reflexivo é desenvolvido no contexto da sala de aula, nessa perspectiva aabordagem
metodológica utilizada para o procedimento da pesquisa, foi observação, intervenção, o
questionário e o teste de associação livre de palavras. Esses procedimentos metodológicos
favoreceram a obtenção de dados para a compreensão da temática, considerando que acoleta
de dados enriqueceu o trabalho e forneceu subsídiosque discutido a luz de alguns teóricos a
exemplo de: ALARCÃO (2003), GHEDIN (2002), FREIRE (2008) e outros permitiram
compreender a sua significação o processo de formação e desenvolvimento do sujeito. Assim,
a partir dos estudos percebe-se que esta prática reflexiva ainda é desenvolvida de forma
limitada, mesmo considerando as inovações e oportunidade de formação contínua e sua
importância para uma prática educativa como de desenvolver habilidades significativas para o
educando preparando-o para a vida na sociedade atual. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Professor reflexivo: um olhar inovador na prática cotidiana dos professores das séries iniciais do ensino fundamental. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
The present work entitled reflective Teacher: A innovative look in everyday practice of
teachers of the initial series of elementary school, proposes an analysis related to the activities
of elementary teachers, so, this research was developed at the children's, and secondary
School called Escola Estadual de Educação Infantil e Ensino Fundamental Doctor Silva
Mariz, located in the Marizópolis-PB city. Aiming to understand the thinking and how this
reflective process is developed in the context of the classroom, this methodological approach
used for the search procedure was observation, intervention, questionnaire and free
association of words. These methodological procedures favored getting data for the
understanding of the subject, whereas data collection has enriched the work and provided
subsidies that discussed the light of some theorists like: ALARCÃO 2003, GHEDIN 2008,
FREIRE, 2008 and allowed others to understand their significant the process of formation and
development of the subject. So, from the studies we can see this reflective practice is still
carried out in a limited way, even considering the innovation and opportunity of continuing
education and its importance for an educatin practice of developing significant skills for
preparing the learner for life in society. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10314 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-18T16:03:23Z |
|
dc.date.available |
2019-12-18 |
|
dc.date.available |
2019-12-18T16:03:23Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Reflexão |
pt_BR |
dc.subject |
Formação |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Reflection |
pt_BR |
dc.subject |
Formation |
pt_BR |
dc.subject |
Learning |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
DIAS, Adriana Sarmento da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Reflective teacher: an innovative look at the daily practice of elementary school teachers. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
DIAS, Adriana Sarmento da Silva. Professor reflexivo: um olhar inovador na prática cotidiana dos professores das séries iniciais do ensino fundamental. 2013. 39f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
pt_BR |