dc.creator.ID |
SOARES, E. S. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3469365208416993 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
PEREIRA, Zildene Francisca. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
PEREIRA, Z. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/6070714322224501 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
CUNHA, Ane Cristine Hermínio. |
|
dc.contributor.referee2 |
BORBA, Valéria Maria de Lima. |
|
dc.description.resumo |
A presente pesquisa teve como objetivo principal conhecer o trabalho docente a
partir da relação com os aspectos afetivo, cognitivo e motor de crianças da
Educação Infantil, observando de que forma essa relação contribui para o
desenvolvimento cognitivo dessas crianças. O estudo se justifica por ser uma
temática que tem obtido crescente discussão no campo educacional, bem como por
inquietações relacionadas ao entendimento da afetividade e da cognição na sala de
Educação Infantil enquanto docente. A pesquisa foi realizada com quatro
professoras com idade entre 20 e 37 anos, que trabalham com crianças na faixa
etária entre três a seis anos de idade em uma Creche Municipal na cidade de
Cajazeiras/PB. Na metodologia, utilizamos o Estudo de Caso. Realizamos
observações da relação professor-aluno, aluno-aluno na sala de aula e nos outros
ambientes da instituição. Obtivemos as informações a partir de um questionário
estruturado e optamos pela análise temática como procedimento de análise dos
dados. Os resultados da pesquisa nos apontaram que este trabalho revela à
importância de considerarmos que a afetividade exerce um papel fundamental para
o desenvolvimento cognitivo das crianças da Educação Infantil e que se faz
necessário percebermos o importante papel desempenhado pelas professoras no
contexto escolar, para que seja vivenciada efetivamente a construção de boas
relações em sala de aula. Por fim, concluímos que as docentes se relacionam bem
com seus alunos trazendo resultados agradáveis para a aprendizagem e para o
desenvolvimento integral da criança a partir da consideração de aspectos afetivo,
cognitivo e motor. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Afetividade e ensino-aprendizagem: uma relação necessária para o desenvolvimento cognitivo da criança. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.description.abstract |
The present research had as main goal to know the teaching work from the
relationship with the affective, cognitive and motor aspects of children from Early
Childhood Education and how this relationship contributes to the cognitive
development of these children. The study justifies itself for being a theme which has
obtained growing discussion in the educational field, as well as concerns related to
the understanding of affectivity and cognition in the Early Childhood Education
classroom as teacher. The research was carried out with four female teachers aged
between 20 and 27 years old, who work with children aged between 3 and 6 years
old in a Municipal Day Care in the city of Cajazeiras, Pb. In the methodology, we
utilized the Case Study; we carried out observations from the relationship teacher-
student, student-student in the classroom and in the other environments of the
institution. We obtained the information from a structured questionnaire and we opted
for the theme analysis as data analysis procedure. The results of the research
pointed out that this work reveals the importance of considering that the affectivity
plays a fundamental role for the cognitive development of children from Early
Childhood Education and that it is necessary that we realize the important role played
by the teachers in the school context so that the construction of good relationships in
the classroom is effectively lived. Finally, we conclude that the teachers get along
well with their students bringing pleasant results for the learning and for the integral
development of the child from the consideration of the affective, cognitive and motor
aspects. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10318 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-18T17:27:26Z |
|
dc.date.available |
2019-12-18 |
|
dc.date.available |
2019-12-18T17:27:26Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Afetividade |
pt_BR |
dc.subject |
Cognição |
pt_BR |
dc.subject |
Motricidade |
pt_BR |
dc.subject |
Educação Infantil |
pt_BR |
dc.subject |
Affection |
pt_BR |
dc.subject |
Cognition |
pt_BR |
dc.subject |
Motor skills |
pt_BR |
dc.subject |
Child education |
pt_BR |
dc.subject |
DEsenvolvimento cognitivo - crianças |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOARES, Emanuela da Silva. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Affectivity and teaching-learning: a necessary relationship for the cognitive development of the child. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOARES, Emanuela da Silva. Afetividade e ensino-aprendizagem: uma relação necessária para o desenvolvimento cognitivo da criança. 2012. 68f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
pt_BR |