DSpace/Manakin Repository

Prevenindo doenças infecciosas e parasitárias em escolas de educação infantil da cidade de Cuité - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUTO, A. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3068817017660098 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LIMA, Édija Anália Rodrigues de.
dc.contributor.advisor1ID LIMA, E.A.R. de pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1043760665389361 pt_BR
dc.contributor.referee1 BRITO, Nathanielly Cristina Carvalho de.
dc.contributor.referee2 AGRA, Glenda.
dc.description.resumo As doenças infecciosas e parasitárias representam um problema de Saúde Pública no Brasil por apresentarem alto índice de morbidade e mortalidade, acometendo mais as crianças em idade escolar devido à imaturidade imunológica, hábitos de higiene deficientes e por receberem assistência integral em creches e escolas. Ressaltando a necessidade de desenvolver um estudo científico acerca da importância da promoção da saúde através de ações educativas que visem à prevenção e cuidados, o presente estudo tem por objetivo analisar as medidas aplicadas pelos professores das escolas municipais de Educação Infantil na cidade de Cuité – PB, acerca da prevenção de doenças infecciosas e parasitárias entre as crianças. Trata-se de um estudo do tipo exploratório com abordagem qualitativa, realizado por meio de levantamento bibliográfico e entrevista semiestruturada com sete professoras do ensino infantil de Cuité-PB com base na técnica de Análise de Conteúdo na modalidade temática, sendo os resultados apresentados através da descrição textual a partir das falas dos sujeitos participantes. Os resultados apontam que a escola representa um ambiente favorável à transmissão de doenças infecciosas e parasitárias devido a fatores como higiene pessoal inadequada, contato próximo entre as crianças e condições higiênico-sanitárias do local deficientes. As entrevistadas citaram a gripe e a hepatite como as doenças infecciosas que mais acometem as crianças em idade pré-escolar. Em relação às doenças parasitárias, as professoras relataram a falta de higiene como o principal fator de transmissão. Ao averiguar como os professores têm contribuído com as práticas de prevenção de doenças infecciosas e parasitárias na escola, verificou-se a exposição de conteúdo informativo como a ação mais utilizada. No decorrer das entrevistas, as professoras especificaram as ações do Programa Saúde na Escola, deixando explícito que o mesmo não aborda questões relacionadas à prevenção de doenças infecciosas e parasitárias. Diante a estas questões, torna-se necessário a implantação de ações voltadas para a prevenção de doenças infecciosas e parasitárias que deverão ser abordadas nas escolas pelos professores das séries iniciais de ensino, visto que é neste período que as crianças estão mais expostas aos fatores de risco e necessitam adquirir conhecimentos por meio de atividades educativas que promovam a sensibilização sobre a melhoria na sua qualidade de vida. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Saúde Pública pt_BR
dc.title Prevenindo doenças infecciosas e parasitárias em escolas de educação infantil da cidade de Cuité - PB. pt_BR
dc.date.issued 2013-09-13
dc.description.abstract The infectious and parasitic diseases are considered a problem in the Health Public System in Brazil because they present high levels of morbidity and mortality. They affect especially school age children due to their immunologic immaturity and poor hygiene habits, and because they receive integral assistance in nurseries and schools. Emphasizing the need for develop a scientific study about the importance of health promotion by means of educative actions that vise prevention and care, the present study aims to analyze the procedures applied by the teachers of the municipal schools of Early Childhood Education in Cuité-PB in relation to the prevention of infectious and parasitic diseases among the children. It is an exploratory study, with qualitative approach, which was developed by means of bibliographical survey and semi-structured interview. The sample consists of seven teachers of Early Childhood Education of Cuité-PB. Also, the study was based on Content Analysis technique, thematic mode, and the results are presented by means of textual description, from the speech of participant subjects. The results appoint that school is configured as a favorable environment to the transmission of infectious and parasitic diseases due to factors as inadequate personal hygiene, close contact among children and poor hygienic-sanitary conditions. The interviewees mentioned influenza and hepatitis as the infectious diseases that more affect children in preschool age. Furthermore, in relation to parasitic diseases, teachers mentioned the lack of hygiene as the main factor of transmission. When investigating about how teachers have contributed with the prevention practices of infectious and parasitic diseases at school, it is verified the exposition of informative content as the most used action. During the interviews, the teachers specified the actions of the School Health Program, clearly stating that it does not address questions related to the prevention of infectious and parasitic diseases. Given these questions, it is necessary the implantation of actions destined to the prevention of infectious and parasitic diseases. These actions should be approached in schools by the teachers of Early Childhood Education, because children are more exposed to the risk factors in this period. Moreover, children need to acquire knowledge by means of educative actions that promote the sensitization about the improvement in their life quality. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10336
dc.date.accessioned 2019-12-19T11:10:08Z
dc.date.available 2019-12-19
dc.date.available 2019-12-19T11:10:08Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Doenças Parasitárias pt_BR
dc.subject Doenças Transmissíveis pt_BR
dc.subject Educação em Saúde pt_BR
dc.subject Educação Infantil pt_BR
dc.subject Parasitic Diseases pt_BR
dc.subject Transmissible Diseases pt_BR
dc.subject Health Education pt_BR
dc.subject Early Childhood Education pt_BR
dc.subject Enfermedades parasitarias
dc.subject Enfermedades contagiosas
dc.subject Educación para la salud
dc.subject Educación Infantil
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUTO, Aline de Araújo.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Preventing infectious and parasitic diseases in elementary schools in the city of Cuité - PB. pt_BR
dc.title.alternative Prevención de enfermedades infecciosas y parasitarias en escuelas de educación infantil de la ciudad de Cuité - PB.
dc.identifier.citation SOUTO, Aline de Araújo. Prevenindo doenças infecciosas e parasitárias em escolas de educação infantil da cidade de Cuité - PB. 2013. 64 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. pt_BR
dc.description.resumen Las enfermedades infecciosas y parasitarias representan un problema de salud pública en Brasil, ya que presentan una alta tasa de morbilidad y mortalidad, afectando a más niños en edad escolar por inmadurez inmunológica, malos hábitos de higiene y por recibir atención integral en guarderías y escuelas. Haciendo hincapié en la necesidad de desarrollar un estudio científico sobre la importancia de la promoción de la salud a través de acciones educativas orientadas a la prevención y atención, este estudio tiene como objetivo analizar las medidas aplicadas por los docentes de las escuelas municipales de Educación Infantil de la ciudad de Cuité - PB, sobre la prevención de enfermedades infecciosas y parasitarias entre los niños. Se trata de un estudio exploratorio con enfoque cualitativo, realizado a través de una encuesta bibliográfica y entrevista semiestructurada a siete docentes de preescolar de Cuité-PB, basado en la técnica de Análisis de Contenidos en la modalidad temática, y los resultados se presentan a través de la modalidad textual. descripción de los discursos de los sujetos participantes. Los resultados muestran que la escuela representa un entorno propicio para la transmisión de enfermedades infecciosas y parasitarias debido a factores como la inadecuada higiene personal, el estrecho contacto entre los niños y las deficientes condiciones higiénico-sanitarias del lugar. Los entrevistados citaron la gripe y la hepatitis como las enfermedades infecciosas que más afectan a los niños en edad preescolar. En relación a las enfermedades parasitarias, los docentes informaron que la falta de higiene es el principal factor de transmisión. Al investigar cómo los profesores han contribuido a las prácticas de prevención de enfermedades infecciosas y parasitarias en la escuela, se encontró que la exposición de contenido informativo fue la acción más utilizada. Durante las entrevistas, los docentes concretaron las acciones del Programa de Salud Escolar, dejando claro que no aborda temas relacionados con la prevención de enfermedades infecciosas y parasitarias. Ante estos temas, es necesario implementar acciones dirigidas a la prevención de enfermedades infecciosas y parasitarias, las cuales deben ser abordadas en las escuelas por los docentes de los grados iniciales de educación, ya que es durante este período cuando los niños están más expuestos a factores de riesgo y necesidad de adquirir conocimientos a través de actividades educativas que promuevan la conciencia sobre la mejora de su calidad de vida.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta