DSpace/Manakin Repository

Construção de saberes e fazeres versus desastre desertificação: o caso da Universidade Camponesa.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ARAUJO, A. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3615237118676699 pt_BR
dc.contributor.advisor1 BARBOSA, Marx Prestes.
dc.contributor.advisor1 CANIELLO, Márcio Matos.
dc.contributor.advisor1ID BARBOSA, M. P. pt_BR
dc.contributor.advisor1ID CANIELLO, M. M.
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2291984321852583 pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5638765647804887
dc.contributor.referee1 FILGUEIRA, Hamilcar José de Almeida.
dc.contributor.referee2 MORAES NETO, João Miguel de.
dc.contributor.referee3 SILVA, Melchior Naelson Batista da.
dc.contributor.referee4 LIMA, Vera Lúcia Antunes de.
dc.description.resumo A desertificação entendida como desastre socialmente construído e um processo de causas antropogênicas, cuja complexidade exige pesquisas interdisciplinares e de cunho pratico/aplicável que auxiliem o processo de capacitação para redução das vulnerabilidades nas áreas de risco. Objetivou-se com esse trabalho analisar a possibilidade de um processo dialógico de ensino - aprendizagem contribuir no aprimoramento das capacidades de reflexão de atrizes e atores locais sobre a problemática sócio-politico e ambiental que enfrentam, e de construir e implementar coletivamente alternativas reais de combate e redução dos riscos ao desastre desertificação em comunidades rurais do Cariri paraibano. Os estudos fazem parte do Projeto La Red, da Rede Latino-Americana de Estudos Sociais, e foram realizados no âmbito do Projeto UniCampo - pela universidade camponesa, desenvolvido no Cariri paraibano. O método utilizado foi a pesquisa-ação-participante enquanto alternativa que permite ao mesmo tempo gerar novas informações sobre o tema pesquisado e capacitar sujeitos críticos na temática estudada. Foram realizados trabalhos de campo e utilizadas fontes de informações primarias e secundarias para alimentar reflexões dialógicas coletivas e participativas, com uma turma composta por 35 educandos e educandas e uma equipe pedagógica multidisciplinar. Observou-se que o cenário didático-pedagógico permitiu fluência nas reflexões e facilitou o processo de empoderamento e capacitação de educandas e educandos. O sentimento de identificação com a temática contextualizada no dia-a-dia de suas atividades camponesas foi um fator de motivação para que educandos e educandas fossem alem do exercício teórico e caminhassem rumo aos exercícios práticos da investigação e da intervenção na luta pela construção de sistemas de produção menos agressivos do meio ambiente, capazes de garantir a produção para o abastecimento do núcleo familiar no presente e no por vir. Foram construídos três projetos de pesquisa ação em arranjos institucionais com organizações governamentais e associações de agricultoras e agricultores. Foram construídos e implementados seis projetos com vistas a produção sustentável em comunidades e assentamentos rurais. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Construção de saberes e fazeres versus desastre desertificação: o caso da Universidade Camponesa. pt_BR
dc.date.issued 2006-06
dc.description.abstract The desertificacion is a disaster constructed socially, is a process of anthropic causes, whose complexity demands to multidiscipline research and of applicable practical matrix that assists the process of qualification for mitigation of the risks in the vulnerability areas. It was objectified with this work to observe and to follow the possibility of a process of education - learning to contribute in the improvement of the capacities of reflection of actresses and local actors on problematic social political and the ambient one who face, and collectively to construct and to implement alternative reals of combat and reduction of the risks to the disaster desertificacion in agricultural communities of the Cariri Paraiba, Brazil. The studies are part of the Project La Red, the Latin American Net of Social Studies, and had been carried through in the scope of the UniCampo Project - for the farmer university. The used delineation was the alternative research-action-participant while that it allows at the same time to generate new information on the searched subject and to enable critical citizens in the thematic one studied. Works of field had been carried through and used sources of primary and secondary information to feed collective and participativas reflections, with a composed group for 35 students and a pedagogical team to multidiscipline. It was observed that the didactic-pedagogical scene allowed fluency in the reflections and facilitated to the process of empowrment and qualification of students. The feeling of reality identification with the thematic one in day-by-day of its farmers activities was a motivation factor so that educandos and educandas was beyond the theoretical exercise and walked route to the exercises practical of the inquiry and the intervention in the fight against the desertificacion and for the construction of less aggressive systems of prodution of the environment, capable to guarantee the production for the supplying of the familiar nucleus in the gift and in for coming. Action in institutional arrangements with government organizations and associations of farmers had been constructed to three projects of research. They had been constructed and implemented six projects with sights to the sustainable production in agricultural communities and nestings. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10346
dc.date.accessioned 2019-12-19T11:54:22Z
dc.date.available 2019-12-19
dc.date.available 2019-12-19T11:54:22Z
dc.type Tese pt_BR
dc.subject Meio Ambiente
dc.subject Semi-árido
dc.subject Educação no Campo
dc.subject Desenvolvimento Sustentável
dc.subject Universidade Camponesa
dc.subject Ensino-aprendizagem
dc.subject Agricultura Familiar
dc.subject Desertificação
dc.subject Projeto Unicampo
dc.subject Environment
dc.subject Semi-arid
dc.subject Rural Education
dc.subject Sustainable Development
dc.subject Peasant University
dc.subject Teaching-learning
dc.subject Family Farming
dc.subject Desertification
dc.subject Unicampo Project
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAUJO, Alexandre Eduardo de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Knowledge and practice construction versus desertification disaster: the case of Peasant University. pt_BR
dc.identifier.citation ARAUJO, Alexandre Eduardo de. Construção de saberes e fazeres versus desastre desertificação: o caso da Universidade Camponesa. 2006. 130f.(Tese de Doutorado em Engenharia Agrícola), Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola, Centro de Tecnologias e Recursos Naturais, Universidade Federal de Campina Grande – Paraíba – Brasil, 2006. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10346 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta