dc.contributor.advisor1 |
NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3908692085613288 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
SOUSA , Débia Suênia da Silva. |
|
dc.contributor.referee2 |
BUENO, Maria Ioneida Ramalho. |
|
dc.description.resumo |
O reforço escolar tem sido uma prática adotada por pessoas que busca nesta
atividade informal o caminho para garantir a melhora do rendimento escolar dos
seus filhos que na escola de ensino regular não consegue acompanhar o ritmo da
turma. Contudo, é de grande importância fundamentar estudos que tragam para as
discussões e debates a eficiência deste tipo de trabalho, quais os profissionais que
são capacitados para o mesmo e se os alunos conseguem desenvolver a
aprendizagem a partir destes reforços escolares extra-escola. Neste contexto, o
presente estudo traz como enfoque o reforço escolar fora das escolas, ou seja, por
particulares, cujo objetivo maior é investigar qual a vertente predominante no reforço
escolar extra-escolar, se ha vantagens ou limitações. O reforço escolar é uma
atividade que vem crescendo no âmbito da promoção da melhor qualidade do ensino
e aprendizagem, visando melhorar o rendimento escolar do aluno. Essa prática tem
sido adotada pelas próprias escolas que tem buscado essa opção para tentar
minimizar as dificuldades dos alunos no que diz respeito aos conteúdos ministrados
em sala de aula. Todavia, para subsidiar a abordagem do tema, a metodologia
adotada compreende um estudo exploratório e descritivo com abordagem
quantitativa, através da escala estatística IBM APSS Statistics Essentials for R
version 1.8. As conclusões alcançadas neste estudo demonstram que essa temática
não tem sido discutida de forma ampla, são poucos os estudos inerentes ao reforço
escolar extra-escola, fazendo necessário que se ampliem as discussões e os
estudos para poder se chegar a uma conclusão mais efetiva e eficiente. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Educação. |
pt_BR |
dc.title |
Reforço escolar extra escola: um enfoque acerca dessa prática na visão de professores que ministram estas aulas no município de Cajazeiras - PB. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.description.abstract |
The tutoring has been a practice adopted by people who search this informal activity
the way to ensure the improvement of the academic performance of their children in
mainstream school can not keep pace with the class. However, it is of great
importance to support studies that bring the discussions and debates the
effectiveness of this type of work, which the professionals who are trained to the
same and if students can develop the learning from these reinforcements school
extra-school. In this context, this study brings to focus the tutoring outside school, ie,
by individuals whose main objective is to investigate what the predominant in-school
tutoring, if there advantages or limitations. The tutoring is an activity that is growing in
promoting the best quality of teaching and learning in order to improve the academic
performance of the student. This practice has been adopted by the school that has
tried this option to try to minimize the difficulties of students with regard to the content
taught in the classroom. However, to support an approach to the topic, the
methodology includes an exploratory and descriptive quantitative approach through
scale statistical IBM APSS Statistics Essentials for R version 1.8. The conclusions
reached in this study demonstrate that this theme has been discussed widely, there
are few studies of scaling up school extra-school, making it necessary to broaden the
discussions and studies to be able to reach a conclusion more effective and efficient. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10371 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-19T17:16:59Z |
|
dc.date.available |
2019-12-19 |
|
dc.date.available |
2019-12-19T17:16:59Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Aula de reforço |
pt_BR |
dc.subject |
Reforço escolar - município de Cajazeiras - Paraíba |
pt_BR |
dc.subject |
Professor de reforço |
pt_BR |
dc.subject |
Review Lesson |
|
dc.subject |
School Reinforcement - Municipality of Cajazeiras - Paraíba |
|
dc.subject |
Tutor |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
VIEIRA, Maria Jonábia Farias. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Extra school reinforcement: a focus on this practice in the view of teachers who teach these classes in Cajazeiras - PB. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
VIEIRA, Maria Jonábia Farias. Reforço escolar extra escola: um enfoque acerca dessa prática na ótica de professores que ministram estas aulas no município de Cajazeiras - PB. 2013. 32f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
pt_BR |