DSpace/Manakin Repository

Reforço escolar extra escola: um enfoque acerca dessa prática na visão de professores que ministram estas aulas no município de Cajazeiras - PB.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa.
dc.contributor.advisor1ID NOGUEIRA, José Rômulo Feitosa. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3908692085613288 pt_BR
dc.contributor.referee1 SOUSA , Débia Suênia da Silva.
dc.contributor.referee2 BUENO, Maria Ioneida Ramalho.
dc.description.resumo O reforço escolar tem sido uma prática adotada por pessoas que busca nesta atividade informal o caminho para garantir a melhora do rendimento escolar dos seus filhos que na escola de ensino regular não consegue acompanhar o ritmo da turma. Contudo, é de grande importância fundamentar estudos que tragam para as discussões e debates a eficiência deste tipo de trabalho, quais os profissionais que são capacitados para o mesmo e se os alunos conseguem desenvolver a aprendizagem a partir destes reforços escolares extra-escola. Neste contexto, o presente estudo traz como enfoque o reforço escolar fora das escolas, ou seja, por particulares, cujo objetivo maior é investigar qual a vertente predominante no reforço escolar extra-escolar, se ha vantagens ou limitações. O reforço escolar é uma atividade que vem crescendo no âmbito da promoção da melhor qualidade do ensino e aprendizagem, visando melhorar o rendimento escolar do aluno. Essa prática tem sido adotada pelas próprias escolas que tem buscado essa opção para tentar minimizar as dificuldades dos alunos no que diz respeito aos conteúdos ministrados em sala de aula. Todavia, para subsidiar a abordagem do tema, a metodologia adotada compreende um estudo exploratório e descritivo com abordagem quantitativa, através da escala estatística IBM APSS Statistics Essentials for R version 1.8. As conclusões alcançadas neste estudo demonstram que essa temática não tem sido discutida de forma ampla, são poucos os estudos inerentes ao reforço escolar extra-escola, fazendo necessário que se ampliem as discussões e os estudos para poder se chegar a uma conclusão mais efetiva e eficiente. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Educação. pt_BR
dc.title Reforço escolar extra escola: um enfoque acerca dessa prática na visão de professores que ministram estas aulas no município de Cajazeiras - PB. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract The tutoring has been a practice adopted by people who search this informal activity the way to ensure the improvement of the academic performance of their children in mainstream school can not keep pace with the class. However, it is of great importance to support studies that bring the discussions and debates the effectiveness of this type of work, which the professionals who are trained to the same and if students can develop the learning from these reinforcements school extra-school. In this context, this study brings to focus the tutoring outside school, ie, by individuals whose main objective is to investigate what the predominant in-school tutoring, if there advantages or limitations. The tutoring is an activity that is growing in promoting the best quality of teaching and learning in order to improve the academic performance of the student. This practice has been adopted by the school that has tried this option to try to minimize the difficulties of students with regard to the content taught in the classroom. However, to support an approach to the topic, the methodology includes an exploratory and descriptive quantitative approach through scale statistical IBM APSS Statistics Essentials for R version 1.8. The conclusions reached in this study demonstrate that this theme has been discussed widely, there are few studies of scaling up school extra-school, making it necessary to broaden the discussions and studies to be able to reach a conclusion more effective and efficient. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10371
dc.date.accessioned 2019-12-19T17:16:59Z
dc.date.available 2019-12-19
dc.date.available 2019-12-19T17:16:59Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Aula de reforço pt_BR
dc.subject Reforço escolar - município de Cajazeiras - Paraíba pt_BR
dc.subject Professor de reforço pt_BR
dc.subject Review Lesson
dc.subject School Reinforcement - Municipality of Cajazeiras - Paraíba
dc.subject Tutor
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator VIEIRA, Maria Jonábia Farias.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Extra school reinforcement: a focus on this practice in the view of teachers who teach these classes in Cajazeiras - PB. pt_BR
dc.identifier.citation VIEIRA, Maria Jonábia Farias. Reforço escolar extra escola: um enfoque acerca dessa prática na ótica de professores que ministram estas aulas no município de Cajazeiras - PB. 2013. 32f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta