dc.creator.ID |
SOUSA, J. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3886025037731904 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/1430960919769440 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
ROCHA, Josenilton Patrício. |
|
dc.contributor.referee2 |
MELO, Rosilene Alves de. |
|
dc.description.resumo |
O presente trabalho tem como objetivo analisar as relações entre geografia e literatura a partir
da obra ―Vidas Secas‖, de Graciliano Ramos, a partir das possibilidades para o ensino de
geografia. Para concretizar tal objetivo, partimos de uma análise discursiva acerca dos
enfoques dessas duas áreas do conhecimento, tendo por base a pesquisa bibliográfica que
envolve o tema em discussão. Partindo dessa perspectiva de discussão, empreendemos
inicialmente a apresentação de alguns conceitos que balizam a organização da literatura,
enquanto campo de conhecimento e da dimensão geográfica presente na obra em discussão. A
seguir identificamos além dos conceitos, temáticas e práticas ligadas à geografia, bem como
representações geográficas encontradas no romance, fazendo um breve resumo dos capítulos
que compõem a obra. Tendo como referência a Seca, principal temática geográfica abordada
na obra, apresentamos as principais Secas e as políticas públicas voltada para a região
Nordeste, mais especificamente para o semiárido, resgatando, dessa forma, o contexto
geográfico em que o autor estava inserido, quando da escrita da obra. Considerando a riqueza
de representações geográficas contidas no romance, estabelecemos um conjunto de
possibilidades para o desenvolvimento do ensino de geografia no Ensino Fundamental, tendo
como referência a apresentação de uma proposta para o desenvolvimento de uma atividade de
ensino, apresentando objetivos, metodologias, procedimentos e avaliação tendo como foco as
relações entre geografia e literatura. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
Geografia. |
pt_BR |
dc.title |
Geografia e literatura: um posicionamento a partir da obra "Vidas Secas" de Graciliano Ramos. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2013-06-13 |
|
dc.description.abstract |
The present work aims to analyze the relationship between geography and literature from
Graciliano Ramos's “Dry Lives” work, based on the possibilities for the teaching of
geography. To achieve this objective, we start from a discursive analysis about the
approaches of these two areas of knowledge, based on the bibliographic research that
involves the topic under discussion. From this perspective of discussion, we undertook
initially the presentation of some concepts that guide the organization of literature,
as a field of knowledge and the geographical dimension present in the work under discussion. THE
In the following we identify beyond the concepts, themes and practices related to geography, as well as
geographical representations found in the novel by briefly summarizing the chapters
that make up the work. With reference to Seca, the main geographic theme addressed
In the book, we present the main Droughts and public policies for the region.
Northeast, more specifically for the semiarid region, thus rescuing the context
in which the author was inserted, when the work was written. Considering the wealth
of geographical representations contained in the novel, we have established a set of
possibilities for the development of geography teaching in elementary school, taking into
reference to the presentation of a proposal for the development of a
teaching, presenting objectives, methodologies, procedures and evaluation focusing on the
relations between geography and literature. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10390 |
|
dc.date.accessioned |
2019-12-20T11:17:04Z |
|
dc.date.available |
2019-12-20 |
|
dc.date.available |
2019-12-20T11:17:04Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura- representações geográficas |
pt_BR |
dc.subject |
Geography |
pt_BR |
dc.subject |
Literature- geographical representations |
pt_BR |
dc.subject |
Geografia e literatura |
|
dc.subject |
Graciliano Ramos - Vidas secas - análise |
|
dc.subject |
Ensino de Geografia e literatura |
|
dc.subject |
Secas no Nordeste |
|
dc.subject |
Políticas Públicas de combate à seca |
|
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
SOUSA, Joacileide Bezerra de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Geography and literature: a position from Graciliano Ramos' "Vidas Secas". |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
SOUSA, Joacileide Bezerra de. Geografia e literatura: um posicionamento a partir da obra "Vidas Secas" de Graciliano Ramos. 2013. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. |
pt_BR |