DSpace/Manakin Repository

Geografia e literatura: um posicionamento a partir da obra "Vidas Secas" de Graciliano Ramos.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUSA, J. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3886025037731904 pt_BR
dc.contributor.advisor1 OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de.
dc.contributor.advisor1ID OLIVEIRA, Aldo Gonçalves de. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/1430960919769440 pt_BR
dc.contributor.referee1 ROCHA, Josenilton Patrício.
dc.contributor.referee2 MELO, Rosilene Alves de.
dc.description.resumo O presente trabalho tem como objetivo analisar as relações entre geografia e literatura a partir da obra ―Vidas Secas‖, de Graciliano Ramos, a partir das possibilidades para o ensino de geografia. Para concretizar tal objetivo, partimos de uma análise discursiva acerca dos enfoques dessas duas áreas do conhecimento, tendo por base a pesquisa bibliográfica que envolve o tema em discussão. Partindo dessa perspectiva de discussão, empreendemos inicialmente a apresentação de alguns conceitos que balizam a organização da literatura, enquanto campo de conhecimento e da dimensão geográfica presente na obra em discussão. A seguir identificamos além dos conceitos, temáticas e práticas ligadas à geografia, bem como representações geográficas encontradas no romance, fazendo um breve resumo dos capítulos que compõem a obra. Tendo como referência a Seca, principal temática geográfica abordada na obra, apresentamos as principais Secas e as políticas públicas voltada para a região Nordeste, mais especificamente para o semiárido, resgatando, dessa forma, o contexto geográfico em que o autor estava inserido, quando da escrita da obra. Considerando a riqueza de representações geográficas contidas no romance, estabelecemos um conjunto de possibilidades para o desenvolvimento do ensino de geografia no Ensino Fundamental, tendo como referência a apresentação de uma proposta para o desenvolvimento de uma atividade de ensino, apresentando objetivos, metodologias, procedimentos e avaliação tendo como foco as relações entre geografia e literatura. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Geografia. pt_BR
dc.title Geografia e literatura: um posicionamento a partir da obra "Vidas Secas" de Graciliano Ramos. pt_BR
dc.date.issued 2013-06-13
dc.description.abstract The present work aims to analyze the relationship between geography and literature from Graciliano Ramos's “Dry Lives” work, based on the possibilities for the teaching of geography. To achieve this objective, we start from a discursive analysis about the approaches of these two areas of knowledge, based on the bibliographic research that involves the topic under discussion. From this perspective of discussion, we undertook initially the presentation of some concepts that guide the organization of literature, as a field of knowledge and the geographical dimension present in the work under discussion. THE In the following we identify beyond the concepts, themes and practices related to geography, as well as geographical representations found in the novel by briefly summarizing the chapters that make up the work. With reference to Seca, the main geographic theme addressed In the book, we present the main Droughts and public policies for the region. Northeast, more specifically for the semiarid region, thus rescuing the context in which the author was inserted, when the work was written. Considering the wealth of geographical representations contained in the novel, we have established a set of possibilities for the development of geography teaching in elementary school, taking into reference to the presentation of a proposal for the development of a teaching, presenting objectives, methodologies, procedures and evaluation focusing on the relations between geography and literature. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10390
dc.date.accessioned 2019-12-20T11:17:04Z
dc.date.available 2019-12-20
dc.date.available 2019-12-20T11:17:04Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Geografia pt_BR
dc.subject Literatura- representações geográficas pt_BR
dc.subject Geography pt_BR
dc.subject Literature- geographical representations pt_BR
dc.subject Geografia e literatura
dc.subject Graciliano Ramos - Vidas secas - análise
dc.subject Ensino de Geografia e literatura
dc.subject Secas no Nordeste
dc.subject Políticas Públicas de combate à seca
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUSA, Joacileide Bezerra de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Geography and literature: a position from Graciliano Ramos' "Vidas Secas". pt_BR
dc.identifier.citation SOUSA, Joacileide Bezerra de. Geografia e literatura: um posicionamento a partir da obra "Vidas Secas" de Graciliano Ramos. 2013. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia ) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2013. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta