DSpace/Manakin Repository

Cores, emoções e cartazes de cinema: um estudo de respostas emocionais às cores utilizando o espaço afetivo.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID NOGUEIRA, K. A. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9002131818945342 pt_BR
dc.contributor.advisor1 PEREIRA, Carla Patrícia de Araújo.
dc.contributor.advisor1ID PEREIRA, C. P. A. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6212993906357383 pt_BR
dc.contributor.referee1 MEDEIROS, Wellington Gomes de.
dc.contributor.referee2 BARROS, Lilian Ried Miller.
dc.description.resumo Este estudo aborda a influência das cores na elicitação de emoções com o propósito de se possibilitar uma melhor compreensão da dimensão emocional das cores na criação de mensagens visuais. No contexto desta pesquisa, buscou-se avaliar se as cores podem alterar a resposta emocional a cartazes de cinema ao ponto de associ-á-los a dimensões emocionais opostas às de seus gêneros cinematográficos. O es-tudo foi realizado em duas fases. A primeira, descritiva, foi destinada a identificar, por meio da caracterização quantitativa das cores, os padrões cromáticos mais re-presentativos em conjuntos de cartazes de filmes pertencentes aos gêneros Terror e Comédia Romântica, cujas emoções predominantes estão localizadas em quadran-tes opostos no Espaço Afetivo (RUSSELL, 1980). Na segunda fase, experimental, os padrões cromáticos identificados na fase anterior foram aplicados a imagens figurativas e verificados seus efeitos nas respostas emocionais de um grupo de 50 participantes, por meio da escala Self-Assesment Manikin - SAM (BRADLEY; LANG, 1994). Para a produção dos estímulos visuais, foram usadas imagens do Internatio-nal Affective Picture System - IAPS. A pesquisa descritiva realizada na primeira fase identificou padrões cromáticos com características opostas. O padrão composto pe-las cores com atributos comuns à maioria dos cartazes analisados do gênero Terror apresentou predominância de cores com baixos níveis de saturação e claridade, enquanto que o padrão cromático com atributos comuns à maioria dos cartazes analisados do gênero Comédia Romântica apresentou cores com níveis altos e médios de claridade e saturação. Os resultados do experimento realizado na segunda fase indicam que a influência das cores não foi suficiente para alterar de modo proeminente a percepção dos participantes quanto às dimensões das emoções percebidas nas imagens. No entanto, diferenças percebidas na dispersão das frequências e entre as médias de respostas sugerem que a influência das cores nas respostas emocionais pode variar de acordo com características emocionais inerentes à imagem. Foi possível concluir, portanto, que as cores podem elicitar respostas emocionais distintas, assumindo significados diversos, dependendo da forma como são estabelecidas as relações com os demais elementos da mensagem visual. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Ciências e Tecnologia - CCT pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM DESIGN pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Design pt_BR
dc.title Cores, emoções e cartazes de cinema: um estudo de respostas emocionais às cores utilizando o espaço afetivo. pt_BR
dc.date.issued 2017-07-28
dc.description.abstract This study addresses the influence of colors on the elicitation of emotions, with the purpose of enabling a better understanding of the emotional dimension of colors in the creation of visual messages. In the context of this research, we tried to evaluate if the colors can change the emotional response to movie posters to the point of asso-ciating them with emotional dimensions opposed to those of their movie genres. The study was carried out in two phases. The first one, descriptive, was intended to iden-tify, through the quantitative characterization of colors, the most representative color patterns in sets of posters belonging to the genres of Horror and Romantic Comedy, whose predominant emotions are located in opposite quadrants in the Affective Space (RUSSELL, 1980). In the second phase, the chromatic patterns identified in the previous phase were applied to fictitious posters and verified their effects on the emotional responses in a group of 50 participants, through the Self-Assesment Mani-kin - SAM (BRADLEY; LANG, 1994). For the production of the fictional posters, im-ages from the International Affective Picture System - IAPS were used. The descrip-tive research performed in the first phase identified color patterns with opposite char-acteristics. The color pattern with common attributes to most of the analyzed posters of the Horror genre featured predominantly colors with low levels of saturation and brightness, while the color pattern with common attributes to most of the analyzed posters of the Romantic Comedy genre, featured colors with high and medium levels of saturation and brightness. The results of the experiment carried out in the second phase indicate that the influence of the colors was not enough to change the percep-tion of participants in the dimensions of the emotions perceived in the posters. How-ever, perceived differences in the dispersion of frequencies and between the means of responses suggest that the influence of colors on emotional responses may vary according to the emotional characteristics inherent to the image. It was possible, therefore, to conclude that colors can elicit different emotional responses, assuming different meanings, depending on how the relationships with other elements of the visual message are established. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/1052
dc.date.accessioned 2018-06-27T17:15:47Z
dc.date.available 2018-06-27
dc.date.available 2018-06-27T17:15:47Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Cartazes de cinema pt_BR
dc.subject Gêneros cinematográficos pt_BR
dc.subject Designe gráfico - cores pt_BR
dc.subject Relação emoções e cores pt_BR
dc.subject Espaço afetivo pt_BR
dc.subject Respostas emocionais às cores pt_BR
dc.subject Influência das cores pt_BR
dc.subject Elicitações de emoções pt_BR
dc.subject Mensagens visuais - cores pt_BR
dc.subject Padrões cromáticos - cores pt_BR
dc.subject Estímulos visuais pt_BR
dc.subject Graphic Design pt_BR
dc.subject color pt_BR
dc.subject Emotions pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator NOGUEIRA, Kennyo Alex Pontes.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Colors, emotions and posters of cinema: a study of emotional responses to the colors using the affective space. pt_BR
dc.identifier.citation NOGUEIRA, Kennyo Alex Pontes. Cores, emoções e cartazes de cinema: um estudo de respostas emocionais às cores utilizando o espaço afetivo. 2017. 91f. (Dissertação de Mestrado em Design). Programa de Pós-Graduação em Design, Centro de Ciências e Tecnologia, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2017. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta