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Contribuição ao projeto de pavimentos urbanos de baixo volume de tráfego, através da utilização do cone de penetração dinâmica.

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dc.creator.ID JORDÃO, H. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/8545705900611038 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LUCENA, Adriano Elísio de Figueiredo Lopes.
dc.contributor.advisor1ID LUCENA, A. E. F. L. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/4428634327768673 pt_BR
dc.contributor.referee1 LUCENA, Luciana de Figueirêdo Lopes.
dc.contributor.referee2 BEZERRA, Raimundo Leidimar.
dc.description.resumo Para o dimensionamento de pavimentos e de fundamental importância o conhecimento das características físicas e mecânicas do solo do subleito através de ensaios realizados tanto em laboratório quanto em campo. Os ensaios geotécnicos realizados no campo, tais como o CBR "in situ" e Ensaio de Placa e outros, cujos resultados são utilizados para o dimensionamento de pavimentos, representam de forma mais significativa as condições do solo, porem envolvem equipamentos pesados, de difícil locomoção, instalação e manutenção, o que os torna, em geral, mais onerosos e laboriosos para a obra. O Cone de Penetração Estática (CPE) e o Cone de Penetração Dinâmica (CPD) são equipamentos simples, portáteis, de baixo custo, de fácil execução e que se tornaram uma alternativa para o dimensionamento de pavimentos. Com tais equipamentos e possível determinar o perfil da resistência a penetração de camadas do solo compactado ou em seu estado natural a partir de correlações entre estes ensaios e o ensaio de CBR "in situ", por exemplo. Neste trabalho procurou-se determinar modelos matemáticos, que relacionam os resultados obtidos com o CPE e CPD com os obtidos com o ensaio de CBR "in situ" e adequar um método de dimensionamento de pavimentos urbanos de baixo volume de trafego utilizando os resultados do índice de penetração obtidos com o ensaio do CPD. Os resultados indicam que o ensaio de CPD apresenta uma correlação significativa com o ensaio de CBR "in situ" para os solos do tipo A-2-4, podendo ser utilizado no dimensionamento de pavimentos de vias urbanas de baixo volume de trafego. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Tecnologia e Recursos Naturais - CTRN pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL E AMBIENTAL pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Engenharia Civil e Ambiental
dc.title Contribuição ao projeto de pavimentos urbanos de baixo volume de tráfego, através da utilização do cone de penetração dinâmica. pt_BR
dc.date.issued 2009-10-30
dc.description.abstract For design of pavement is fundamental importance the knowledge of the physical features and soil mechanics of subgrade through tests in laboratory or field tests. The field geotechnical tests, like in situ CBR and plate experiment, whose results are used for the pavements design, represent more accurately the soil conditions, but involve heavy equipments, difficult to transport, install maintenance, making them in general, expensive and laborious to work. The Static Cone Penetrometer (SCP) and the Dynamic Cone Penetrometer (DCP) are simple equipments, portable, low cost and easy implementation that became an alternative to the pavement design. With such equipment it is possible to determine the penetration resistance profile of compacted soil layers or in its natural conditions from correlations between this tests and in situ CBR for example. In this study we tried to determine mathematical models that relate the results obtained with the SCP e DCP with those obtained with the in situ CBR test. The results indicate that the SCP and DCP may be used, with the aid of these models, in the urban roads design with low traffic volume and tailor a design method of pavement urban traffic using the results of penetration obtained with the test of CPD. The results indicate that the tests of DCP presents a significant correlation with the in situ CBR test for soil type A-2-4 can be used in the design of pavements for urban roads of low traffic volume. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10566
dc.date.accessioned 2020-01-02T09:51:37Z
dc.date.available 2020-01-02
dc.date.available 2020-01-02T09:51:37Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Dimensionamento de Pavimentos
dc.subject Método do Índice de Grupo (IG)
dc.subject Método do HRB (Highway Research Board)
dc.subject Método CBR (California Bearing Ratio)
dc.subject Método do DNIT
dc.subject Método da Prefeitura de São Paulo
dc.subject Cone de Penetração Estática
dc.subject Cone de Penetração Dinâmica
dc.subject Floor Sizing
dc.subject Group Index (GI) Method
dc.subject HRB (Highway Research Board) Method
dc.subject California Bearing Ratio (CBR) Method
dc.subject DNIT Method
dc.subject São Paulo City Hall Method
dc.subject Static Penetration Cone
dc.subject Dynamic Penetration Cone
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator JORDÃO, Hugo Pimentel.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Contribution to the design of low-traffic urban pavements through the use of the dynamic penetration cone. pt_BR
dc.identifier.citation JORDÃO, Hugo Pimentel. Contribuição ao projeto de pavimentos urbanos de baixo volume de tráfego, através da utilização do cone de penetração dinâmica. 2009. 118f. (Dissertação) de Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Ambiental, Universidade Federal de Campina Grande - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2009. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10566 pt_BR


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