DSpace/Manakin Repository

Corpos em transe: a cidade do Salvador nas fotografias de Pierre Verger (1946-1952).

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SANTOS, D. S. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3904499997839003 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SOUZA, Antonio Clarindo Barbosa de.
dc.contributor.advisor1ID SOUZA, A. Clarindo B. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3281006839381741 pt_BR
dc.contributor.referee1 DRUMMOND, Whashington Luis Lima.
dc.contributor.referee2 SILVA, Keila Queiroz e.
dc.description.resumo O cotidiano da cidade e das pessoas comuns, por muito tempo permaneceu velado a uma zona maldita, com suas histórias arrastadas para debaixo do tapete e o desprezo aos seus modos de agir, pensar e viver. Nesse sentido, este texto se propõe a falar da impertinência dos excluídos, da presença dos elementos considerados indesejáveis, o corpo estranho, ‘os feios, sujos e malvados’ ocupando os espaços da vida citadina. O pano de fundo da trama será os becos e vielas da cidade do Salvador, objeto de deleite para músicos, poetas, literatos e motivo de perturbação para médicos, engenheiros, urbanistas, gestores e a elite letrada, detentores do projeto civilizador. Na cena, identificaram-se vários embates de possibilidades do viver urbano, um jogo de disputa entre discursos, imagens e projetos que se legitimaria. Deste modo, o objetivo central é procurar compreender por meio das experiências corporais fotografadas por Pierre Verger, o mundo cotidiano das práticas dos corpos na (da) cidade do Salvador de 1946 a 1952. As fotografias produzidas pelo fotógrafo francês em 1946 a 1952 foram organizadas e publicadas no livro/álbum Retratos da Bahia (1989), desta maneira, elas entraram em cena, em contraposição com ao conjunto documental dos instrumentos de escarificação, como uma possibilidade interpretativa de destrinchar as tramas cotidianas dos corpos inauditos na (da) cidade, pensando como estes corpos em transe renegaram a sociedade impactada pelo controle e criando momentos de mobilidade em meio ao caos proporcionado pelas intervenções urbanísticas. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Humanidades - CH pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.subject.cnpq Fotografia. pt_BR
dc.title Corpos em transe: a cidade do Salvador nas fotografias de Pierre Verger (1946-1952). pt_BR
dc.date.issued 2019-06-10
dc.description.abstract The daily life of the city and ordinary people has long remained veiled to a cursed zone, with its stories dragged under the carpet and contempt for its ways of acting, thinking and living. In this sense, this text proposes to talk about the impertinence of the excluded, the presence of elements considered undesirable, the foreign body, 'ugly, dirty and evil' occupying the spaces of city life. The background of the plot will be the alleys and alleys of the city of Salvador, a delight for musicians, poets, writers and cause of disturbance for doctors, engineers, urban planners, managers and the literate elite, holders of the civilizing project. In the scene, several conflicts of possibilities of the urban living were identified, a game of dispute between speeches, images and projects that would legitimize itself. Thus, the central objective is to understand through body experiences photographed by Pierre Verger, the everyday world of body practices in the city of Salvador from 1946 to 1952. The photographs produced by the French photographer in 1946 to 1952 were organized and published in the book Portraits of Bahia (1989), in this way, they entered the scene, as opposed to the documentary set of scarification instruments, as an interpretative possibility of unraveling the daily plots of the unprecedented bodies in the city, thinking how these trancelike bodies reneged on society impacted by control and creating moments of mobility amid the chaos provided by urban interventions. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10611
dc.date.accessioned 2020-01-03T10:30:02Z
dc.date.available 2020-01-03
dc.date.available 2020-01-03T10:30:02Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Cidade pt_BR
dc.subject Cotidiano pt_BR
dc.subject Corpo pt_BR
dc.subject Fotografia pt_BR
dc.subject Pierre Verger pt_BR
dc.subject City pt_BR
dc.subject Daily Life pt_BR
dc.subject Body pt_BR
dc.subject Photography pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SANTOS, Daiane Santana.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Trance bodies: the city of the Salvador in Pierre Verger's photographs (1946-1952) pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation SANTOS, D. S. Corpos em transe: a cidade do Salvador nas fotografias de Pierre Verger (1946-1952). 2019.169 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10611 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta