DSpace/Manakin Repository

Percepção e uso da água pelos educandos do ensino médio de uma região semiárida brasileira.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID MARTINS, M. S. A. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/6449364020977795 pt_BR
dc.contributor.advisor1 APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
dc.contributor.advisor1ID APOLINÁRIO, M. O. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5934335225871856 pt_BR
dc.contributor.referee1 SANTOS, Michelle Gomes.
dc.contributor.referee2 CASTRO, Francisco José Victor de.
dc.description.resumo A água é um recurso essencial à vida de todas as espécies, porém, esse bem vital encontra-se cada vez mais escasso, em diversas regiões do planeta. O Brasil, apesar de possuir um grande potencial hídrico, enfrenta graves problemas de escassez e desperdício de água. Tendo em vista essa problemática relativa aos recursos hídricos, buscou-se, identificar as percepções e atitudes sobre questões relativas á água, bem como os significados que lhe são atribuídos por educandos da 3ª série do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto, do município de Barra de Santa Rosa no estado da Paraíba. Fizeram parte da pesquisa 62 educandos, 38 mulheres e 24 homens, que responderam a um questionário sobre uso e percepção da água. Procurou-se saber também com que frequência à temática meio ambiente aparece nas aulas, bem como se os alunos participam de projetos de educação ambiental desenvolvidos na escola, além de inquérito sóciodemográfico. Na opinião da maioria dos participantes (74,2%), os assuntos ligados ao meio ambiente raramente são tratados em sala de aula. Um pequeno número de alunos (8,1%) afirmou participar de projetos de educação ambiental. No que diz respeito ao tema água, os resultados evidenciam que não há, por parte dos alunos, um conhecimento do real consumo de água no país pelos vários setores econômicos, ignoram o alto consumo e desperdício de água nas atividades agrícolas e os índices de poluição dos esgotos domésticos. Quanto aos significados atribuídos a água, para os participantes a água é sinônimo de vida; um recurso essencial para o bem- estar, saúde e sobrevivência humana. Contudo observou-se que os sentidos atribuídos à água estão associados principalmente ao consumo, revelando uma visão bastante utilitarista desse recurso. Os resultados encontrados reforçam a necessidade de desenvolvimento de programas/projetos de educação ambiental que possa contribuir para formação de uma consciência social sustentável, ampliando as ações individuais e coletivas para conservação e preservação dos recursos hídricos. Como medidas para promover o uso eficiente e sustentável da água foram propostas estratégias de educação ambiental para serem desenvolvidas no ambiente escolar com pais e alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Água pt_BR
dc.title Percepção e uso da água pelos educandos do ensino médio de uma região semiárida brasileira. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract Water is an essential resource for the life of all species, however, this vital resource is increasingly scarce in many regions of the planet. Brazil, despite having a large hydro potential, faces severe shortages and wastage of water. Considering this problem related to water resources, attempted to identify the perceptions and attitudes about water issues, as well as the meanings assigned to it by the students of the 3rd year of high school of the Elementary and High Education State School Jose Luiz Neto, in Barra de Santa Rosa-Paraíba. 62 students were part of this survey, being 38 women and 24 men who answered a questionnaire about water use and perception. Tried to know also how often the theme appears in the classroom environment, as well as students participate in environmental education projects developed in school, addition to sociodemographic survey. In the opinion of the majority of participants (74,2%), issues related to the environment are rarely addressed in the classroom. A small number of students (8,1%) said they participate in environmental education projects. Regarding the water issue, the results evidence that there isn't by the students any knowledge of the real water consumption in the country of the various economic sectors, they ignore the high consumption and waste water in agricultural activities and pollution levels of domestic sewage. Regarding the meanings attributed to water, water for participants is synonymous with life, an essential resource for the welfare, health and human survival. However it was observed that the meanings attributed to water are primarily associated consumption, revealing a quite utilitarian view of the water. The results reinforce the need to develop programs/ projects of environmental education that could contribute to the formation of a sustainable society, expanding the individual and collective actions for the conservation and preservation of common riches such as water. To promote the efficient and sustainable use of water, were proposed environmental education strategies to be developed in the school with parents and students. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10612
dc.date.accessioned 2020-01-03T10:30:36Z
dc.date.available 2020-01-03
dc.date.available 2020-01-03T10:30:36Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Recursos hídricos pt_BR
dc.subject Escassez pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Water resources pt_BR
dc.subject Scarcity pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Escasez
dc.subject Educación ambiental
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator MARTINS, Maria Sandra Aciole.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Perception and use of water by students of a Brazilian semiarid region. pt_BR
dc.title.alternative Percepción y uso del agua por estudiantes de secundaria en una región semiárida brasileña.
dc.identifier.citation MARTINS, Maria Sandra Aciole. Percepção e uso da água pelos educandos do ensino médio de uma região semiárida brasileira. 2013. 48 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. pt_BR
dc.description.resumen El agua es un recurso esencial para la vida de todas las especies, sin embargo, este vital bien es cada vez más escaso en diferentes regiones del planeta. Brasil, a pesar de tener un gran potencial hídrico, enfrenta serios problemas de escasez y derroche de agua. Ante esta problemática relacionada con los recursos hídricos, buscamos identificar las percepciones y actitudes sobre cuestiones relacionadas con el agua, así como los significados que le atribuyen los alumnos del 3º grado de la Enseñanza Media de la Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio José Luiz Neto, del municipio de Barra de Santa Rosa en el estado de Paraíba. En la investigación participaron 62 estudiantes, 38 mujeres y 24 hombres, que respondieron un cuestionario sobre uso y percepción del agua. También tratamos de averiguar con qué frecuencia aparece el tema ambiental en las clases, así como si los estudiantes participan en proyectos de educación ambiental desarrollados en la escuela, además de una encuesta sociodemográfica. En opinión de la mayoría de los participantes (74,2%), los temas relacionados con el medio ambiente rara vez se abordan en el aula. Un pequeño número de estudiantes (8,1%) afirmó participar en proyectos de educación ambiental. Con respecto al tema hídrico, los resultados muestran que existe, por parte de los estudiantes, un desconocimiento del consumo real de agua en el país por parte de los diversos sectores económicos, desconocen el alto consumo y desperdicio de agua en las actividades agrícolas. y las tasas de contaminación de las aguas residuales domésticas. En cuanto a los significados atribuidos al agua, para los participantes el agua es sinónimo de vida; un recurso esencial para el bienestar humano, la salud y la supervivencia. Sin embargo, se observó que los significados atribuidos al agua están principalmente asociados al consumo, revelando una visión muy utilitaria de este recurso. Los resultados encontrados refuerzan la necesidad de desarrollar programas/proyectos de educación ambiental que puedan contribuir a la formación de una conciencia social sostenible, ampliando las acciones individuales y colectivas para la conservación y preservación de los recursos hídricos. Como medidas para promover el uso eficiente y sostenible del agua, se propusieron estrategias de educación ambiental a desarrollar en el ámbito escolar con padres y alumnos.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta