DSpace/Manakin Repository

Um sistema de apoio à tomada de decisão no acompanhamento do aprendizado em educação a distância.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LOPES, C. C. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9347294951660937 pt_BR
dc.contributor.advisor1 SCHIEL, Ulrich.
dc.contributor.advisor1ID SCHIEL, U. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2971250918247087 pt_BR
dc.contributor.referee1 SAMPAIO, Marcus Costa.
dc.contributor.referee2 DOMÍNGUEZ, Arturo Hernandez.
dc.description.resumo Na Educação a Distância - EAD, o acompanhamento do aprendizado é dificultado pela falta de contato corpo a corpo entre professores e alunos e pela falta de uma específica prática pedagógica de acompanhamento para tal modalidade de ensino. Assim, em EAD, é necessário que novos modelos ou estratégias que representem o status de aprendizagem do estudante remoto sejam elaborados. Este trabalho propõe uma estratégia de acompanhamento do aprendizado voltado para EAD baseada nas teorias de acompanhamento do ensino presencial acrescido da tática de análise de dados, onde os fatores de acompanhamento podem ser relacionados para se verificar a aprendizagem de forma mais elaborada; e apresenta o Midas-Poeta, um sistema de apoio à decisão, baseado em Mineração de Dados, para o ambiente Portfolio-Tutor. O objetivo de tal sistema é prover meios para que se possa obter padrões que caracterizem o comportamento dos alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciência da Computação pt_BR
dc.title Um sistema de apoio à tomada de decisão no acompanhamento do aprendizado em educação a distância. pt_BR
dc.date.issued 2003-07-29
dc.description.abstract In Distance Education - DE, the learning accompaniment is aggravated by the lack of body-to-body contact between teachers and students and by the lack of a specific pedagogical practice of accompaniment for such a teaching modality. This way, in DE, it is necessary to elaborate new models and strategies which represent the learning status of the remote student. This document proposes a learning accompaniment strategy suitable for DE based on accompaniment theories of presencial teaching added with data analysis tactics, where the accompaniment factors can be related together in order to verify the learning process in a more elaborated form. It presents the Midas-Poeta decision support system, using Data Mining algorithms, for the Portfolio-Tutor environment. The goal of such a system is to provide standards which characterize student’s behavior. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10616
dc.date.accessioned 2020-01-03T10:52:14Z
dc.date.available 2020-01-03
dc.date.available 2020-01-03T10:52:14Z
dc.type Dissertação pt_BR
dc.subject Banco de Dados pt_BR
dc.subject Mineração de Dados pt_BR
dc.subject Informática Aplicada à Educação pt_BR
dc.subject Acompanhamento do Aprendizado pt_BR
dc.subject Database pt_BR
dc.subject Data Mining pt_BR
dc.subject Informatics Applied to Education pt_BR
dc.subject Learning Tracking pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LOPES, Claudivan Cruz.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative A decision support system in the accompaniment of learning in education to distance. pt_BR
dc.description.sponsorship Capes pt_BR
dc.identifier.citation LOPES, C. C. Um sistema de apoio à tomada de decisão no acompanhamento do aprendizado em educação a distância. 2003. 123 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) – Pós-Graduação em Ciência da Computação, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2003. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10616 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta