DSpace/Manakin Repository

Muito além das brincadeiras: os recursos terapêuticos no CAPS infantil e suas repercussões na saúde da criança.

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SARAIVA, Alynne Mendonça.
dc.contributor.advisor1ID SARAIVA, A. M. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/8869678305441029 pt_BR
dc.contributor.referee1 CASTRO, Priscilla Maria.
dc.contributor.referee2 CARVALHO, Mariana Albernaz Pinheiro de.
dc.description.resumo Nos serviços de saúde mental no Brasil, as oficinas terapêuticas estão previstas como uma das principais formas de cuidado oferecida nos Centros de Atenção Psicossocial infanto-juvenil. As oficinas ganham lugar de destaque tanto no papel terapêutico quanto na reinserção social, trabalhando com atendimento individual ou grupal, utilizando atividades diversificadas, no sentido de minimizar sintomas mais severos e trabalhar na prevenção do agravamento dos sintomas e na socialização. Dessa maneira, este estudo tem como objetivo principal conhecer os recursos terapêuticos utilizados junto as crianças portadoras de transtornos mentais que estejam vinculadas ao Centro de Atenção Psicossocial Infantil (CAPSi) da cidade de Campina Grande-PB. Trata-se de um estudo qualitativo, descritivo, realizado no mês de julho e agosto de 2013, no qual utilizaram-se entrevistas semiestruturadas relacionadas a influência das oficinas terapêuticas na saúde mental. As entrevistas foram gravadas com auxílio de um aparelho eletrônico do tipo gravador. O estudo foi encaminhado ao Comitê de Ética e Pesquisa da Universidade Federal de Campina Grande, em obediência aos pré-requisitos emanados pela Resolução 196/96. A análise de dados seguiu os critérios da interpretação do tema juntamente fundamentada ao referencial teórico assim como os objetivos. Desse modo foi possível um melhor esclarecimento sobre da temática, através da criação de duas categorias: “Uma aquarela terapêutica”: Os recursos terapêuticos utilizados no CAPSinho e “O caminho até o arco-íris”: os desafios e potencialidades no cuidado. Na análise do material empírico, foi constatado que tanto os familiares, quanto os profissionais acreditam que as oficinas conseguem exercer modificações comportamentais, agindo diretamente na reabilitação infantil, promovendo o desenvolvimento na comunicação, aprendizagem, mobilização, expressão e organização, por meio do brincar; da música; do contar estórias; dos estímulos perceptivo-sensoriais. Ao longo da pesquisa, percebe-se a necessidade de uma equipe multidisciplinar completa, recursos materiais suficientes e uma maior participação dos familiares no tratamento e cuidado das crianças para poder desenvolver atividades diversificadas, atendendo assim todas as necessidades dessas crianças e adolescentes, permitindo a sua recuperação e reabilitação psicossocial. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Enfermagem Psiquiátrica pt_BR
dc.title Muito além das brincadeiras: os recursos terapêuticos no CAPS infantil e suas repercussões na saúde da criança. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract In mental health services in Brazil, therapeutic workshops are planned as a major form of care offered in Psychosocial Care Centers juvenile. The workshops gain a prominent role in both therapeutic as the probation officer, working with individual care and group, using diversified activities to minimize more severe symptoms, and work to prevent the worsening of symptoms and socialization. Thus, this study aims at knowing the therapeutic resources used with children with mental disorders that are linked to Psychosocial Care Center Child (CAPSi) of the city of Campina Grande. This is a qualitative and descriptive study conducted in July and August of 2013, in which we used semistructured interviews concerning the influence of therapeutic workshops on mental health. The interviews were recorded with the aid of an electronic type recorder. The study was submitted to the Ethics and Research of the Federal University of Campina Grande, in obedience to the prerequisites emanated by Resolution 196/96. The data analysis followed the criteria of interpretation of the theme together grounded the theoretical as well as goals. In this way it was possible a better clarification on the thematic, by creating two categories: "A watercolor therapy": The therapeutic resources used in CAPSinho and "The way to the Rainbow": the challenges and potentials in care. In empirical material analysis, it was found that both family members, as professionals believe that workshops can exert behavioral modifications, acting directly on children rehabilitation, promoting the development in communication, learning, mobilization, expression and organization, through play; music, the storytelling, sensory-perceptual stimulus. Throughout the research, realizes the need for a complete multidisciplinary team, material resources and greater family participation in treatment and care of children in order to develop diversified activities, thus meeting all the needs of these children and adolescents, allowing its recovery and psychosocial rehabilitation. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10617
dc.date.accessioned 2020-01-03T11:05:27Z
dc.date.available 2020-01-03
dc.date.available 2020-01-03T11:05:27Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Oficinas terapêuticas pt_BR
dc.subject Saúde mental pt_BR
dc.subject Infanto-juvenil pt_BR
dc.subject Therapeutic Workshops pt_BR
dc.subject Mental Health pt_BR
dc.subject Children and Youth pt_BR
dc.subject Talleres terapéuticos
dc.subject Salud mental
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ARAUJO, Gabriela Henriques.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Beyond games: therapeutic resources in children's CAPS and its repercussions on child health. pt_BR
dc.title.alternative Mucho más allá de los juegos: recursos terapéuticos en los CAPS infantiles y su repercusión en la salud infantil.
dc.identifier.citation ARAUJO, Gabriela Henriques. Muito além das brincadeiras: os recursos terapêuticos no CAPS infantil e suas repercussões na saúde da criança. 2013. 64 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Bacharelado em Enfermagem, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. pt_BR
dc.description.resumen En los servicios de salud mental en Brasil, los talleres terapéuticos están previstos como una de las principales formas de atención que se ofrecen en los Centros de Atención Psicosocial para niños y adolescentes. Los talleres ganan un lugar destacado tanto en su rol terapéutico como en la reinserción social, trabajando con el cuidado individual o grupal, utilizando actividades diversificadas, con el fin de minimizar los síntomas más severos y trabajar para prevenir el agravamiento de los síntomas y la socialización. Así, este estudio tiene como principal objetivo conocer los recursos terapéuticos utilizados con niños con trastornos mentales vinculados al Centro de Atención Psicosocial Infantil (CAPSi) de la ciudad de Campina Grande-PB. Se trata de un estudio cualitativo, descriptivo, realizado en julio y agosto de 2013, en el que se utilizaron entrevistas semiestructuradas relacionadas con la influencia de los talleres terapéuticos en la salud mental. Las entrevistas se grabaron con la ayuda de un dispositivo de tipo registrador electrónico. El estudio fue presentado al Comité de Ética e Investigaciones de la Universidad Federal de Campina Grande, en cumplimiento de los requisitos previos establecidos por la Resolución 196/96. El análisis de los datos siguió los criterios de interpretación del tema junto con el marco teórico y los objetivos. De esta manera, fue posible una mejor aclaración del tema, a través de la creación de dos categorías: “Una acuarela terapéutica”: Los recursos terapéuticos utilizados en CAPSinho y “El camino hacia el arco iris”: los desafíos y potencialidades en el cuidado. En el análisis del material empírico, se encontró que tanto familiares como profesionales creen que los talleres pueden ejercer cambios de comportamiento, actuando directamente en la rehabilitación infantil, promoviendo el desarrollo en la comunicación, el aprendizaje, la movilización, la expresión y la organización, a través del juego; de la música; de contar historias; de los estímulos perceptivo-sensoriales. A lo largo de la investigación, se percibe la necesidad de un equipo multidisciplinario completo, suficientes recursos materiales y una mayor participación de los familiares en el tratamiento y cuidado de los niños para poder desarrollar actividades diversificadas, satisfaciendo así todas las necesidades de estos niños y adolescentes, permitiendo su recuperación y rehabilitación psicosocial.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta