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Um modelo de ambiente interativo de aprendizagem baseado numa arquitetura multiagentes.

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dc.creator.ID COSTA, E. B. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/5760364940162939 pt_BR
dc.contributor.advisor1 FERNEDA, Edilson.
dc.contributor.advisor1ID FERNEDA, E. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/2531761427648020 pt_BR
dc.contributor.advisor2 PERKUSICH, Angelo.
dc.contributor.advisor2ID PERKUSICH, A. pt_BR
dc.contributor.advisor2Lattes http://lattes.cnpq.br/9439858291700830 pt_BR
dc.contributor.referee1 TURNELL, Maria de Fátima Queiroz Vieira.
dc.contributor.referee2 OMAR, Nizam.
dc.contributor.referee3 OLIVEIRA, Flávio Moreira de.
dc.contributor.referee4 BITTENCOURT, Guilherme.
dc.contributor.referee5 LOPES, Manoel Agamemnon.
dc.description.resumo A maioria da pesquisa relacionada a concepção de Sistemas Tutores Inteligentes envolve interações tutoriais entre duas entidades principais, a saber: um computador desempenhando um papel de tutor e um aprendiz humano. Nesse contexto, um dos problemas fundamentais em boa parte da pesquisa em Sistemas Tutores Inteligentes diz respeito a possibilidade de um tal sistema prover ações individualizadas a estudantes particulares, adaptando- se ao seu perfil cognitivo. Essa capacidade de adaptação tem sido assumida como central na busca por um processo de ensino e aprendizagem mais efetivo. A pesquisa, ora veiculada no presente texto, desenvolve-se nessa direção, situando-se na concepção de tais sistemas, visando propor um modelo de ambiente interativo de ensino e aprendizagem baseado numa arquitetura multi-agentes. Em particular, esse modelo de ambiente busca primeiramente dar suporte as interações pedagógicas entre um Aprendiz humano e uma sociedade de agentes tutores artificiais. Essa sociedade, por sua vez, e mantida por uma sociedade de especialistas humanos. Com o referido modelo podem ser desenvolvidos sistemas específicos, considerando principalmente os seus princípios de concepção, arquitetura e comportamento. No trajeto da concepção do referido ambiente, investiu-se na estrutura do domínio de conhecimento, definindo-lhe uma visão multidimensional. Dai, adotou-se uma abordagem multi-agentes baseada nessa visão e assim definiu-se uma sociedade de agentes tutores. Enfim, foram desenvolvidos os principais elementos responsáveis por viabilizar as interações envolvidas. Entre esses elementos, incluem-se: modelo de agente, arquitetura de agente, linguagem e protocolos de interação. Finalmente, convém destacar que o ambiente de aprendizagem concebido juntamente com sua arquitetura multi-agentes representam uma contribuição horizontal para a tese. A contribuição vertical da presente investigação, por sua vez, esta relacionada basicamente com a proposição de um modelo multidimensional para o domínio de aplicação, de um sistema tutor multi-agentes e de um processo de modelagem distribuído de apoio ao diagnóstico das ações do aprendiz. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI pt_BR
dc.publisher.program PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Um modelo de ambiente interativo de aprendizagem baseado numa arquitetura multiagentes. pt_BR
dc.date.issued 1997-12-19
dc.description.abstract Most of the research in the design of Artificial Intelligence in Education (AI-ED) system involves tutoring interactions between two main entities: a computer tutor and a human learner. In this context, one of the central and fundamental issues is the adaptability of the computer tutor to the learner's individual needs (as perceived by the tutor), that is, the possibility that the tutor provides the learner with appropriate and individualized actions in teaching/learning situations. This adaptability has been widely assumed as a major requirement to achieve an effective learning process. The present research is focused in this direction, mainly aiming the design of a model of a multi-agent computer-based interactive learning environment. In particular, this environment model aims to support pedagogical interactions between a human learner and a society of artificial tutoring agents, and with this society and a human expert society. We make considerations about the domain knowledge structure and defining a multidimensional view on this domain. Then, we adopt a multi-agent approach based on this view and defining a society of tutoring agents. So, we develop the main elements to support the interactions involved. These elements are related to agent model, agent architecture, languages and protocols to support interactions among agents. Finally, it is important to claim that the designed learning environment and its multiagent architecture mean a horizontal contribution in this thesis. A vertical contribution of the present research is related to proposition of a multidimensional model of domain knowledge, of a multi-agent system, and of distributed model to support diagnosis of learner's actions. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10641
dc.date.accessioned 2020-01-03T14:45:01Z
dc.date.available 2020-01-03
dc.date.available 2020-01-03T14:45:01Z
dc.type Tese pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Evandro de Barros.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative An interactive learning environment model based on a multi-agent architecture. pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Evandro de Barros. Um modelo de ambiente interativo de aprendizagem baseado numa arquitetura multiagentes. 1997. 146f. (Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1997. pt_BR


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