dc.creator.ID |
COSTA, E. B. |
pt_BR |
dc.creator.Lattes |
http://lattes.cnpq.br/5760364940162939 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1 |
FERNEDA, Edilson. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
FERNEDA, E. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2531761427648020 |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2 |
PERKUSICH, Angelo. |
|
dc.contributor.advisor2ID |
PERKUSICH, A. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor2Lattes |
http://lattes.cnpq.br/9439858291700830 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
TURNELL, Maria de Fátima Queiroz Vieira. |
|
dc.contributor.referee2 |
OMAR, Nizam. |
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dc.contributor.referee3 |
OLIVEIRA, Flávio Moreira de. |
|
dc.contributor.referee4 |
BITTENCOURT, Guilherme. |
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dc.contributor.referee5 |
LOPES, Manoel Agamemnon. |
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dc.description.resumo |
A maioria da pesquisa relacionada a concepção de Sistemas Tutores Inteligentes envolve
interações tutoriais entre duas entidades principais, a saber: um computador desempenhando
um papel de tutor e um aprendiz humano. Nesse contexto, um dos problemas fundamentais
em boa parte da pesquisa em Sistemas Tutores Inteligentes diz respeito a possibilidade
de um tal sistema prover ações individualizadas a estudantes particulares, adaptando-
se ao seu perfil cognitivo. Essa capacidade de adaptação tem sido assumida como
central na busca por um processo de ensino e aprendizagem mais efetivo. A pesquisa, ora
veiculada no presente texto, desenvolve-se nessa direção, situando-se na concepção de tais
sistemas, visando propor um modelo de ambiente interativo de ensino e aprendizagem baseado
numa arquitetura multi-agentes. Em particular, esse modelo de ambiente busca primeiramente
dar suporte as interações pedagógicas entre um Aprendiz humano e uma sociedade
de agentes tutores artificiais. Essa sociedade, por sua vez, e mantida por uma sociedade de
especialistas humanos. Com o referido modelo podem ser desenvolvidos sistemas específicos,
considerando principalmente os seus princípios de concepção, arquitetura e comportamento.
No trajeto da concepção do referido ambiente, investiu-se na estrutura do domínio
de conhecimento, definindo-lhe uma visão multidimensional. Dai, adotou-se uma abordagem
multi-agentes baseada nessa visão e assim definiu-se uma sociedade de agentes tutores. Enfim,
foram desenvolvidos os principais elementos responsáveis por viabilizar as interações
envolvidas. Entre esses elementos, incluem-se: modelo de agente, arquitetura de agente, linguagem
e protocolos de interação.
Finalmente, convém destacar que o ambiente de aprendizagem concebido juntamente
com sua arquitetura multi-agentes representam uma contribuição horizontal para a
tese. A contribuição vertical da presente investigação, por sua vez, esta relacionada basicamente
com a proposição de um modelo multidimensional para o domínio de aplicação, de
um sistema tutor multi-agentes e de um processo de modelagem distribuído de apoio ao diagnóstico
das ações do aprendiz. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI |
pt_BR |
dc.publisher.program |
PÓS-GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.title |
Um modelo de ambiente interativo de aprendizagem baseado numa arquitetura multiagentes. |
pt_BR |
dc.date.issued |
1997-12-19 |
|
dc.description.abstract |
Most of the research in the design of Artificial Intelligence in Education (AI-ED)
system involves tutoring interactions between two main entities: a computer tutor and a human
learner. In this context, one of the central and fundamental issues is the adaptability of
the computer tutor to the learner's individual needs (as perceived by the tutor), that is, the
possibility that the tutor provides the learner with appropriate and individualized actions in
teaching/learning situations. This adaptability has been widely assumed as a major requirement
to achieve an effective learning process. The present research is focused in this direction,
mainly aiming the design of a model of a multi-agent computer-based interactive
learning environment. In particular, this environment model aims to support pedagogical
interactions between a human learner and a society of artificial tutoring agents, and with this
society and a human expert society.
We make considerations about the domain knowledge structure and defining a multidimensional
view on this domain. Then, we adopt a multi-agent approach based on this
view and defining a society of tutoring agents. So, we develop the main elements to support
the interactions involved. These elements are related to agent model, agent architecture, languages
and protocols to support interactions among agents.
Finally, it is important to claim that the designed learning environment and its multiagent
architecture mean a horizontal contribution in this thesis. A vertical contribution of the
present research is related to proposition of a multidimensional model of domain knowledge,
of a multi-agent system, and of distributed model to support diagnosis of learner's actions. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10641 |
|
dc.date.accessioned |
2020-01-03T14:45:01Z |
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dc.date.available |
2020-01-03 |
|
dc.date.available |
2020-01-03T14:45:01Z |
|
dc.type |
Tese |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Evandro de Barros. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
An interactive learning environment model based on a multi-agent architecture. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA, Evandro de Barros. Um modelo de ambiente interativo de aprendizagem baseado numa arquitetura multiagentes. 1997. 146f. (Tese de Doutorado em Engenharia Elétrica), Curso de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - PB - Brasil, 1997. |
pt_BR |