DSpace/Manakin Repository

Pondo em prática a sustentabilidade na escola: conscientizar e reaproveitar é a melhor forma de se reeducar.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID SOUZA,Kleyton pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/9983619069228811 pt_BR
dc.contributor.advisor1 CASTRO, Francisco José Victor de.
dc.contributor.advisor1ID CASTRO, F. J. V. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/5112333116511788 pt_BR
dc.contributor.referee1 CAMPOS, Magnólia de Araújo.
dc.contributor.referee2 MARTINS, André Antunes.
dc.contributor.referee3 APOLINÁRIO, Marisa de Oliveira.
dc.description.resumo É de extrema importância a conscientização, sensibilização, e participação da sociedade sobre as mais variadas questões de degradação ambiental e suas problemáticas. Torna-se necessário, nesse contexto, enfatizar e propor formas diferenciadas, métodos alternativos de gerir os recursos naturais presentes no planeta de maneira sustentável. O presente trabalho monográfico de Educação Ambiental e sustentabilidade, desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Orlando Venâncio dos Santos, no município de Cuité, estado da Paraíba, teve por objetivo, valorizar e levar conhecimentos científicos aos alunos de ensino médio a cerca do tema sustentabilidade e educação ambiental, que tem por finalidade evidenciar, não só teoricamente o que é sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, reciclagem, consumo consciente, entre outros conceitos, mas também, mostrar alternativas viáveis de se desenvolver essa nova forma de gestão dos recursos naturais do planeta de forma sustentável, prática e criativa, reutilizando materiais descartáveis e de baixo custo, através de ações coletivas e participativas que valorizem o trabalho em equipe, pontuando e mostrando a responsabilidade de todos sobre os impactos das nossas ações individuais provocadas no ambiente o qual vivemos. Portanto, este projeto tem por meta desenvolver conceitos relacionados à Educação Ambiental de forma teórica e de forma prática, por meio da confecção e produção de canteiros orgânicos de hortaliças, produzidos com garrafas pets pelos alunos para utilização na merenda escolar, possuindo como finalidade utilizar as hortaliças na merenda escolar, assim como também , reproduzir esta experiência no cotidiano dos alunos. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Pondo em prática a sustentabilidade na escola: conscientizar e reaproveitar é a melhor forma de se reeducar. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract It is of utmost importance to awareness, awareness, and participation in society on various issues of environmental degradation and its problems. It is necessary in this context, and propose different ways to emphasize alternative methods of managing the natural resources present on the planet in a sustainable way. This monograph Environmental Education and Sustainability, developed in the State School High School Orlando Venancio dos Santos, in the municipality of Cuité, state of Paraíba, aims to enhance scientific knowledge and lead to high school students about the topic of sustainability and environmental education , which aims to highlight not only theoretically what is sustainability, sustainable development, recycling, consumer awareness, among other concepts, but also show viable alternatives to develop this new way of managing the planet's natural resources sustainably, practical and creative, reusing disposables and cost through collective action and participatory who value teamwork, scoring and showing the responsibility of all of the impacts of our individual actions brought in the environment which we live. Therefore, this project is aimed at developing concepts related to environmental education in a theoretical and practical way, through the preparation and production of plots of organic vegetables produced with plastic bottles for use by students in school meals, having as purpose use vegetables in school lunches, as well as reproduce this experience in students' everyday lives. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10643
dc.date.accessioned 2020-01-03T15:16:54Z
dc.date.available 2020-01-03
dc.date.available 2020-01-03T15:16:54Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Compromisso pt_BR
dc.subject Reciclagem pt_BR
dc.subject Escola pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Commitment pt_BR
dc.subject Recycling pt_BR
dc.subject School pt_BR
dc.subject Educación ambiental
dc.subject Reciclaje
dc.subject Escuela
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator SOUZA, Kleyton Samuel Lima de.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Putting sustainability into practice at school: raising awareness and reusing is the best way to re-educate. pt_BR
dc.title.alternative Poner en práctica la sostenibilidad en la escuela: concienciar y reutilizar es la mejor manera de reeducarse.
dc.identifier.citation SOUZA, Kleyton Samuel Lima de. Pondo em prática a sustentabilidade na escola: conscientizar e reaproveitar é a melhor forma de se reeducar. 2013. 54 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas, Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. pt_BR
dc.description.resumen Es de suma importancia sensibilizar, sensibilizar y participar a la sociedad sobre los más variados temas de la degradación ambiental y sus problemas. Se hace necesario, en este contexto, enfatizar y proponer diferentes formas, métodos alternativos de gestión sostenible de los recursos naturales presentes en el planeta. El presente trabajo monográfico sobre Educación Ambiental y sustentabilidad, desarrollado en la Escuela Secundaria Estadual Orlando Venâncio dos Santos, en el municipio de Cuité, estado de Paraíba, tuvo como objetivo valorar y acercar el conocimiento científico a los estudiantes de enseñanza media sobre el tema de la sustentabilidad y el medio ambiente. educación, que pretende mostrar, no solo teóricamente lo que es la sustentabilidad, el desarrollo sustentable, el reciclaje, el consumo consciente, entre otros conceptos, sino también mostrar alternativas viables para desarrollar esta nueva forma de gestionar los recursos naturales del planeta de manera sustentable, práctica y creativa, reutilizando materiales desechables y de bajo costo, a través de acciones colectivas y participativas que valoren el trabajo en equipo, puntuando y mostrando la responsabilidad de todos por los impactos que nuestras acciones individuales provocan en el entorno en el que vivimos. Por lo tanto, este proyecto tiene como objetivo desarrollar conceptos relacionados con la Educación Ambiental de manera teórica y práctica, a través de la elaboración y producción de camas de vegetales orgánicos, producidos con botellas de pet por los estudiantes para su uso en los almuerzos escolares, con el propósito de aprovechar las verduras en la escuela. almuerzos, así como reproducir esta experiencia en la vida cotidiana de los estudiantes.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta