DSpace/Manakin Repository

Palavras no cordão: Leandro Gomes de Barros e a passagem da literatura oral para a literatura oral escrita (cordel, 1893-1910).

Mostrar registro simples

dc.contributor.advisor1 SALES NETO, Francisco Firmino.
dc.contributor.advisor1ID SALES NETO, F. F. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/3836760295812952 pt_BR
dc.contributor.referee1 MELO, Rosilene Alves de.
dc.contributor.referee2 UHLE, Ana Rita.
dc.description.resumo A presente pesquisa objetiva analisar as transformações ocorridas na literatura oral no final do século XIX e início do século XX, no que se refere à passagem da literatura oral para a literatura oral escrita, por meio do cordel. Nesse sentido, a problemática deste trabalho analisa o papel desempenhado pelo cordelista Leandro Gomes de Barros no decorrer desse processo, no período equivalente ao início da década de 90 do século XIX e a primeira década do século posterior. Os pressupostos teóricos desta pesquisa foram pautados pelas noções de cultura popular, de literatura oral e de literatura oral escrita. Nessa perspectiva, foram fundamentais na elaboração deste trabalho obras como: “A cultura no plural”, de Certeau; “Literatura oral no Brasil” e “Cinco livros do povo”, de Cascudo; “O que é literatura popular”, de Luyten; “A invenção do Nordeste e outras artes”, de Albuquerque Junior; “Arcanos do verso: trajetórias da literatura de cordel”, de Melo; “História do Brasil em cordel”, de Curran; “Memória de lutas: literatura de folhetos do Nordeste (1893- 1930), de Terra; “O velho Arrial de Piranhas (Pombal)”, de Seixas. A coleta de dados foi obtida através de análise bibliográfica realizada na biblioteca da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras e na Casa da Cultura da cidade de Pombal. Além de folhetos fornecidos por particulares, “Pombal cantando em verso”, do cordelista pombalense José de Sousa Dantas; e “Cordel em arte e verso”, de Moreira de Acopiara. Ambos os cordéis foram utilizados para reforçar a importância de Leandro Gomes de Barros para o surgimento da literatura popular escrita. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Formação de Professores - CFP pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq História. pt_BR
dc.title Palavras no cordão: Leandro Gomes de Barros e a passagem da literatura oral para a literatura oral escrita (cordel, 1893-1910). pt_BR
dc.date.issued 2012
dc.description.abstract This research aims to analyze the changes occurring in the oral literature in the late nineteenth and early twentieth century, with regard to the passage of oral literature to literature oral written, through the string. In this sense, the issue of this paper examines the role played by cordelist Leandro Gomes de Barros in the process, in the same period to the beginning of the 90s of the XIX century and the first decade of this century later. The theoretical background of this research was guided by notions of popular culture, oral literature and oral literature written. From this perspective, were instrumental in producing this work works as: "The culture in the plural," of Certeau, "Oral Literature in Brazil" and "Five books of the people," of Cascudo, "What is popular literature" by Luyten; "The invention of the Northeast and other arts," of Albuquerque Junior; "Arcanos of the verse: trajectories of string literature," of Melo, "History of Brazil in string," of Curran; "Memory struggles: literature handouts Northeast (1893 - 1930), of Terra; "The old Arrial of Piranhas (Pombal)," of Seixas. Data collection was obtained through literature review conducted in the library of the Federal University of Campina Grande, Campus Cajazeiras and the House of Culture in Pombal. Besides brochures provided by individuals, "Pombal singing in verse," of the Pombalense cordelist José de Sousa Dantas, and "String in art and verse," of Moreira de Acopiara. Both strings were used to reinforce the importance of Leandro Gomes de Barros for the emergence of popular literature written. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10661
dc.date.accessioned 2020-01-06T10:33:38Z
dc.date.available 2020-01-06
dc.date.available 2020-01-06T10:33:38Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Literatura de cordel – 1893-1910 pt_BR
dc.subject Literatura oral pt_BR
dc.subject Literatura escrita pt_BR
dc.subject Barros, Leandro Gomes - transição literatura oral para escrita pt_BR
dc.subject Cordel Literature - 1893-1910 pt_BR
dc.subject Oral literature pt_BR
dc.subject Written literature pt_BR
dc.subject Barros, Leandro Gomes - transition from oral to written literature pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator COSTA, Gislanea Nunes
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Words in the cord: Leandro Gomes de Barros and passage from oral to oral literature (cordel, 1893-1910). pt_BR
dc.identifier.citation COSTA, Gislanea Nunes. Palavras no cordão: Leandro Gomes de Barros e a passagem da literatura oral para a literatura oral escrita (cordel, 1893-1910). 2012. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta