dc.contributor.advisor1 |
SALES NETO, Francisco Firmino. |
|
dc.contributor.advisor1ID |
SALES NETO, F. F. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/3836760295812952 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
MELO, Rosilene Alves de. |
|
dc.contributor.referee2 |
UHLE, Ana Rita. |
|
dc.description.resumo |
A presente pesquisa objetiva analisar as transformações ocorridas na literatura oral no final do
século XIX e início do século XX, no que se refere à passagem da literatura oral para a
literatura oral escrita, por meio do cordel. Nesse sentido, a problemática deste trabalho analisa
o papel desempenhado pelo cordelista Leandro Gomes de Barros no decorrer desse processo,
no período equivalente ao início da década de 90 do século XIX e a primeira década do século
posterior. Os pressupostos teóricos desta pesquisa foram pautados pelas noções de cultura
popular, de literatura oral e de literatura oral escrita. Nessa perspectiva, foram fundamentais
na elaboração deste trabalho obras como: “A cultura no plural”, de Certeau; “Literatura oral
no Brasil” e “Cinco livros do povo”, de Cascudo; “O que é literatura popular”, de Luyten; “A
invenção do Nordeste e outras artes”, de Albuquerque Junior; “Arcanos do verso: trajetórias
da literatura de cordel”, de Melo; “História do Brasil em cordel”, de Curran; “Memória de
lutas: literatura de folhetos do Nordeste (1893- 1930), de Terra; “O velho Arrial de Piranhas
(Pombal)”, de Seixas. A coleta de dados foi obtida através de análise bibliográfica realizada
na biblioteca da Universidade Federal de Campina Grande, Campus Cajazeiras e na Casa da
Cultura da cidade de Pombal. Além de folhetos fornecidos por particulares, “Pombal cantando
em verso”, do cordelista pombalense José de Sousa Dantas; e “Cordel em arte e verso”, de
Moreira de Acopiara. Ambos os cordéis foram utilizados para reforçar a importância de
Leandro Gomes de Barros para o surgimento da literatura popular escrita. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
Palavras no cordão: Leandro Gomes de Barros e a passagem da literatura oral para a literatura oral escrita (cordel, 1893-1910). |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012 |
|
dc.description.abstract |
This research aims to analyze the changes occurring in the oral literature in the late nineteenth
and early twentieth century, with regard to the passage of oral literature to literature oral
written, through the string. In this sense, the issue of this paper examines the role played by
cordelist Leandro Gomes de Barros in the process, in the same period to the beginning of the
90s of the XIX century and the first decade of this century later. The theoretical background
of this research was guided by notions of popular culture, oral literature and oral literature
written. From this perspective, were instrumental in producing this work works as: "The
culture in the plural," of Certeau, "Oral Literature in Brazil" and "Five books of the people,"
of Cascudo, "What is popular literature" by Luyten; "The invention of the Northeast and other
arts," of Albuquerque Junior; "Arcanos of the verse: trajectories of string literature," of
Melo, "History of Brazil in string," of Curran; "Memory struggles: literature handouts
Northeast (1893 - 1930), of Terra; "The old Arrial of Piranhas (Pombal)," of Seixas. Data
collection was obtained through literature review conducted in the library of the Federal
University of Campina Grande, Campus Cajazeiras and the House of Culture in Pombal.
Besides brochures provided by individuals, "Pombal singing in verse," of the Pombalense
cordelist José de Sousa Dantas, and "String in art and verse," of Moreira de Acopiara. Both
strings were used to reinforce the importance of Leandro Gomes de Barros for the emergence
of popular literature written. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10661 |
|
dc.date.accessioned |
2020-01-06T10:33:38Z |
|
dc.date.available |
2020-01-06 |
|
dc.date.available |
2020-01-06T10:33:38Z |
|
dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura de cordel – 1893-1910 |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura oral |
pt_BR |
dc.subject |
Literatura escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Barros, Leandro Gomes - transição literatura oral para escrita |
pt_BR |
dc.subject |
Cordel Literature - 1893-1910 |
pt_BR |
dc.subject |
Oral literature |
pt_BR |
dc.subject |
Written literature |
pt_BR |
dc.subject |
Barros, Leandro Gomes - transition from oral to written literature |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
COSTA, Gislanea Nunes |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Words in the cord: Leandro Gomes de Barros and passage from oral to oral literature (cordel, 1893-1910). |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
COSTA, Gislanea Nunes. Palavras no cordão: Leandro Gomes de Barros e a passagem da literatura oral para a literatura oral escrita (cordel, 1893-1910). 2012. 62f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
pt_BR |