dc.contributor.advisor1 |
LÔBO, Isamarc Gonçalves. |
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dc.contributor.advisor1ID |
LÔBO, Isamarc Gonçalves. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes |
http://lattes.cnpq.br/2597332807665485 |
pt_BR |
dc.contributor.referee1 |
FORTUNATO , Maria Lucinete. |
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dc.contributor.referee2 |
MOREIRA NETO, Mariana. |
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dc.description.resumo |
O Cangaço configura-se, na História do Nordeste Brasileiro, como um movimento
relevante deixando marcas na memória, na cultura e no imaginário popular. Esse grupo
de meliantes povoaram a história do sertão nordestino com suas façanhas por um longo
período de tempo, mas tendo o auge do florescimento e ganhando maior notoriedade
na primeira metade do século XX.
Cada representação elaborada sobre os cangaceiros vem carregada com estigmas dos
interesses dos vários grupos e setores sociais. Um importante espaço de construção e de
representações sobre Lampião foi a historiografia.
Tendo a historiografia como suporte teórico, voltamos nossa atenção para a construção
da personagem Lampião através das várias faces que lhe são atribuídas pelo discurso
histórico, de Hobsbawm, Chandler e Facó.
Dessa forma, pretendendo compreender como esses discursos contribuíram para a
construção de sua personagem.
Hobsbawm busca compreender Lampião através das condições econômicas da
sociedade em que ele viveu, e o apresenta como vitima do sistema de exploração, o
aponta como um Homem que não aceitava submeter-se às ordens dos coronéis, e que,
consequentemente, acabou entrando para o cangaço.
Já Facó faz uma análise das condições em que viviam a massa despossuída de terra, e
que era explorada pelos latifundiários; assim atribui a entrada de Lampião para o
cangaço às condições de desigualdades sociais.
Chandler preferia acreditar que Lampião era vítima de uma sociedade desigual, numa
terra onde a justiça não funcionava de forma igualitária para todos, acreditando ser
Lampião, um oportunista que se aproveitara da situação em que vivia e buscava se
beneficiar com isso. |
pt_BR |
dc.publisher.country |
Brasil |
pt_BR |
dc.publisher.department |
Centro de Formação de Professores - CFP |
pt_BR |
dc.publisher.initials |
UFCG |
pt_BR |
dc.subject.cnpq |
História. |
pt_BR |
dc.title |
Lampião e as representações historiográficas. |
pt_BR |
dc.date.issued |
2012 |
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dc.description.abstract |
Cangaço is configured, in Brazilian Northeast History, as a relevant movement,
leaving traces in memory, culture and popular imagination. This group of miscreants
populated the history of the northeastern hinterlands with his exploits for a long period
of time, but having the height of flowering and gaining greater prominence in the first
half of the twentieth century. Each representation prepared about the outlaws comes
loaded with stigmata of the interests of various groups and social sectors. An important
area of construction and representations about Lampião was historiography. Having
historiography as theoretical support we turn our attention to the construction of
character Lampião through the various faces assigned to him by the historical discourse,
of Hobsbawm, Chandler and Facó. So I intend understand how these discourses
contributed to the construction of his character, where each historian recounts the events
that have contributed, or would justify his life in banditry. Hobsbawm seeks to
understand Lampião through the economic conditions of the society where he lived,
and presents him as a victim of the operating system, pointing him like a man who
refused to submit himself to the orders of the colonels, and consequently joined to the
cangaço. Already Facó analyzes the conditions in which the mass without land lived,
because they were exploited by landowners. Thus he assigns the join of Lampião to the
banditry, to the conditions of social inequality. Chandler preferred to believe that
Lampião was the victim of an unequal society, in a land where justice did not work
equally for all, believing that Lampião was an opportunist who had taken advantage of
the situation in which he lived and sought to benefit himself about it. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10674 |
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dc.date.accessioned |
2020-01-06T11:40:26Z |
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dc.date.available |
2020-01-06 |
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dc.date.available |
2020-01-06T11:40:26Z |
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dc.type |
Trabalho de Conclusão de Curso |
pt_BR |
dc.subject |
Historiografia |
pt_BR |
dc.subject |
Nordeste |
pt_BR |
dc.subject |
Cangaço |
pt_BR |
dc.subject |
Lampião |
pt_BR |
dc.subject |
Historiography |
pt_BR |
dc.subject |
Northeast |
pt_BR |
dc.subject |
Lamp |
pt_BR |
dc.rights |
Acesso Aberto |
pt_BR |
dc.creator |
FÁTIMA, Maria do Rosário de. |
|
dc.publisher |
Universidade Federal de Campina Grande |
pt_BR |
dc.language |
por |
pt_BR |
dc.title.alternative |
Lampião and the historiographical representations. |
pt_BR |
dc.identifier.citation |
FÁTIMA, Maria do Rosário de. Lampião e as representações historiográficas. 2012. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura Plena em História) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2012. |
pt_BR |