DSpace/Manakin Repository

Concepções de estudantes sobre dinossauros: um estudo na educação básica de Picuí - PB.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID LUCENA, B. K. P. pt_BR
dc.creator.Lattes http://lattes.cnpq.br/3251184942653678 pt_BR
dc.contributor.advisor1 LINHEIRA, Caroline Zabendzala.
dc.contributor.advisor1ID LINHEIRA, C.Z. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6305113910618754 pt_BR
dc.contributor.referee1 LOPES, Marcus José Conceição.
dc.contributor.referee2 SILVA, Ana Maria da.
dc.description.resumo A paleontologia, por tratar de uma realidade misteriosa e de certa forma desconhecida, desperta fascínio em muitas pessoas. O interesse associado a pouca divulgação científica sobre a temática mantém mitos, erros conceituais e concepções espontâneas tanto em crianças quanto em adultos. Faz-se necessário uma maior inserção de temas paleontológicos no ensino de ciências e biologia visto que a região nordeste, apresenta uma grande importância para o estudo da paleontologia brasileira. Esse trabalho de pesquisa, de natureza qualitativa, estudou as concepções de estudantes do ensino básico (5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio) acerca de temas paleontológicos, especialmente os fósseis e dinossauros. A coleta dos dados se deu por meio de questionários aplicados aos alunos de diferentes séries. Foi possível perceber, por meio da análise de conteúdo, que embora existam problemas que dificultem o ensino e aprendizagem de paleontologia na educação básica, os alunos apresentam conhecimentos diversos sobre essa temática que mesclam senso comum, fantasias e saberes científicos. Pretende-se que, a partir dos resultados dessa pesquisa, se possam construir estratégias de ensino que favoreçam a aprendizagem de paleontologia com uma visão científica e crítica. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Educação e Saúde - CES pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.subject.cnpq Ciências Biológicas pt_BR
dc.title Concepções de estudantes sobre dinossauros: um estudo na educação básica de Picuí - PB. pt_BR
dc.date.issued 2013
dc.description.abstract Paleontology, by dealing with a mysterious and somewhat unknown reality, arouses fascination in many people. The interest associated with little scientific divulgation on this theme maintain myths, conceptual errors and spontaneous conceptions both in children and adults. It becomes necessary a greater insertion of paleontological topics in science and biology teaching, since the Northeast region presents a great importance for the study of Brazilian paleontology. This research paper, with qualitative nature, studied the conceptions of students from the basic education (5th and 9th grade from Ensino Fundamental and 3th grade from Ensino Médio) about paleontological themes, especially the fossils and dinosaurs. The data collection was made through questionnaires realized by students from different grades. It was possible to perceive through the content analyses, that although there are problems which makes the teaching and learning of paleontology in the basic education difficult, the students presents different knowledge about these theme which mixes common sense, fantasies and science. We intended that, from the results of this research, it can be built teaching strategies that promote the learning of paleontology with a scientific and criticism view. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10692
dc.date.accessioned 2020-01-06T15:18:24Z
dc.date.available 2020-01-06
dc.date.available 2020-01-06T15:18:24Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Concepções Espontâneas pt_BR
dc.subject Ensino de Paleontologia pt_BR
dc.subject Fósseis pt_BR
dc.subject Spontaneous Conceptions pt_BR
dc.subject Teaching of Paleontology pt_BR
dc.subject Fossil pt_BR
dc.subject Concepciones espontáneas
dc.subject Enseñanza de la paleontología
dc.subject Fósiles
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator LUCENA, Bruna Kelly Pinheiro.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Students' conceptions about dinosaurs: a study in the basic education of Picuí - PB. pt_BR
dc.title.alternative Concepciones de los estudiantes sobre los dinosaurios: un estudio en educación básica en Picuí - PB.
dc.identifier.citation LUCENA, Bruna Kelly Pinheiro. Concepções de estudantes sobre dinossauros: um estudo na educação básica de Picuí - PB. 2013. 52 fl. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas , Centro de Educação e Saúde, Universidade Federal de Campina Grande, Cuité – Paraíba – Brasil, 2013. pt_BR
dc.description.resumen La paleontología, al tratarse de una realidad misteriosa y algo desconocida, despierta fascinación en muchas personas. El interés asociado a la poca divulgación científica sobre el tema mantiene mitos, errores conceptuales y concepciones espontáneas tanto en niños como en adultos. Es necesaria una mayor inserción de temas paleontológicos en la enseñanza de las ciencias y la biología ya que la región nordeste tiene una gran importancia para el estudio de la paleontología brasileña. Este trabajo de investigación, de carácter cualitativo, estudió las concepciones de estudiantes de primaria (5° y 9° año de Enseñanza Básica y 3° de Enseñanza Media) sobre temas paleontológicos, en especial fósiles y dinosaurios. La recolección de datos se realizó a través de cuestionarios aplicados a estudiantes de diferentes grados. Se pudo percibir, a través del análisis de contenido, que si bien existen problemas que dificultan la enseñanza y el aprendizaje de la paleontología en la educación básica, los estudiantes poseen conocimientos diversos sobre este tema que mezclan el sentido común, las fantasías y el conocimiento científico. Se pretende que, a partir de los resultados de esta investigación, se puedan construir estrategias didácticas que favorezcan el aprendizaje de la paleontología con una visión científica y crítica.


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta