DSpace/Manakin Repository

Ações desenvolvidas pela secretaria de educação de Sumé-PB para o melhoramento dos índices de educação no município.

Mostrar registro simples

dc.creator.ID ANDRADE, C. B. S. pt_BR
dc.contributor.advisor1 TORRES, Denise Xavier.
dc.contributor.advisor1ID TORRES, D. X. pt_BR
dc.contributor.advisor1Lattes http://lattes.cnpq.br/6913539254861756 pt_BR
dc.contributor.referee1 LIMA FILHO, Gilvan Dias de.
dc.contributor.referee2 SILVA, Allan Gustavo Freire da.
dc.identifier.doi https://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2019.tccartigo.andrade
dc.description.resumo A Educação apresenta-se atualmente como o principal mecanismo de acesso ao desenvolvimento social, econômico e cultural de um país, e para que esse desenvolvimento de fato aconteça é essencial que a educação pública ofertada seja de boa qualidade. A partir desse entendimento essa pesquisa buscou respostas para a seguinte problemática: quais as ações desenvolvidas pela secretaria de educação de Sumé – PB, para o melhoramento dos índices de educação no município, entre eles o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) entre os anos 2015 a 2017? Este trabalho tem como objetivo geral compreender as ações que estão sendo desenvolvidas pela secretaria de educação de Sumé – PB para alcançar melhores índices de educação no ensino fundamental do município. Como objetivos específicos têm-se: mapear as políticas educacionais voltadas para a educação básica do município de Sumé – PB; identificar ações que estão sendo realizadas para promover o desenvolvimento e ampliação do ensino básico no município de Sumé – PB; conhecer e caracterizar entraves e desafios encontrados pela gestão municipal na aplicação das políticas públicas de educação. Metodologicamente, esta pesquisa classifica-se como descritiva, exploratória de natureza qualitativa, apoiada em passos da técnica de análise de conteúdo. A Secretaria de Educação de Sumé tem investido na qualificação dos professores, na melhoria infra estrutural, recursos tecnológicos e ferramentas pedagógicas visando melhorias na qualidade educacional e elevação no IDEB do município, mas ainda encontra desafios, que estão sendo trabalhados para que não prejudiquem o desenvolvimento do processo de ensino aprendizagem. pt_BR
dc.publisher.country Brasil pt_BR
dc.publisher.department Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA pt_BR
dc.publisher.initials UFCG pt_BR
dc.title Ações desenvolvidas pela secretaria de educação de Sumé-PB para o melhoramento dos índices de educação no município. pt_BR
dc.date.issued 2019-12-12
dc.description.abstract Education is currently the main mechanism for access to social, economic and cultural development of a country, and for this development to happen, it is essential that the public education offered is of good quality. From this understanding this research sought answers to the following problem: what are the actions developed by the education department of Sumé - PB, for the improvement of the education indexes in the city, among them the Basic Education Development Index (IDEB)? This work has as general objective to understand the actions that are being developed by the secretary of education of the city of Sumé - PB to reach better levels of education. From this perspective, the following specific objectives were outlined: map the educational policies focused on basic education in the city of Sumé - PB; identify actions that are being taken to promote the development and expansion of basic education in the city of Sumé - PB; to know and characterize obstacles and challenges faced by municipal management in the application of public education policies. Methodologically, this research is classified as descriptive, exploratory of qualitative nature, supported by a bibliographical and documentary analysis. To promote good quality education, it is essential to develop strategic actions focusing on the teaching-learning process. According to data obtained in the survey, the education department of Sumé, besides investing in teacher qualification, has also provided improvements in infrastructure and technological resources and pedagogical tools aiming at improvements in educational quality and increase in the municipality's IDEB, but still faces challenges related to family context that are being worked on so that they do not undermine the teaching-learning process. pt_BR
dc.identifier.uri http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10709
dc.date.accessioned 2020-01-06T18:31:48Z
dc.date.available 2020-01-06
dc.date.available 2020-01-06T18:31:48Z
dc.type Trabalho de Conclusão de Curso pt_BR
dc.subject Políticas educacional pt_BR
dc.subject Índices educacionais - melhorias pt_BR
dc.subject Secretaria Municipal de Educação de Sumé - PB pt_BR
dc.subject Sumé – PB – educação pt_BR
dc.subject Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Sumé - PB pt_BR
dc.subject Educational policies pt_BR
dc.subject Educational Indexes - Improvements pt_BR
dc.subject Municipal Secretary of Education of Sumé - PB pt_BR
dc.subject Sumé - PB - Education pt_BR
dc.subject Basic Education Development Index - Sumé - PB pt_BR
dc.rights Acesso Aberto pt_BR
dc.creator ANDRADE, Claudeci Braz Silva.
dc.publisher Universidade Federal de Campina Grande pt_BR
dc.language por pt_BR
dc.title.alternative Actions developed by the Secretariat of Education of Sumé-PB to improve education rates in the municipality. pt_BR
dc.identifier.citation ANDRADE, Claudeci Braz Silva. Ações desenvolvidas pela secretaria de educação de Sumé-PB para o melhoramento dos índices de educação no município. 36f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/10709 pt_BR


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta